ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

sábado, 2 de janeiro de 2010

BIOGRAFIA por LUCIO (resumo) do Filósofo Grego ARISTÓTELES

Counter
Aristóteles

Biografia deste importante filósofo grego, ele sistematizou a produção filosófica de seu tempo...

Aristóteles: 
um dos maiores filósofos de todos os tempos

O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C. e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.


Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.

O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.

Pensamento de Aristóteles sobre a educação:


"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces". Aristóteles.



Frases de Aristóteles


"O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre."


"A principal qualidade do estilo é a clareza."


"O homem que é prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz."


"O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência."


"Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem."


"O verdadeiro sábio procura a ausência de dor, e não o prazer".


Aristóteles nasceu em 384 a.C.
Aristóteles, chamado "o estagirita", nasceu em Estagira (Estagira é uma antiga cidade da Macedônia, situada hoje na Grécia, na região da Calcídica, no golfo do rio Estrimão), na Trácia, como filho de Nicômacos. Seu pai foi médico na corte do rei da Macedônia, Amintas, pai de Filipe (Amintas III filho de Arrideu e pai de Filipe II da Macedónia, foi rei da Macedónia em 393 a.C., e novamente 392-370 a.C.). Após a morte precoce de seus pais, Aristóteles foi criado por Proxenus, um parente.

367
Aristóteles se torna membro da "Academia" de Platão em Atenas.

348
Após a morte de Platão, existem disputas na "Academia".

Devido à política anti-macedônia, Aristóteles é forçado a deixar Atenas. A convite de seu amigo de estudos Hérmias, casando-se com sua sobrinha e filha adotiva (Pítias), ele foi para Assos, na Ásia Menor, com Xenócrates.

345
Fica em Mitilene.

por volta de 343
Na corte de Filipe II da Macedônia, Aristóteles foi 'professor' do filho de quinze anos do rei, Alexandre (356-323 a.C. - o Grande), que mais tarde o apoiou em seus estudos. Ficou nesta função somente dois anos, pois logo aconteceu  o assassinato do rei Felipe II. Ainda jovem Alexandre assumiu o trono, em 336 a.C., com apenas 20 anos. Atravessando o Bósforo, partiu em 334 a.C. para a conquista do império persa. Foi de um sucesso espetacular, vencendo a Dario, na Batalha de Granico. Completou a façanha, indo até a Índia. Estabeleceu sua capital em Babilônia. No Egito fundou a Alexandria, que logo passou à ser um grande centro de cultura. 

por volta de 335
Quando Alexandre iniciou sua campanha na Ásia, Aristóteles retornou a Atenas e fundou a Escola Peripatética, em homenagem às passarelas do Likeion (em homenagem ao bosque de Apolo Likeios).

O filósofo teve uma grande biblioteca e extensas coleções de animais e plantas que Alexandre lhe enviara de suas campanhas.

323
Após a morte de Alexandre, Aristóteles fugiu para Cálcis para não dar aos atenienses a oportunidade de pecar novamente na filosofia (alusão a Sócrates).

322
Aristóteles morre perto de Cálcis em Evia.

Século I aC 
Os escritos de Aristóteles são publicados coletivamente pelos peripatéticos Andronico de Rhodes. Os títulos são os seguintes:

1. O "Organon" ou Logical Writings, compreendendo: categorias; Ensino de frases; Doutrina do fim ou primeira análise; Ensino de prova ou segunda análise; Tópico (sobre probabilidades); Refutações sofisticadas

2. Escritos de Filosofia Natural: Física; Sobre a alma; Pequenos escritos sobre filosofia natural; Sobre emergência e falecimento; Sobre o céu; Meteorologia; Sobre a origem dos seres vivos; Sobre as partes dos seres vivos

3. Primeira filosofia: de Andronicos chamado "ta meta ta physika" (o tratado que segue a física). Hoje, no entanto, a pesquisa está convencida de que o nome da biblioteca também é relevante. O que se segue cronologicamente à física também é subordinado ao assunto após a exploração das coisas naturais.

4. Escritos éticos e políticos: ética eudemoniana; Ótima ética; Ética nicomácea; Política; Retórica

5. Escritos sobre Arte: Poética

Principais Domínios de Investigação

Toda a sua filosofia assenta numa observação minuciosa da natureza, da sociedade e dos indivíduos, organizando de uma forma verdadeiramente enciclopédica. 

A sua ideia fundamental era a de tudo classificar, dividindo as coisas segundo a sua semelhança ou diferença, obedecendo a um conjunto de perguntas muito simples: Como é esta coisa ? (o gênero). O que é que a difere doutras que lhe são semelhantes? (a diferença). A partir daqui começava a hierarquizar todas as coisas, de uma forma tão ordenada que até então nunca ninguém conseguira fazer.

Lógica: o primeiro sistema lógico, que permitiu estabelecer um conjunto de princípios e regras formais por meio das quais se tornou possível distinguir as conclusões falsas das exatas. Na Idade Média os seus escritos sobre lógica foram os manuais mais importantes usados nas universidades, sobretudo na forma que lhes deu o filósofo português Pedro Hispano (Papa João XXI).

Física: a física era a chave da natureza das coisas, não apenas da forma como se comportavam no presente, mas também no que pontencialmente viriam a transformar-se. Quanto à constituição das coisas defendia a teoria dos quatro elementos: água, terra, fogo e ar. Os corpos celestes, com excepção da terra, eram constituídos por um quinto elemento puro e incorruptível. O universo é concebido de forma hierarquizada, tendo no centro a terra, girando à sua volta todos os corpos celestes.

Biologia: recusando a separação das ideias da natureza, como fazia Platão, Aristóteles, apontou como tarefa para o investigador a de descobrir e classificar as formas do mundo material. Os últimos 12 anos da sua vida foram preenchidos com esta tarefa. Partindo de uma observação sistemática dos seres vivos, e não desdenhando estudar vermes ou insectos, registou perto de 500 classes diferentes de animais, dos quais dissecou aproximadamente 50 tipos. Foi o primeiro que dividiu o mundo animal entre vertebrados e invertebrados; sabia que a baleia não era um peixe e que o morcego não era um pássaro, mas que ambos eram mamíferos.

Política: a sua primeira preocupação foi a elaborar uma listagem tão completa quanto possível sobre os diferentes modelos políticos que existiam no seu tempo. Enumerou um total de 158 constituições de cidades ou países diferentes. Partindo da sua diversidade procurou depois as suas semelhanças e diferenças, pondo em evidência o que constituía a natureza de cada regime. Evitou, quanto pode, mostrar as suas preferências por um ou outro regime político.

DE CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: