PLATÃO
Arquivo / Prof. Lucio Lopes
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SÓCRATES
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Nicolau Maquiavel
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Dê clique / O Príncipe de Maquiavel (Parte 1)
Marx e Engels
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Dê clique /O Manifesto Comunista (de K.Marx e F.Engels Parte 1)
Filosofia da Moral / Ética
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(Filosofia Latino-americana)
O PERIGO QUE RONDA NOSSA CASA: aquecimento GLOBAL
ÁFRICA, continente mais vulnerável A África contribui com menos de 4% das emissões globais de gases que provocam o efeito estufa, mas é considerada a região do mundo mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas.
Conferência de Copenhague 2009: Vale a pena lembrar que essa Conferência foi frustrante
Agência Internacional de Energia alerta para catástrofe A AIE (Agência Internacional de Energia) divulgou um relatório ao final de 2009, afirmando que nos próximos 20 anos, o petróleo, o gás e o carvão continuarão a ser as principais fontes de energia, piorando o aquecimento global.
TODOS PODEM CONTRIBUIR PARA A DIMINUIÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES Ex-Beatle Paul McCartney defende "segunda-feira sem carne"
Aquecimento global altera padrão de chuva em todo o mundo
O PIOR ESTÁ ainda por vir Aquecimento fará milhões de famintos e sem água neste século, diz estudo
Em 20 anos, faltará água para 60% do mundo, diz ONU
Violência deve ser tratada em sua complexidade, diz filósofo Edgar Morin
Há um esforço de setores da sociedade em apagar a ditadura da história do país, diz filósofo brasileiro
Eleições 2010
Dilma encosta em Serra quando nome de Ciro aparece na disputa, diz pesquisa
Brasil duplica número de escolas de educação profissional em cinco anos
ÉTICA e Filosofia. Opinião de general sobre gays está na contramão da história, diz petista.
Igreja Católica, Empresários da Mídia, Militares e OAB se unem contra o Programa Nacional de Direitos Humanos e em resposta: PNDH-E é expressão do pensamento democrático, afirmam entidades.
- Brasil: Balanço aids 2009
Portadores do HIV / O peso da depressão
Pessoas infectadas com HIV no Brasil sofrem mais com problemas sociais e psicológicos do que com a ação do vírus no organismo
África do Sul rompe com o passado: A África do Sul reúne mais soropositivos do que qualquer outra nação — com 50 milhões de habitantes, tem 5,7 milhões de infectados pelo HIV e 1.000 mortes diárias.
Brasil tem 24,6 milhões de fumantes.
A Pesquisa Especial do Tabagismo, divulgada pelo IBGE ao final de 2009, estimou em 24,6 milhões o número de brasileiros fumantes com mais de 15 anos.
Biografias
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- Quem foi Heráclito de Éfeso? (Biografia)
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- O Pequeno Príncipe (Passagens/Textos)
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Conheça o filósofo brasileiro GERD BORNHEIM
Entenda o que é o sistema filosófico existencialista."O Existencialismo é um humanismo".Nesta obra, Sartre o mais expressivo filosofo existencialista abrange de maneira mais clara, os fundamentos do seu pensamento sobre o existencialismo...
Leia entrevista e conheça o filósofo:Émile Michel Cioran, também conhecido como Emil Cioran (8 de abril de 1911, Răşinari, Sibiu, Austria-Hungary (hoje Romênia) - 20 de junho de 1995), filósofo romeno-francês.Pouco antes de morrer em Paris, em junho de 1995, o filósofo romeno Emile Michel Cioran deu esta entrevista...
Leia também sobre: Claude Lévi-Strauss
(28/11/1908, Bruxelas, Bélgica. 01/11/2009, Paris, França.)
PT: 30 anos de história e compromisso com o Brasil
Leia sobre um dos mais brilhantes filósofos de nossa contemporaneidade Karl Jaspers: Karl Jaspers, filósofo contemporâneo, tinha uma característica própria de lidar com a tinta e o papel. De uma linguagem ímpar, este filósofo permite ao homem saciar sua sede de conhecimentos e ao mesmo tempo, leva este mesmo homem a um inquietude profunda, diante da missão sempre nova de se lançar na aventura do filosofar em busca da verdade.
TEXTOS FILOSÓFICOS / Reflexões filosóficas acerca do animal Homem
HOMEM: O SER DOTADO DA FACULDADE ANÍMICA DA RAZÃO
O CONHECIMENTO FUNDAMENTAL
RENASCIMENTO CULTURAL,
Iluminismo/Ilustração
Filosofia Moderna/contemporânea
O RETORNO AO ANTROPOCENTRISMO GREGO
Para compreendermos
a modernidade/contemporaneidade,
conhecer esta etapa da história humana é fundamental.
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época.
Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, correntes intelectuais e atitudes religiosas.O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.
FILOSOFIA MEDIEVAL
ESCOLÁSTICA/PEDRO ABELARDO
Conheça a Escolástica: Doutrina lógica, filosófica e teológica das universidades medievais, do séc. V ao XV, baseada na lógica aristotélica e nos ensinamentos dos apóstolos. Neste período a Filosofia esteve restrita a pensar apenas aquilo que a Igreja Católica aceitava como verdadeiro e conforme seus dogmas de fé.
eleições 2010
18.02.10 / última atualização 20.02.10 / 14:17
Pesquisa Ibope/Diário do Comércio, divulgada nesta quinta (18), mostra que a diferença de intenção de votos entre os pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) diminuiu ainda mais.
De acordo com a sondagem, Serra, que em dezembro tinha 38%, agora caiu para 36%. Já Dilma, passou de 17% para 25%. Significa que o tucano perdeu dois pontos percentuais, enquanto a petista subiu oito, confirmando uma tendência já resgistrada em pesquisas anteriores de outros institutos.
Agora sim, ela é oficialmente Pré-Candidata à Presidência da República.
DILMA ROUSSEFF, a possibilidade real de um novo paradgma de Governo.
Para romper com a cultura machista, de mais de 500 anos, do Brasil.
Para promover a igualdade de gênero.
O jeito feminino de Governar o Brasil, agora pode ser mais do que um sonho.
Sonho que se sonha só, diz o poeta, é apenas um sonho.
Sonho que se sonha junto, é mais do que um sonho...
Dilma Rousseff, la "dame de fer" brésilienne chargée de succéder à Lula
LEMONDE.FR avec AFP et Reuters 20.02.10 18h29 • Mis à jour le 20.02.10 18h30
REPERCUSSÃO internacional: Jornal francês diz que "Dilma é a "dama de ferro" brasileira e que ela buscará suceder Lula.
O Jornal destaca a indicação de Dilma (62 anos), Ministra Chefe da Casa Civil, que comanda todos os programas do atual governo - o jornal lembra ser um cargo similiar ao de primeiro ministro, à sucessão de Lula, neste sábado 20.02, lembrando que no meio machista ela é considera a "Dama de Ferro" por seu temperamento explosivo e sua alta capacidade de trabalho. O Jornal destaca ainda ser ela, desde 2007, a "mãe do PAC": programa de aceleramento do crescimento com forte investimento financeiro na infraestrutura do país - título dado pelo próprio presidente Lula. O Jornal diz que a Ministra nasceu em 18 de dezembro de 1947, no extremo sul do país. Dilma foi uma combatente do Regime Militar pós-64 e atuou como guerrilheira. Lembra ainda que foi prisioneira da ditadura em 1970, condenada a 6 anos na prisão, resistiu à tortura. O Jornal diz que os médicos a consideram uma guerreira, após ter passado pelo tratamento de um câncer linfático, que a mesma tornou público em abril do ano passado.
Manchete do EL PAÍS/MADRI/ESPANHA: La candidata que fue guerrillera:El Partido de los Trabajadores de Brasil encumbra a Dilma Rousseff para las presidenciales - La ministra promete ser fiel a la "herencia bendita" de Lula.
AULAS/RESUMO
Os conteúdos aqui especificados são apenas apontamentos daquilo que foi trabalhado em sala de aula. Estes conteúdos se referem às aulas inaugurais do ano letivo 2010, possibilitando aos (as) alunos (as) disporem de noções básicas consistentes que serão de grande importância para enriquecer os temas filosóficos a serem abordados no decorrer do ano.
FILOSOFIA e MITO: Noções gerais dos vocábulos, partindo daquelas noções que já são tradicionais em meio ao Senso Comum/Conhecimento Popular.
Lembrando aos alunos as atividades domiciliares já encaminhadas: (1) pesquisa das origens e significados para os vocábulos Filosofia e Mito desde a língua grega e, em relação à portuguesa (pesquisa na internet e/ou na biblioteca, não se esquecer de anotar a (s) fonte (s) pesquisada (s), conforme orientação). (2) Leitura do Mito da Criação Judaico presente nos capítulos 1 e 2 de Gênesis, na Bíblia, parte do Velho Testamento. Ambas as atividades não serão entregues ao professor, apenas receberão vistos e devem de estar no caderno de anotações pessoais. Em tempo, esse material será utilizado para alimentar Painel Filosófico a ser organizado no decorrer do bimestre.
► IMPORTANTE PESQUISAR: do aluno do Ensino Médio se espera que tenha o conhecimento que lhe possibilite uma contextualização dos Movimentos Renascimento Cultural e Iluminismo/Ilustração, respectivamente, para uma ampla compreensão não apenas das profundas transformações de caráter irruptivas que marcaram a passagem do período Medievo ao Moderno, mas também para uma compreensão das profundas transformações pelas quais passamos hoje em todos os âmbitos de nossa vida, da vida em sociedade, da vida Planetária. Em Filosofia, conhecer esses Movimentos é condição "sine qua non", "sem a qual" não podemos ir muito longe...
► Se pergunto a um garoto adolescente:
- Você trabalha?
Ele responde: - Não, professor, eu só estudo.
Como se estudar não fosse trabalhar. O estudo é um trabalho árduo e para pessoas corajosas, determinadas. A RAZÃO é própria do homem e da mulher. Nem mais em um, nem menos no outro. Todos possuem as mesmas condições de se aventurarem no mundo do conhecimento. Alguém poderia discordar e, dizer que o fulano Y é o mais inteligente de uma dada turma secundarista. Sim, mais inteligente quer dizer apenas que ele faz melhor uso das oportunidades que se lhe apresentam. Porém, essa capacidade de fazer melhor uso das oportunidades é uma possibilidade amplamente possível a todos os homens e mulheres.
Estudar é trabalhar e como já frisei, exige dedicação e muitas vezes renúncias. É um trabalho para quem tem a coragem de ser feliz, de ao menos se distanciar da mediocridade que aprisiona o homem na CAVERNA PLATÔNICA. O estudante secundarista (Ensino Médio) é um adolescente cheio de energias que não devem ser desperdiçadas com coisas banais, é um adolescente cheio de sonhos bonitos e nobres que não devem continuar apenas sendo sonhos, mas sim transformar-se em UTOPIA e/ou em outras palavras, ideal a ser realizado no futuro a partir daquilo que for traçado como projeto de vida hoje
O menino sonha aos 4 anos de idade em ser Astronauta, ele chegará, possivelmente, a médico.
O menino sonha com a menina mais bonita como sua futura esposa, ele chegara a ter uma nem muito feia, nem muito bonita.
As duas situações acima se referem a pessoas que são capazes de sonhar grande, com o melhor. Qualquer conquista próxima do ideal máximo, será vitória. O medíocre não sonha...
► No meu tempo de faculdade de filosofia, eu tinha um casal de amigos “metidos a ricos”, cheios de ataques histéricos (o que é próprio de pessoas dessa classe social). Um dia presenciei uma cena muito engraçada e filosófica. Estava eu lá, em um jantar, e mais outros dois casais amigos do casal anfitrião. Em um dado momento do pós jantar, já na sala (parlatório), o menino Ricardo, de 6 anos na época, filho do casal anfitrião, colocou os ricaços em profunda crise existencial. Indagado por um dos visitantes, o que ele (Ricardo) queria ser quando crescesse, recebeu de volta, em bom som, a seguinte resposta, com poder e sabor de torpedo, para a hoste de ricos ali presentes e defensores dos ideais da classe: “Quero ser lixeiro, acho massa ficar correndo atrás do caminhão para jogar o lixo”...
Ao estudante impõe-se que seja capaz de organizar-se de tal forma que assuma seu processo ensino aprendizagem de forma autônoma. O professor é apenas um facilitador, o caminho quem faz é o estudante determinado.
Escola não é espaço de Lazer, é... também... mas, para isso, há o tempo delimitado e espaços adequados. Sala de aula é espaço de trabalho, para aquisição e produção de conhecimentos Artísticos, Científicos e Filosóficos.
► Senso Comum, não é um conhecimento desprezível e inferior ao científico. Não, não é isso, e seria muito pobre para quem é Filósofo se tivesse e/ou ensinasse essa crença deformada e capenga. Poderíamos parafrasear os Filósofos Platão e Aristóteles que afirmavam ser o Mito a matéria prima da Filosofia, invertendo e afirmando categoricamente que o Senso Comum é a matéria prima da Filosofia e da Ciência. A única coisa censurável que poderia persistir seria apenas se nos depararmos com alguém que tendo a possibilidade de superar o Senso Comum resolvesse nele permanecer. Esta pessoa não passaria de uma medíocre do conhecimento. Immanuel Kant, o filósofo da Filosofia Crítica moderna, diria que esta pessoa que assim decidiu-se não passaria de alguém que optou por permanecer na “menoridade da Razão”, ainda que tivesse a possibilidade de atingir a “Maioridade da Razão”.
Só para ilustrar, uma observação flagrada por mim nas ruas de minha cidade. Duas evangélicas conversavam sobre os acontecimentos que assolaram o Haiti recentemente. Em suma elas faziam as seguintes interpretações: o terremoto é um acontecimento dos sinais do tempo descritos na Bíblia Cristã; que os mais de 200 mil haitianos mortos foram atingidos pela ira de Deus por serem pecadores e não aceitarem “Jesus Cristo”; que Deus já enviou seus anjos da morte para arrebatar os bons e dar fim aos maus; que o mundo acabará em 2010... e outras besteiras que não valem a pena ocuparem linhas neste blog.
Primeiro, vamos respeitar as crenças delas. Se são felizes assim, parabéns! Mas vejamos apenas dois pontos desde a análise filosófica. Nem diria análise mais considerações: se perguntarmos a elas o que é um terremoto, com certeza elas não saberão dar uma resposta plausível. Se perguntarmos onde fica o Haiti, seria perguntar demais... Deixa quieto então, não vale a pena.
Porém, esta observação é um bom material para percebermos o quanto é recomendável rompermos os limites, as fronteiras, impostas pelo Senso Comum.
FILOSOFIA: QUAL FILOSOFIA?
Caracterização: UMA CONCEPÇÃO de FILOSOFIA ► Atividade humana que se utiliza da FACULDADE ANÍMICA DA RAZÃO ► Crítica e Racional ► tem por objetivo a construção do homem emancipado, construção esta que é resultado de um processo lento e gradual. Os filósofos, Renné Descartes e AntonioGramsci, apontam este processo como a passagem do Senso Comum ao Bom Senso até atingir o Senso Crítico.
Ferramentas da Filosofia: o silêncio, a leitura e a escrita e ainda, a oralidade.
Qual será o resultado da utilização destas ferramentas pelo estudante de Filosofia: O estudante de Filosofia será cada vez mais capaz de trabalhar com os problemas filosóficos, com as teorias filosóficas e com os argumentos filosóficos. Estas são as três dimensões fundamentais da atividade filosófica, ou seja, problemas, teorias, argumentos.
Para a Filosofia, a Faculdade Anímica da Razão NÃO É superior à Faculdade Anímica dos Sentimentos. “Cabeça” e “Coração”,no pensamento dos filósofos gregos, precisam encontrar o ponto de equilíbrio. Para se chegar a este equilíbrio a Racionalidade é uma ajuda imprescindível. Aristóteles retrata muito bem os passos para se conquistar este equilíbrio, em sua obra “Ética a Nicômacos”. Excelência Moral é essencial para a mediania entre Cabeça e Coração. A Felicidade, Supremo Bem, na concepção aristotélica, será a conseqüência deste equilíbrio.
A filosofia deve partir da realidade que entende o homem como detentor de única Raça Hominídea, por processo de evolução. Portanto, não há lógica para que o homem permaneça ludibriado por defesa de bandeiras racistas que impõem superioridade de grupos sociais, culturais, com traços comuns, sobre os outros, só para citar um exemplo. A partir desta concepção filosófica, qualquer tipo de discriminação decorre de preconceitos e, ou seja, de ignorâncias que precisam ser sanadas (curadas) pela aquisição de conhecimento. Não tem lógica, é ilógica qualquer sustentação de preconceitos que promovam: Homofobia; xenofobia; machismo; desrespeito às pessoas com necessidades especiais, com os idosos e crianças, com os doentes; com as pessoas de outras regiões do país, etc...
► No Brasil estamos discutindo o PNDH-E (3) / Plano Nacional de Direitos Humanos / 60 anos após a Declaração Universal dos Direitos do Homem, ter sido promulgada: Igreja Católica, Ordem dos Advogados do Brasil, os poucos proprietários de concessões dos meios de comunicação, representantes do exército; têm orquestrado campanhas de ataques aos avanços no documento.
Um militar, recentemente e publicamente, soltou a seguinte frase infeliz: “homossexuais não podem assumir cargos de comando no exército porque não seriam respeitados pelos componentes das tropas”.
Afirmações como esta carregadas de um ranço preconceituoso não pode ser aceito em uma Sociedade de Direito Democrático, como é a brasileira.
► Um deputado do Partido do Trabalhadores, na tribuna da Câmara dos Deputados, deu uma resposta contundente e sábia ao militar: “ esse militar está na contra-mão da história.”
Democracia exige Direitos Humanos. O Brasil é um Estado laico, portanto, as Igrejas cristãs não podem continuar impondo, de forma dogmática, ao conjunto da sociedade suas óticas morais.
► Podem e devem discutir os temas de interesse da Sociedade – com setores organizados e legítimos desta Sociedade - e que estejam no campo dos Direitos Humanos, o que não podem é continuam em uma atitude arrogante que não permita avanços no campo dos Direitos Humanos inalienáveis.
► Em nome de Deus e de suas crenças, as bancadas, católica conservadora e evangélica, impuseram de forma autoritária uma deformação profunda no Projeto de Lei – que tramita no Senado – e que criminaliza a Homofobia no país. Espera-se que a Câmara dos Deputados que aprovou por unanimidade o Projeto que saiu daquela casa corrija essas distorções imprimidas pelos Senadores.
Que as igrejas cristãs imponham aos seus fiéis de forma dogmática leis morais que não permitam as práticas do aborto, da eutanásia e da homossexualidade, nem o uso da camisinha (e de nenhum outro tipo de contraceptivo); só para citar alguns pontos polêmicos, é um direito delas e que deve ser respeitado. Mas querer impor isto ao conjunto da sociedade, já é apelar para a insanidade.
Os ataques dos militares se devem ao fato da proposta do Tribunal da Verdade. O Brasil não será plenamente democrático enquanto não apresentar punição verdadeira aos assassinos sanguinários do Regime Ditatorial – 1964-1985.
► Os brasileiros mantêm os “assassinos do Regime Militar” na bonança que brota dos cofres públicos. Grande parte deles já aposentados e/ou mesmo, que mortos, continuam a sustentar seus familiares que ficaram com as pensões vitalícias que normalmente fazem parte da vida militar.
Os militares não estão acima do bem e do mal. Devem ser punidos porque eram governo e o governo tem a obrigação de proteger a vida de seus cidadãos. Se tiver que punir um cidadão, precisa respeitar o Direito Universal acordado em nossas Leis.Não fazer a opção criminal que orientou mais de duas décadas com prisões, torturas, exílios, mortes. Os militares estão a serviço do povo e recebem soldos justos e condizente às funções que exercem e, assim como os funcionários públicos civis, recebem seus salários com ônus arcados por todo o conjunto da Sociedade.
► O PNDH-E é apenas um exemplo. Toda a Sociedade pode e dele deve participar com suas contribuições para uma sociedade mais justa. Você pode acompanhar as polêmicas em torno do mesmo ou até mesmo acessar o documento na íntegra para conhecê-lo: Aqui no Blog também há comentários sobre esta polêmica em torno do PNDH, basta você ir ao arquivo: A Filosofia enquanto atividade Crítica e Racional pretende possibilitar a realidade de um Homem autônomo: ideologias, morais engessadas pelas crenças religiosas, precisam entrar na Ordem do Dia, nos estudos de filosofia, para que o Homem se torne pouco a pouco, de forma gradual, mais dono de si mesmo, de seus pensamentos e de seus atos, para que este mesmo homem possa ajudar o conjunto da humanidade a produzir um Homem mais humanizado e em maior harmonia com sua casa, o Planeta.
► A Filosofia trabalha com a DÚVIDA. Duvida, até mesmo, de si mesma. Esta característica central é que fez com que a Filosofia passasse pelos calabouços medievos, seqüestrada e prisioneira ao serviço dos interesses da Igreja Católica e dos nobres; até sua libertação forjada pelos amigos da racionalidade nos movimentos históricos do Renascimento Cultural e da Ilustração. A Filosofia também sobreviveu aos ditadores militares que lhe impuseram um silêncio velado e vigiado. A Filosofia também sobreviveu aos neoliberais defensores de concepções unilateristas e nada democráticas.
► Portanto, nossa concepção de Filosofia é aquela mesma que brota da Filosofia irrompida desde Tales de Mileto, na Grécia. Apesar de respeitar, nossa concepção se distancia em grau e qualidade daquilo que chamam de filosofia ao modo originário de concepções oriundas do Oriente. Filosofia não é religião e se o fosse, não creio que seria Filosofia e duvido muito se faria alguma diferença em meio a diversidade das formas de conhecimentos produzidos e transmitidos pelos homens.
Desde esta concepção e de acordo com Antonio Gramsci, todos, eu e você, ele... Todos somos em maior ou menor grau Filósofos. Somos Ocidentais, herdeiros desta riqueza Grega. Que a Filosofia nos ajude a sermos mais humanos, nem melhores, nem piores, apenas MAIS HUMANOS, mais humanizados.
Qual é nossa concepção de filosofia?
A existência de qualquer ser vivo decorre sempre no contexto de um aqui e de um agora, pois viver significa sempre, para começar, sobreviver. Porém, se partilhamos com os outros seres vivos esta preocupação com a sobrevivência na casa comum que é o nosso planeta, o modo como fazemos isso não é o mesmo.
Texto Adaptado pelo Professor Lucio Lopes, para atividade avaliativa do conteúdo estruturante Mito e Filosofia, no corrente ano letivo de 2010, da obra “A Chave do Agir – Introdução à Filosofia (Ensino Médio)”, de autoria de ALVES, Fátima; AREDES, José;CARVALHO, José. Lisboa, Texto Editora Ltda, 1998.
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