ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

segunda-feira, 6 de julho de 2009

ATIVIDADE DISCURSIVA com consulta ao Texto "Alegoria da Caverna", de Platão





ATIVIDADE DISCURSIVA 
com consulta ao Texto 
"Alegoria da Caverna", de Platão


1. De acordo com o texto "Alegoria da Caverna' de Platão, existem dois tipos de Homens: O ignorante — Conhecimento sensível. E, aquele que busca a sabedoria — Conhecimento inteligível. As fontes de obtenção de cada um dos dois tipos de conhecimentos: Conhecimento sensível – Sentidos. Conhecimento inteligível – Razão.

RESPONDA: Onde está a realidade - do mundo inteligível, segundo Platão, em sua "Alegoria da Caverna": No interior ou no exterior da Caverna? (Disserte de forma argumentativa, expondo a importância do mundo inteligível na concepção platônica).

2. Para Platão, quem consegue atingir a realidade (sair da caverna) pela RAZÃO (simbolizada na Luz), deve apenas permanecer contemplando aquilo que descobriu? Qual deve ser então o papel do filósofo, segundo Platão? Observe que, para o ex-prisioneiro, não é suficiente a sua libertação, pois ele volta, desce “até os homens da caverna e quer levá-los para a luz”. RESPONDA: Considerando as questões colocadas, disserte (escreva) de forma argumentativa, expondo a importância da ação política na concepção platônica

3. CONSIDERE QUE: 1) O interior da caverna representa a prisão em que se encontra a humanidade na medida em que está submetida à ilusão dos sentidos. 2) O mundo exterior da caverna representa o mundo das ideias que somente pode ser atingido mediante a razão.

Fundamentado nas explicações acima em relação aos significados do interior e exterior da Caverna, analise a seguinte afirmação:

Ao libertar-se das algemas o homem perderia o sentido das coisas, uma vez que teria que abandonar a verdade.

RESPONDA: Esta afirmação, de acordo com o texto Alegoria da Caverna, é correta ou não? (Disserte de forma argumentativa, expondo a importância da busca pela verdade na concepção platônica).


4. Analise a seguinte afirmação: A visão suprema do Sol representa uma alienação para o homem, sua contemplação tiraria o homem da única realidade possível, ou seja, daquela encontrada no interior da caverna.


RESPONDA: Esta afirmação, de acordo com o texto Alegoria da Caverna, é correta ou não? (Disserte de forma argumentativa, expondo a importância da superação da ignorância na concepção platônica). 



Nenhum comentário: