BLOG COM PÁGINAS SOBRE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, ECONOMIA, POLÍTICA, CULTURA, DIREITOS HUMANOS, ATUALIDADES e outros assuntos...
segunda-feira, 7 de novembro de 2022
PENSAMENTOS FILOSÓFICOS DE LUCIO
sábado, 5 de novembro de 2022
BRASIL: A VITÓRIA DA DEMOCRACIA NAS URNAS! Venceu a ESPERANÇA, venceu o AMOR!
quarta-feira, 26 de outubro de 2022
BRASIL, ELEIÇÕES 2022: Não estamos diante de um simples processo eleitoral...
2018 foi o ano em que o fascismo eclodiu no Brasil, como um ovo de uma voraz serpente. O ambiente para que chegássemos a isso começou a ser construído já em 2013 com as manifestações de rua, especialmente no eixo Rio-São Paulo, convocadas via-internet, inspiradas na chamada Primavera Árabe.
A mídia privada, representante dos interesses das elites econômicas brasileiras, não demorou em cooptar as manifestações através de uma manipulação que esvaziava as demandas populares e colocava, no lugar, uma agenda visando mirar e minar o segundo governo popular de Dilma Rousseff, o quarto do Partido dos Trabalhadores.
Não era do interesse da chamada burguesia financeira, nem local e nem internacional, que o Brasil seguisse com um governo de viés de Estado do bem-estar social. Agora, queriam eles, a volta das políticas neoliberais iniciadas por esses lados em 1990 com Collor de Mello e só interrompidas a partir de 2003. E o contexto agora era o de um Brasil com uma reserva muito grande de um valioso petróleo ainda inexplorada.
Já que não podiam vencer o Partido dos Trabalhadores no voto, o caminho era sangrar o governo e preparar um golpe. Como golpes militares andam fora de moda, uniram-se economia-Judiciário e Legislativo. Daí nasceu o golpe que todos conhecemos chamado de GOLPE JURÍDICO/PARLAMENTAR. Se não tem crime da presidenta, inventamos qualquer coisa. E foi o qualquer coisa que fundamentou o GOLPE de Estado de 2016.
No roteiro tinha Mensalão do PT, Queda da Dilma e Prisão do Lula, por meio de um dos mais asquerosos processos de Lawfare do Mundo (Lawfare é uma palavra-valise introduzida nos anos 1970 e que originalmente se refere a uma forma de guerra na qual o direito é usada como arma. Basicamente, seria o emprego de manobras jurídico-legais como substituto de força armada, visando alcançar determinados objetivos de política externa ou de segurança nacional). O Lula tinha que estar preso para que o sucesso nas urnas fosse alcançado. Caso Lula ficasse apto a concorrer a Direita continuaria sem a mínima chance.
Além da prisão de Lula, tiveram que armar uma central de fake news - coordenada externamente desde o então governo Trump. Só que a articulação não visava levar ao poder a Direita tradicional. Pela primeira vez, a Extrema-Direita brasileira ficou muito próxima do poder.
A onda era favorável! O ambiente estava marcado pelo antipetismo.
O discurso populista do principal candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro, prometia satisfazer demandas dos trabalhadores. E encantava. Prometia um governo neoliberal e encantava a elite econômica. Prometia defender valores morais conservadores e encantava a classe média.
"Deus, Pátria e Família", adotado do fascismo histórico, era o mote a ser martelado o tempo todo para angariar votos.
Com um atentado a faca sofrido pelo candidato de extrema-direita dias antes do pleito de 2018, do qual até hoje ainda pairam dúvidas, acelerou-se a disposição de uma maioria dos eleitores a elegerem Jair Bolsonaro - o candidato era um Deputado que estava há mais de duas décadas no Parlamento. Em sua biografia carregava o fato de ter tido uma passagem tenebrosa pelo exército como oficial e, na política, uma passagem inexpressiva vez que não tinha projetos relevantes aprovados durante todo o tempo que atuou como deputado.
Mesmo o PT tendo mudado o candidato uma vez que Lula foi impedido pelo STF, mesmo com o aval de Organismo da ONU, fundamentado em tratados internacionais, não foi possível impedir a tragédia.
Eleito, dias antes da posse em Janeiro de 2019, explodia na mídia esquemas de corrupção envolvendo a prole do presidente eleito. E desde então, foi uma sequência de escândalos sem fim. Um governo que entregou o patrimônio nacional ao capital estrangeiro e nacional como havia prometido. Um governo que deu fim a muitos direitos dos trabalhadores. Um governo marcado por esquemas de corrupções dos mais variados e um ativismo no sentido de impedir que fossem investigados. Um governo marcado pelo desastre na condução da pandemia que matou milhões no Mundo e mais de 700 mil no Brasil (CPI apontou a responsabilidade do governo pelo menos em mais de 400 mil dessas mortes). Destruição acelerada das florestas, em especial a Amazônica. Genocídio crescente dos povos indígenas. Enfim... Só para citar alguns pontos dos muitos negativos desse governo que constituiu-se em um verdadeiro pesadelo para todos e todas aqueles que identificam-se com humanismo, civilidade, Democracia.
Luiz Inácio Lula da Silva, por fim, teve o lawfare tornado público, com a responsabilização dos atores responsáveis. Na Corte Máxima do Judiciário foi "inocentado", tendo seus processos anulados e encaminhados para serem reiniciados nas instâncias de direito. Por fim, mais de 20 processos foram dados como não procedentes e foram arquivados. Lula finalmente recuperou direitos políticos e o mais importante, o seu direito à inocência.
Em 2022, agora faltando quatro dias para o final do segundo turno que ocorre no próximo 30 de Outubro, Lula é o grande favorito para derrotar o candidato da extrema-direita, que concorre a permanecer no poder e que tantos danos trouxe ao Brasil em todos os sentidos.
Lula, tem o meu apoio, pois é o mais preparado para reconduzir o Brasil a um processo de harmonia nacional e paz, de prosperidade e de respeito internacional.
Que as urnas ao serem abertas no próximo dia 30 nos permitam viver um novo tempo, uma nova história, para enterrarmos de vez esses anos perdidos!
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
PENSAMENTO SOBRE ESTAR DOENTE E RESISTIR
terça-feira, 6 de setembro de 2022
PROPAGANDA ELEITORAL E FORMAÇÃO CIDADÃ
segunda-feira, 22 de agosto de 2022
Em linguagem simples as diferenças entre Ética e Moral
Muitos estudantes tem dificuldades ao tentarem estabelecer uma distinção entre os conceitos de Ética e Moral. E proponho começar esse texto que tem por objetivo contribuir para uma distinção mais simples entre os conceitos e suas relações, iniciar pelo início.
A ética é uma área de estudo da filosofia que se dedica a pensar sobre as ações adotadas pelos indivíduos e os princípios, ou seja, valores morais que os orientam.
Eu identifico o início dessa preocupação filosófica com Sócrates. Um dos aforismos mais famosos da história, “conhece-te a ti mesmo”, que é atribuído a Sócrates e que sintetiza a filosofia socrática, é uma boa pista sobre as origens da reflexão ética. Preocupado em desconstruir o relativismo e o ceticismo ensinado pelos sofistas, Sócrates buscava estabelecer regras lógicas em seus pensamentos onde pudéssemos alcançar verdades objetivas que pudessem também serem demonstradas de forma objetiva. Quanto a isso, seu método de dois momentos o da Ironia e Maiêutica, não me deixam a menor dúvida quanto aos seus intentos.
A inauguração de uma filosofia centrada no homem (antropológica) devemos a Sócrates. E nesses nossos tempos pós-moderno e contemporâneo, nunca em nossa história a Ética foi mais urgente. Desde Sócrates o homem parece ter sido degradado (rebaixado em sua condição moral; corrompido, degenerado) em maior extensão e profundidade existencial. Não apenas um contra humanismo, mas hoje vivenciamos um processo de autodestruição da vida natural no seu todo tendo o homem como protagonista.
Pois bem, Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, tende a formar nosso caráter e uma compreensão mais objetiva dos valores humanos.
A Ética é um exercício de Reflexão. O conceito Reflexão, por sua vez, pode ser interpretado como ato de pensar. Ou ainda concentração do espírito sobre si próprio, suas representações, ideias, sentimentos. Mas não é pensar como todo mundo pensa, é pensar com os instrumentos do fazer filosofia. É pensar o já pensado tendo em vista a construção de um novo pensamento. É pensar por meio da aplicação de um método que leve ao investigar e ao raciocinar. Para isto, a Lógica e a Dialética são de grande ajuda.
Na filosofia, ao longo da história foram construídas muitas teorias. Da Antiguidade, podemos destacar Aristóteles com sua obra Ética a Eudemo (https://www.incm.pt/portal) e, com destaque, outra que tornou-se sua principal obra sobre ética: Ética a Nicômaco (https://abdet.com.br/). Do Medievo destaco "A Ética de Pedro Abelardo - um modelo medieval de aplicação da lógica à moral". (http://www.edufu.ufu.br/). Da Modernidade, destaco de Immanuel Kant a obra "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" de 1785 (https://www.arquer.com.br/). Destaco ainda Genealogia da Moral de friedrich nietzsche. (https://files.cercomp.ufg.br/). E um último destaque faço para Hans Jonas que desenvolveu a Ética da Responsabilidade ao pensar em consequências futuras. O filósofo atribuiu ao ser humano a responsabilidade pela manutenção da natureza e pela garantia do bem-estar e da existência de futuras gerações.(https://edisciplinas.usp.br/)
A Reflexão Ética pode ser, portanto, fundamentada a partir de muitas teorias. As diversas teorias buscam construir elementos norteadores para pensarmos o homem no seu todo, incluído aí a Natureza. Aliás, a Natureza passou a ser uma preocupação da Ética apenas recentemente.
Por muitos séculos a Ética teve caráter antropocêntrico. A Bioética é a construção de uma Ética holística que busca dar conta dos problemas que envolvem o homem e seu habitat. Aliás, os homens gananciosos por acumularem riquezas agrediram a Natureza, especialmente desde os inícios da Modernidade e a colocaram em situação de risco eminente de extinção.
A Reflexão Ética no âmbito do indivíduo pode ser uma grande auxiliar de prevenção às doenças do Século, por exemplo, como a Depressão. A Reflexão ética pode auxiliar em cuidados do homem para consigo mesmo. Pensando ações que o possibilite controlar a ansiedade por meio de atividades canalizadoras.
Ora, a Ética tem por finalidade dar consciência aos valores que o homem elege viver. A racionalização dos valores permitem ao homem desenvolver uma autonomia e tornar-se protagonista de seu destino.
Mas qual a diferença dos valores Éticos em relação aos morais? Eu diria que a diferença está em que a Ética permite a crítica aos valores morais enquanto esses últimos podem ser vivenciados de forma acrítica.
A Ética permite a adoção de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, o convívio social em meio a variadas diversidades. Elegendo e vivendo valores que possuem validade para todo e qualquer grupo social.
Os valores Éticos estariam para além dos limites de abrangência do grupo social. Por exemplo, o valor ético do respeito valeria para todos os grupos sociais. Como a ética é universal e atemporal, tem validade em todo grupo e em todo e qualquer lugar.
A ética seria o pensar constante dos fundamentos dos Direitos Humanos. A consciência vigilante sobre a Dignidade Humana. A ética é o pensar, o anunciar e o denunciar valores a serem vivenciados ou que estão sendo violados (https://www.amnesty.org/).
E a Moral? Tradicionalmente a Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, a partir do grupo social de origem. Todos nós nascemos em um grupo social e dele herdamos os valores morais. Alguns valores morais de um dado grupo social, podem entrar em conflito com os valores de outros grupos. É aí que entra a Ética.
O problema se intensifica se uma dado grupo ascende na sociedade com forte poder político ao ponto de interferir nas Leis. Influenciando moralmente a construção de Leis pode ser que acabem por impor ao conjunto da sociedade alguns valores morais que provoquem conflitos.
No Brasil foi o caso do Divórcio. A Lei do Divórcio (Lei 6.515/1977) veio por um fim à influência da moral cristã imposta ao conjunto da sociedade. Assim como na Igreja Católica, os casais estavam impedidos de uma segunda união tendo uma série de problemas daí decorrentes. "Assim, pessoas desquitadas não podiam casar novamente. Quando voltavam a se unir a alguém, a união não tinha respaldo legal. E os filhos eram considerados ilegítimos, como se gerados em relacionamentos extraconjugais. Além de não terem amparo da legislação, esses casais — que viviam “em concubinato”, segundo o termo jurídico — sofriam preconceito, especialmente as mulheres. Fonte: Agência Senado" (Leia mais em - https://www12.senado.leg.br/) (Leia também: (https://files.cercomp.ufg.br).
A Moral existe desde que os homens começaram a perceber a importância de viver em grupo, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos e foi sendo aprimorado ao longo da história.
A questão do bem e do mal é norteadora da relação entre Ética e Moral. O valor ético do respeito ao próximo já citado aqui está relacionado à Dignidade Humana. Porém, o mesmo valor em um grupo social pode sofrer interpretações particulares que muitas vezes podem ferir a Dignidade Humana.
A compreensão de bem e mal nos grupos sociais é relativa e varia de grupo a grupo social. Por exemplo, comer carne de vaca para os brasileiros não impõe nenhum problema moral e a carne é consumida como sendo apenas uma fonte a mais de proteínas. Porém, para grande parte dos indianos comer carne de vaca é um pecado mortal, pois a vaca é tida como habitat dos deuses. O Valor moral está influenciado por valores oriundos do hinduísmo que acabam influenciando, em algumas regiões da Índia, leis locais que podem ser mais rigorosas quanto às punições possíveis aos desavisados. De prisão simples com multas à pena perpétua.
sábado, 30 de julho de 2022
Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!
domingo, 19 de junho de 2022
MOÇAMBIQUE E BRASIL, PAÍSES IRMÃOS QUE DEVERIAM REAFIRMAR LAÇOS POR SOBERANIA E DESENVOLVIMENTOS ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL
https://bioeticaediplomacia.org/mocambique-o-brasil-e-aqui/
sexta-feira, 17 de junho de 2022
ACESSO AO ARQUIVO GERAL DO BLOG
BOLSONARO, O POLÍTICO MAIS IDIOTA QUE A HUMANIDADE JÁ PRODUZIU...
Definitivamente é muito difícil compreender quem é pior, se Bolsonaro ou seus seguidores. Somos sabedores de que os políticos existem por conta da sustentação popular que recebem. Teoricamente, na Democracia Representativa, deveriam representar os interesses do povo, mas sabemos que na prática são poucos os políticos que são fiéis a essa função.
Talvez isto explique porque o ex-presidente Lula consegue tanto apoio popular no Brasil e fora do país. Foi fiel aos interesses do povo enquanto governante e fez pelo povo tudo o que esteve ao seu alcance dentro de um limitado sistema capitalista brasileiro, gerenciado por uma elite atrasada, egoísta e entreguista.
Bolsonaro é resultado de uma parcela da sociedade brasileira. Bolsonaro é a imagem e semelhança dessa parcela da sociedade.
É um recorte da população que não tem os mais vulneráveis, os mais pobres, no seu horizonte de compreensão da política. Para essa gente, a teoria neoliberal é a única possibilidade de orientação do Estado. Um Estado mínimo para o povo mas sustentado pelo povo. Um Estado forte e pronto para salvar a elite financeira, os mais ricos, a classe média alta. Para eles tudo, para o povo nada!
Assim tem sido o governo Bolsonaro. Acabou com tudo o que é social, e o que manteve do social, manteve por interesses eleitoreiros. O gerenciamento da Pandemia provou que esse governo não gosta de gente, que é desumano. As florestas entregues aos interesses dos ilegais, dos crime organizados de todos os tipos. Economia destroçada pela incompetência administrativa de uma banqueiro no Ministério da Economia cuidando dos interesses dele mesmo e de sua turma. Entrega de nosso patrimônio público a preço de bananas: entrega do Pré-Sal, da Distribuidora nacional de petróleo, de refinarias, enfim... Destruição dos direitos trabalhistas. O resultado só poderia ser um: Fome e Miséria.
Esse indivíduo que governa para os ricos solta mentiras todos os dias, e verdadeiras pérolas como essas...
Bolsonaro disse: "Podemos viver sem oxigênio, mas jamais sem liberdade."
Jesus “não comprou pistola porque não tinha”, diz Bolsonaro.
A primeira nem vou comentar. Demonstra que o homem que brinca de ser presidente não tem cérebro. No mínimo precisa ser internado. Delira!
A segunda vou comentar porque tem muita gente que se diz religiosa, se diz cristã, e acredita que o "Diabo Bolsonaro" acredita em Deus! Sim, os evangelhos provam que o Diabo acredita em Deus e, nem por isso, o Diabo era de Deus!
Bolsonaro, usar politicamente o nome de Deus e ele dizer que acredita em Deus, não quer dizer que seja de Deus!
Aliás, se tem uma coisa que pela lógica fica comprovadamente demonstrada, é a de que Bolsonaro não é de Deus.
Quem joga milhões na fome não é de Deus! Quem administra a pandemia, como ele administrou e sendo responsável, conforme a CPI da Covid-19, por pelo menos 400 mil das quase 700 mil mortes, só para citar dois exemplos, não é de Deus nem aqui e nem em lugar algum.
Bolsonaro está há mais de 30 anos na política depois de ser persona non grata nos quartéis. Como político é tão péssimo como quando era um simples tenente incompetente e arruaceiro. Nunca prestou serviço relevante para a sociedade como parlamentar. Não poderia fazê-lo como presidente.
Mas, a parcela ignorante da sociedade continua insistindo em apoiar esse ser. Chega ser piada os lemas de que Bolsonaro defende a família, a pátria, Deus e a liberdade! Essa gente que acredita em tais absurdos deveria receber camisa de força. Mas estamos em uma Democracia e inclusive essa gente maluca merece seu espaço.
Jesus era defensor da justiça, da paz, do amor ao próximo e esse próximo, inclusive, podia ser o inimigo.
Não Bolsonaro! Jesus não compraria uma arma de fogo! E Se existisse `arma de fogo` e `Bolsonaro` no tempo de Jesus, não tenho dúvidas de que Jesus condenaria o uso de armas e expulsaria esse `demônio Bolsonaro` para o esgoto de onde saiu e que joga o Brasil no abismo da pobreza, da miséria, da desumanidade...