ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Informações sobre o curso de graduação em Filosofia

Counter

Filosofia/Graduação
FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE
O Curso de Graduação de Filosofia tem de 3 a 4 anos e o formando pode optar pelo Bacharelado ou pela Licenciatura. Entres as disciplinas que constituem o curso estão Ética, Estética, Introdução à Filosofia, Teoria do Conhecimento, Lógica e História da Filosofia Antiga, Moderna e Contemporânea.

A Filosofia trabalha com a escrita, crítica de artes e intervenção teórica em questões políticas, científicas e culturais-sociais.

A Filosofia busca entender as mais diversas REALIDADES do Homem em relação à Physis (Natureza), à Sociedade e ao Cosmo (Universo). Faz um árduo exercício racional através do estudo do abstrato ou seja, dos conhecimentos que abrangem o Todo do objeto investigado. Suas principais ferramentas é a Leitura e a Escrita. O estudante de Filosofia tem que ter vocação para trabalhar com Teorias extensas dos mais variados sistemas filosóficos e arriscar a construir novos conceitos. A Filosofia trabalha com a DÚVIDA e é ela a grande propulsora para a atividade filosófica. A Filosofia não oferece respostas prontas e exige muita concentração e dedicação ao estudo teórico



Se você tem interesse em fazer um curso de Filosofia procure escolher uma boa instituição. Evite aquelas instituições ligadas a confissões religiosas, pois elas tendem a empobrecer o trabalho filosófico dando-lhe um caráter pouco crítico.

A Filosofia esteve desde o Golpe Militar de 64, banida das salas de aulas e praticamente ficou apenas em algumas instituições de ensino privado. A Filosofia oferece hoje um amplo mercado de trabalho no campo da docência. O Governo Federal tornou a disciplina obrigatória no ensino médio do país, apesar de sempre estar ameaçada quando quem está no governo seja representante da Direita ou extrema-direita. Ela cada vez está mais presente na rede privada de ensino, desde os anos iniciais da educação básica e se faz presente também em praticamente todos os cursos universitários. Por outro lado, a Filosofia Clínica está ganhando espaço no Brasil. É uma opção para quem quer trabalhar problemas do mundo afetivo a partir da orientação racional. Na Europa ela já amplamente praticada.

A Filosofia é atraente porque é a única atividade que permite ao homem indagar sobre si mesmo, buscar orientação e diferentes caminhos. Ela nos proporciona um conhecimento crítico que possibilita uma aproximação maior com a verdade e a felicidade.

Os cursos possuem de 3 a 4 anos, dependendo da instituição. Ao final proporciona uma Licenciatura Plena e/ou Bacharelado. Durante estes anos os acadêmicos aprendem todos os principais sistemas filosóficos e seus expoentes. Conhecem ainda a fundo os principais ramos da Filosofia como Estética – estudo do belo e do feio; Ética – estudo do bem e do mal, Lógica – estudo da verdade e não-verdade, Epistemologia – estudo do conhecimento, Ontologia – estudo do ser, Metafísica – estudo dos fenômenos sobrenaturais; além de uma formação geral que abrange estudo do conhecimento científico, político, social, psicológico, religioso e outros. Trabalha com o vocabulário conceitual básico da Filosofia e especialmente com a leitura dos principais textos filosóficos que marcaram a história do sistema Ocidental de conhecimentos. Portanto, a Filosofia exige ler, pensar, refletir e escrever.

Nenhum comentário: