ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

sábado, 2 de janeiro de 2010

BIOGRAFIA (resumo) do filósofo grego PLATÃO

Platão




Biografia e obras filosóficas 
deste importante filósofo da Grécia Antiga, História da Filosofia, frases de Platão.


Platão:
importante filósofo grego da antiguidade

Platão pertence a uma das famílias mais ilustres de Atenas. Seu nome de Aristocles mudou muito cedo para Platão (platus, grande), apelido que provavelmente é atribuído a ele por causa da largura dos ombros ou da testa. Ele estuda letras, matemática, música e ginástica.

Seu encontro com Sócrates em 408 foi decisivo e levou-o a desistir das artes para se dedicar à filosofia, mas todo o seu trabalho manteve essa impregnação poética muito forte desse primeiro treinamento. Durante toda a sua vida, ele manteve grande admiração por seu primeiro mestre. Que Atenas possa acusar impiedade e condenar à morte o homem mais eminente de seu tempo o marcará para sempre e determinará a direção de sua prática filosófica.

Desapontado com a democracia, profundamente afetado pela morte do mestre, Platão decide se exilar e faz muitas viagens, especialmente na Grande Grécia (sul da Itália). Na Sicília, ele tentou em vão convencer Denys the Elder a estabelecer uma forma de governo governado pela filosofia. O tirano briga com ele e o entrega a um capitão que o vende como escravo; felizmente foi comprado por um amigo.

Platão retorna a Atenas (por volta de 387), onde funda uma escola de filosofia que será chamada de Academia porque estava nos jardins de Academus. Ensinamos filosofia, mas também matemática e ginástica. O ensino é fornecido na forma de discussões e debates de idéias, o que explica a predileção de Platão pelo diálogo. Entre os alunos mais brilhantes está Aristóteles - o único que pode realmente competir com o mestre.

É provavelmente na Academia que Platão compôs a maioria de suas obras, os resultados de suas reflexões sobre Ideias, Natureza, Deus e o Soberano. A maioria de suas obras-primas foi preservada e suas teorias marcaram toda a história da filosofia até os dias atuais.

Platão retornará à Sicília para tentar guiar o sucessor de Dionísio, o Velho, Dionísio, o Jovem, em direção à sabedoria, sem sucesso. Sua última viagem, realizada para salvar um de seus amigos, quase lhe custou a vida. Então ele retornou definitivamente a Atenas, onde se dedicou à filosofia até sua morte, aos oitenta anos de idade.


PARA COMPREENDER MAIS

Este importante filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).


Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte.


Ao voltar para Atenas, passa a administrar e comandar a Academia, destinando mais energia no estudo e na pesquisa em diversas áreas do conhecimento: ciências, matemática, retórica (arte de falar em público), além da filosofia. Suas obras mais importantes e conhecidas são: Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos do mestre; O Banquete, fala sobre o amor de uma forma dialética; e A República, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.

Ideias de Platão para a educação
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.

Frases de Platão

"O belo é o esplendor da verdade".

"O que mais vale não é viver, mas viver bem".

"Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".

"O amor é uma perigosa doença mental".

"Praticar injustiças é pior que sofrê-las".

"A harmonia se consegue através da virtude".

"Teme a velhice, pois ela nunca vem só".

"A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".

"A essência incolor, sem forma e intangível, Deus,
só pode ser contemplado pelo guia da alma, inteligência; em torno da essência é a permanência da ciência perfeita que abraça toda a verdade".

"O conhecimento das palavras leva ao conhecimento das coisas".



MAIS DETALHES DA BIOGRAFIA DE PLATÃO:

Juventude
Platão nasceu em Atenas em 428 aC., logo após a morte de Péricles, em uma rica família aristocrática, proprietários de terras vinculados ao partido oligárquico no poder.

"Platão" é talvez apenas um apelido (que vem da "largura" de Platão) que lhe teria sido dado porque era amplo. Ele era bonito e forte, de acordo com Epiteto. Diz-se que ele competiu nas Olimpíadas e nos Jogos do Istmo como lutador, e ganhou dois prêmios.

De acordo com o biógrafo Laércio (Diógenes Laércio, historiador e biógrafo dos antigos filósofos gregos. A sua maior obra é Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres, composta por dez livros, que contêm relevantes fontes de informações sobre o desenvolvimento da filosofia grega), em sua juventude, Platão foi reservado e sábio a ponto de você nunca o ver rir em voz alta.

Ele primeiro se dedicou à poesia, escreveu tragédias, versos líricos, etc. Ele aprendeu sobre pintura e música. Ele é aluno de Teodoro de Cirene, o tutor de Sócrates.

Filosofia de aprendizagem
Depois, aos 20 anos, conheceu Sócrates e voltou-se para a filosofia. Ele queima todas as suas obras e abandona a ideia de competir pela tragédia grega.

Ele se tornou discípulo de Sócrates por nove anos, de -408 a -399, até ser sentenciado à morte.

Segundo Diógenes Laércio, diz-se que Sócrates teve um sonho: ele viu de joelhos um cisne coberto de penas e voou para longe. No dia seguinte, Platão veio se juntar a ele como discípulo. E Sócrates declarou que Platão era o pássaro que ele tinha visto em um sonho.

Ele começa a escrever seus diálogos, encenando Sócrates, durante sua vida. Após a leitura pública de uma de suas obras, Lísis, seu mestre exclama: Quantas coisas esse jovem me faz dizer que nunca pensei nisso!

Sócrates
Sócrates pratica o método, ou a arte de dar à luz conhecimentos: ele não lhes impõe nenhuma ideia, mas as pressiona com perguntas até que uma ideia seja formada em sua mente.

Ele costuma ser irônico com relação a seus interlocutores, porque eles acreditam que sabem alguma coisa, enquanto Sócrates, por sua parte, sabe que ele não sabe nada. Através de suas perguntas intrigantes, ele revela a eles a futilidade de seus supostos conhecimentos.

Chamamos de "dialética socrática" esse modo de fazer perguntas para progredir na busca da verdade.

Os primeiros diálogos de Platão são dedicados à busca da essência. Estas são questões de definição: "O que é X? " Por exemplo, no Eutífron, o que é piedoso? Em Hípias, o que é bonito?

Ele desenvolve uma crítica aguda aos sofistas: ele os censuram por serem pagos, por terem desenvolvido apenas uma retórica simples e não uma sabedoria autêntica, para abandonar a busca da verdade por um subjetivismo simples (que expressaria a fórmula de Protágoras, o homem é a medida de tudo).

Esse período dura nove anos, no final dos quais Sócrates é condenado à morte por um tribunal ateniense por "corrupção da juventude". A filosofia era vista com desconfiança como um meio de propagar ideias perigosas na cidade.

Doente, Platão não testemunhou a morte de Sócrates. Pensando que ele próprio poderia ser preso, ele fugiu de Atenas, com alguns outros discípulos, e refugiou-se em Mégara, uma cidade localizada a algumas dezenas de quilômetros de distância.

A teoria das ideias
Apegou-se a Cratile, um discípulo de Heráclito, mas também a Hermógenes, que lhe transmitiu a sabedoria dos eleatas e, em particular, de Parmênides. Deve-se notar que, de acordo com Aristóteles, Platão era discípulo de Cratile antes de ser aluno de Sócrates, mas, para Diógenes Laércio e outros historiadores, é o contrário.

Essas várias influências alimentaram seu reflexo. Em particular, ele lembra de Heráclito que o mundo sensível, o que percebemos, está sujeito a mudanças permanentes e que nada permanece fixo (nunca tomamos banho duas vezes no mesmo rio). Ele descobre as aporias do movimento levantado pelos Eleatas e o interesse de Parmênides na questão de ser e não ser.

Aqui está o que Diógenes Lércio diz sobre essas várias influências filosóficas: Ele fez uma síntese das teorias de Pitágoras, Heráclito e Sócrates, retirando de Heráclito sua teoria da sensação, de Pitágoras sua teoria da inteligência, de Sócrates sua política.

Platão então desenvolveu sua própria doutrina, baseada em um dualismo entre duas realidades, o mundo sensível e o mundo inteligível: a teoria das Ideias.

O mundo sensível muda, degrada, perece. Devemos, portanto, imaginar uma segunda realidade, eterna, incorruptível, que contenha as idéias ou essências. Por exemplo, no mundo sensível, um belo garoto envelhece e morre, mas a Ideia de Bem, no mundo inteligível, permanece eterna.

A ideia suprema é a ideia do bem. Nós contemplamos as Ideias em uma vida anterior, e lembramos delas reminiscentemente.

Viagens
Em 390, ele viajou: foi para o Egito, onde conheceu os sacerdotes do alto clero.

Mas não é certo que essa viagem tenha realmente ocorrido, porque Platão parece desenvolver apenas um conhecimento indireto e limitado do Egito.

Ele também viajou para o sul da Itália, para Taranto, onde conheceu os pitagóricos (Philolaos de Crotone, Architas de Tarente ...). Ele descobre essa doutrina, que mostra a ele que, sob a realidade sensível, oculta outra realidade, matemática e permanente, a do número. 

Ele então foi para a Sicília. Platão abandonou a vida política cedo, por causa dos excessos da ditadura dos trinta e da condenação de Sócrates. Isso não é sem arrependimento, pois para ele a vida política aparece como a conquista principal da vida filosófica.

Platão vê a Sicília como uma oportunidade para se dedicar à política. Ele tenta em vão convencer Dionísio, o tirano de Siracusa, a adotar certas reformas, de inspiração filosófica. Mas ele falha e acaba brigando com este.

Como Diógenes Laércio relata: Platão falava com ele de tirania e dizia constantemente que o que só era útil para um homem não era bom, se este homem não era muito virtuoso. Desse modo, ofendeu Dionísio, que resolveu vendê-lo como escravo.

Platão, reduzido ao estado de escravo, é redimido e libertado por um discípulo de Sócrates, Annikeris.

Este último se recusando a ser reembolsado, o dinheiro do resgate é usado para adquirir terras em Atenas. Nesse terreno, é fundada uma escola. Como está localizado perto do santuário do herói Academos, é chamado de Academia.

A Academia
Platão ensina por quarenta anos nesta escola que ele fundou.

Acolheu e treinou estudantes de prestígio como Aristóteles, Demóstenes, Teofrasto, Xenócrates ...

Os objetos estudados? Filosofia, é claro, mas também matemática ou astronomia, duas disciplinas consideradas rainhas por Platão. Este também tinha gravado na entada da Academia esta frase: que ninguém entra aqui a menos que seja um agrimensor.

Zoologia e botânica também podem ter sido ensinadas.

É a primeira escola filosófica organizada como uma universidade, no sentido moderno do termo, com regulamentos, acomodações para estudantes, uma biblioteca, uma sala de conferências, etc.

A educação oral foi considerada a mais importante. Apenas um interesse limitado foi dado à transmissão por escrito.

Em -366, Aristóteles ingressou na Academia, aos dezessete anos, por vinte anos.

Segundo Diógenes Laércio, este Aristóteles foi o único a ouvir Platão lendo seu tratado de alma, todos os outros ouvintes foram embora antes do fim.

A escola permaneceu por nove séculos, até o reinado do imperador bizantino Justiniano, que a fechou em 529.

Política
Com a morte de Dionísio I, Dionísio, cunhado do tirano, oferece-se para educar seu sucessor, Dionísio II.

Platão acaba de completar a República em -372, uma obra na qual ele reafirma a necessidade de confiar poder político ao rei filósofo. Aqui, novamente, ele vê a oportunidade de colocar em prática seus princípios e estabelecer um poder autenticamente filosófico.

Mas Dionísio é suspeito de conspiração por Dionísio II, e Platão, de quem também cai a desconfiança real, é detido um ano na prisão.
  
Foi em -360 que ocorreu a terceira e última viagem política de Platão à Sicília. Relembrado por Dionísio II, Platão, aos 68 anos, confiou a Academia a um de seus discípulos e foi para Siracusa. Mas aqui novamente, as relações com o tirano eram conflitantes, e apenas a intervenção de um navio de guerra enviado pelos arquitas pitagóricos o libertou.


Morte e influência
No final de sua vida, parece que Platão deu um ensino muito mais pitagórico, centrado na matemática e nos Números ideais.

Ele também havia comprado três livros pelo preço do ouro, referentes às obras de Pitágoras durante sua última viagem à Sicília, o que lhe permitiu aprofundar seu conhecimento dessa doutrina.
  
Platão morreu em Atenas em 347 aC, durante um jantar de casamento. Ele foi então imerso em escrever As Leis.

Após sua morte, ele foi reverenciado e considerado um filho do deus Apolo.

Todas as obras de Platão foram preservadas. No entanto, na Idade Média, poucas delas foram traduzidas para o latim e, portanto, apenas algumas foram lidas na época (especialmente Timeu).

Todas são diálogos, com exceção de desculpas e cartas. Eles são geralmente classificados em três categorias: diálogos de juventude, maturidade e velhice.


Diálogos considerados de juventude ou socráticos, até cerca de 390 a.C. (antes da morte de Sócrates).

Apologia de Sócrates
Críton ou Do Dever
Íon ou Da Ilíada
Laqués ou Da coragem
Lísis ou Da Amizade
Cármides ou Da Sabedoria
Eutífron ou Da Santidade

Diálogos ditos de transição:

Eutidemo ou Da Erística
Hípias menos ou Da Mentira
Crátilo ou Da Etimologia
Hípias Maior ou Do Belo
Menexeno ou Do Epitáfio
Górgias ou Da Rétorica
República - livro I
Protágoras ou Dos sofistas
Ménon ou Da Virtude

Diálogos de maturidade (escritos provavelmente entre 387 a.C. e 368 a.C.):

Fédon ou Da Alma
Banquete ou Do Bem
República - livros II a X
Fedro ou Da Beleza

Diálogos considerados de velhice:

Parménides ou Das Formas
Teeteto ou da Ciência
Sofista ou Do Ser
Político ou Da Realeza
Filebo ou Do Prazer
Timeu ou Da Natureza
Crítias ou Da Atlântida
Leis (inacabado)

Há ainda outras obras cuja autoria é contestada: Alcibíades I e II, Epinómide ou Do Filósofo, Hiparco, Minos, Os Rivais, Téages e Clítofon.

DÊ CLIQUE AQUI



Nenhum comentário: