ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

domingo, 28 de março de 2010

RESUMO/AULAS_SEMANA Março/Abril: O Saber Mítico na Grécia e o Nascimento da Filosofia.


Acesse aqui Resumos de outras semanas
(Filosofia/Aulas/Resumos 1)

Acesse aqui Resumos de outras semanas
(Filosofia/Aulas/Resumos2)

Counter

Resumo/Aulas
Semana 29/03-01.04
Concepção de Filosofia. Movida pela DÚVIDA a Filosofia se alimenta de problemas/perguntas infindáveis...

“A filosofia refere-se à actividade central dos seres humanos enquanto tal e, portanto, nenhuma educação pode evitá-la, nem sequer ensiná-la como uma tarefa empreendida por outros e que pode ser admirada sem a participação do educando.

(...) mas a filosofia não pode provir da mera história, tendo antes que converter-se em biografia de quem se aproxima dela., sob pena de se reduzir a um pedantismo ocioso e artificial. E exactamente esse pedantismo o culpado, em boa medida, da secundarização actual da disciplina de filosofia(...)

(...) Podemos avaliar se a vida vale ou não a pena ? Tem a vida - a tua, a minha - umi valor determinado ou todos os valores são determinados pela vida? Há formas de viver melhores e piores? Porquê? (...)

É à ânsia de perguntarmos coisas assim que chamanos filosofia - São perguntas enormes, radicais absolutas que fazem as crianças antes de serem domesticadas nos colégios(...). São perguntas impossíveis como as que fazemos num enterro de um ser querido ou as que sussuram os apaixonados, olhando-se nos olhos: «Amas-me?» As grandes perguntas da vida e da morte, as interrogações sobre a violência e o amor. Ao longo dos séculos, os filósofos colocaram-nos uma e outra vez oferecendo cada um as suas respostas peculiares e contradizendo-se uns aos outros. (..). Tira-se algo a limpo da filosofia? Pois tira, pelo menos algo muito importante: as próprias perguntas.

Mas para que serve fazermo-nos umas perguntas às quais, pelos vistos ninguém consegue dar uma resposta definitiva.? A esta pergunta que aliás também é filosófica podem dar-se como réplica novas perguntas: porque é que tudo tem de servir para alguma coisa, isto é, é obrigatório que sejamos servos ou criados de algo ou de alguém? Será que somos empregados de nós próprios? Se calhar fazermo-nos as grandes perguntas serve precisamente para isso: para demonstrar que nem sempre estamos de serviço que algumas vezes podemos pensar como se fôssemos amos e senhores. Suponho que era mais ou menos a isso que Sócrates se referia quando disse que « uma vida sem indagação não vale a pena ser vivida».(...)

Embora aquilo a que não se pode verdadeiramente renunciar sejam as perguntas, as respostas que os filósofos (ou qualquer um de nós quando faz de filósofo) propõem também não são de desdenhar. Essas respostas filosóficas distinguem-se porque não tapam completamente a pergunta que as suscita e deixa sempre um vazio por onde passam as novas interrogações para que o jogo — o humano jogo da vida — continue em aberto. As respostas filosóficas são, em geral, um cocktail racional com dois ingredientes básicos: cepticismo e imaginação . Primeiro cepticismo porque quem acredita em tudo nunca pensa nada. Para pensar há que perder a fé: a fé nas aparências, nas rotinas, nos dogmas, nos hábitos da tribo, na «normalidade » indiscutível do que nos rodeia. Pensar não é ver tudo claríssimo, mas sim começar a não ver nada claro o que antes considerávamos evidente. O cepticismo acompanha sempre a filosofia, flexibiliza-a dá-lhe sensatez (...). Mas a filosofia também é feita de imaginação. Atenção, não de fantasias ou delírios (...) quem tem imaginação procura o que é novo a partir da realidade tal como a conhecemos.(...)

No mundo estão sempre acontecer coisas, catástrofes, descobertas revolucionárias e perdas irreparáveis, todas as semanas têm lugar dois ou três acontecimentos (históricos» e não há um mês em que não se celebre o casamento «do século» (...). Está mais que visto que todos os dias tem de acontecer o nunca visto. Dizem-no as televisões, as rádios, as revistas e os jornais.., de modo que está bem. (...) Entre tantas vozes que proclamam as novidades, ninguém se lembrará, de vez em quando, do que é de sempre? Se não me engano esta poderia ser uma das tarefas da filosofia, isto é a vossa e a minha, quando nos dá para repetir as grandes perguntas, para tentarmos com imaginação e cepticismo dar-lhes as nossas pequenas respostas. Atitude aliás muito diferente dessa outra fórmula pedante da filosofia que em cada trimestre proclama « o tema do nosso tempo» (...) Não, o que conta filosoficamente é o mesmo de sempre, o que nunca passa de moda: a consciência humana de se saber vivo e mortal, aqui e agora. (...). A vida é sempre do presente uma das piores superstições é denegrir o instante eterno que habitamos como impossibilitador da vida. (...). A filosofia ajuda a viver humanamente porque não prega a boa nova nem o apocalipse, defendendo antes com cepticismo e imaginação o presente — o de sempre , o que nunca passa - contra modas e superstições".

Extraído de SALVATER, Fernando.Livre Mente. Lisboa: Relógio d`água, 2000. pp.175-182
( Quem é Fernando Savater? Nasceu em San sebastián ( São Sebastião (em basco Donostia, em castelhano San Sebastián) é uma cidade localizada no País Basco espanhol, capital da província de Guipúscoa. Rodeada pela Baía da Concha, junto ao mar da Biscaia, a cidade tem cerca de 183 000 habitantes, enquanto sua periferia possui aproximadamente 400 mil residentes.), em 1947. Catedrático de ética na Universidade Complutense de Madrid, é autor de uma vasta obra que abarca o ensaio, a narrativa e o teatro. Entre outros galardões, recebeu o Prêmio Francisco Cerecedo da Associação de Jornalistas Europeus e o Prêmio Sakharov de Direitos Humanos. Fernando Savater é um dos pensadores mais destacados da Espanha e grande popularidade no mundo inteiro.)

Em analogia

ANTES:Pensamento Mítico
"Pois eu vou ver os limites da Terra fecunda, e o Oceano, origem dos deuses, e Tétis, sua Mãe". Homero, Ilíada.

"Primeiro que tudo houve o Caos, e depois a Terra de peito ingente, suporte inabalável de tudo quanto existe, e Eros, o mais belo entre os deuses imortais, que amolece os membros e, no peito de todos os homens e deus, domina o espírito e a vontade esclarecida.

Do Caos nasceram o Erebro e a negra Noite, e da Noite, por sua vez, o Éter e o Dia, a Terra gerou primeiro o Céu constelado, com o seu tamanho, para que a cobrissem por todo e fosse para sempre a mansão segura dos deuses bem-aventurados.

Gerou ainda as altas Montanhas, morada aprazível das deusas Ninfas, que habitam os montes cercados de vales.

E gerou também o abismo insondável do mar, com marés, embravecidas, o Mar, sem os doces ritos do amor". Hesíodo, Teogonia (Séc.VIII/VII a.C).

DEPOIS: Pensamento Racional-Filosófico

Tales (624-545 a.C.)
"Pensam eles que também Homero, tal como Tales, que aprendeu dos egípcios, fez da água o princípio e origem de todas as coisas". Frag.70

"É que ele (Tales) diz que o orbe das terras é sustido pela água e se desloca como um barco, e que, quando se diz "que ela treme", efectivamente balouça devido ao movimento da água". Frag.90

"Tales disse que o espírito do mundo é deus, e que a totalidade das coisas é dotada de alma cheia de daímones; é precisamente através da humidade elementar que nele penetra um poder divino que o move". Frag.95

Anaximandro (610-547 a.C.)
"Disse que o princípio e elemento das coisas que existem era o apeiron (indefinido ou indeterminado), tendo sido ele o primeiro a usar o nome de princípio material. (Além disto, disse que o movimento era eterno, do que resulta que se originem os céus)".Frag.103

"Ele diz que aquilo que produz, a partir do eterno, o calor e o frio, se separou aquando de geração deste mundo, e que a partir dele uma espécie de esfera de chamas se formou em volta do ar que circunda a Terra, como a casca em redor da árvore. Quando esta (a esfera) estalou e foi encerrada em determinados círculos, foi então que se formou o Sol e a Lua e os astros". Frag.123

"Ele diz que a Terra tem a forma cilíndrica, e que a sua profundidade é um terço da largura. A sua forma é curva, redonda, semelhante ao tronco de uma coluna, das duas superfícies planas, nós caminhamos sobre uma, e a outra está no lado oposto". Frag.124

"Anaximandro disse que os primeiros seres vivos nasceram na humidade, envoltos em cascas espinhosas; e que, quando a idade aumentou, se mudaram para a parte mais seca e, depois da casca ter estalado levaram, por curto espaço de tempo, um género de vida diferente". Frag.136

"Demais, ele diz que no começo o homem nasceu de seres de espécie diferente". Frag.137

Anaxímenes (560-500 a.C.)
"Anaxímenes ... dizia que o ar infinito era o princípio do qual provém todas as coisas que estão a gerar-se, e que existem, e que hão-de existir, e que os deuses e as coisas divinas, e o resto proveniente dos seres por ele produzidos. A forma do ar é a seguinte: quando ele é igual, é invisível à vista, mas é revelado pelo frio e pelo calor e pela humidade e pelo movimento". Frag.144

"E todas as coisas são produzidas por uma espécie de condensação, e depois rarefacção, dele (s.c. ar). O movimento existe, e de facto, desde todo o sempre; ele diz que, quando o ar se comprime, logo se gera a Terra, a primeira de as coisas completamente plana - por isso é consequentemente levada pelo ar; e o Sol e a Lua e os demais corpos celestes têm na Terra a origem do seu nascimento. Pelo menos, ele declara que o Sol é Terra, mas que, devido à rapidez do seu movimento, obtém calor bastante".Frag.151

"O mundo uno é considerado como gerado e destrutível, por todos aqueles que dizem que há sempre um mundo, embora não seja sempre o mesmo, mas se torne diferente em diferentes ocasiões de acordo com determinados períodos de tempo, como afirmaram Anaxímenes e Heraclito, e posteriormente os estóicos". Frag.150

Antes de aprofundarmos nossos estudos quanto ao contexto das primeiras produções filosóficas na Grécia Pré-Socrática, vamos primeiramente investigar alguns fatores que possibilitaram a Filosofia surgir na Grécia e não, em um outro lugar do globo. Que fatores, possibilitaram o surgimento da Filosofia na Grécia?

FILOSOFIA : Os gregos começaram a explicar o mundo de uma forma diferente da explicação mitológica. Em outros termos, o que tornou possível a passagem da cosmogonia à cosmologia? Há causas para a origem da Filosofia e, agora, vamos analisar algumas delas. Perceba como cada uma delas operou uma mudança significativa no modo de pensar do homem na Antigüidade grega, permitindo a formação de coisas novas como a Filosofia, segundo Jean-Pierre Vernant (As origens do pensamento grego, da editora Difel, Rio de Janeiro). Navegações: uma parte considerável da vida dos gregos relacionava-se com o mar, era de onde, por exemplo, conseguiam obter parte significativa de sua alimentação. Vivendo muito no mar, os gregos não encontraram muitos dos monstros marinhos narrados pela história oral e nem vivenciaram seres e histórias narradas por poetas. Assim, as navegações contribuíram para o que Max Weber chamou mais tarde de “desencantamento do mundo”. Fazia-se necessário um saber que explicasse os fatos ocorridos na natureza que não recorresse a histórias sobrenaturais.

a) Calendário e moeda. Viver podendo pensar o tempo abstratamente e quantificando valores para realizar trocas não é algo que sempre ocorreu na história da humanidade. Quando os gregos passaram a utilizar os calendário e a moeda, introduzida pelos fenícios, conseguiram abstrair valores como símbolo para as coisas, fazendo avançar a capacidade de matematizar e de representação. Tudo isso favoreceu um desenvolvimento mental muito significativo e com grande capacidade de abstração.

b) Escrita. Outro fator que potencializou em grande medida o poder de abstração do homem grego foi transcrever a palavra e o pensamento com símbolos: eis o alfabeto. A escrita permite o pensamento mais aguçado sobre algo quando ficamos lendo e analisando alguma coisa, como, por exemplo, uma lei. Ao ser fixada, a lei fica exposta como um bem comum de toda a cidade, um saber que não é secreto como um saber vinculado ao exercício de um sacerdote, mas propriamente público, além de estabelecer uma nova noção na atividade jurídica, a saber, uma verdade objetiva.

c) Política. Esta é a principal causa para a origem da Filosofia, já que, até agora, vimos somente a contribuição das técnicas para isso; porém, havia mais recursos técnicos no Oriente que na Grécia, e a Filosofia é uma invenção genuinamente grega, além do Oriente não ter se libertado dos mitos. Note que a palavra política é formada pelo termo grego polis (), cujo significado é cidade, cidade-estado, conjunto de cidadãos que vivem em um mesmo lugar e uma mesma lei. E o mais importante: são os cidadãos que faziam suas próprias leis mediante uma assembléia. Esta prática teve início com os guerreiros que, juntos, discutiam o melhor modo de vencer ao inimigo, cada um dos guerreiros tinha o direito de falar, bastando para isso ir ao centro do círculo formado na assembléia; ao final da guerra, outras assembléias eram feitas para dividir o que foi ganho. Isto é, ocorre a prática do diálogo para a decisão, dando a todos o direito de falar e a condição de serem iguais uns aos outros e à lei partilhada entre eles. Aquele que conseguir convencer a maioria de que sua proposta é a que aproxima-se mais da verdade de como vencer aos inimigos, receberá maior número de votos. Ora, é esta a prática que o filósofo adotou mais tarde: escrevendo ou discursando, tornava pública suas idéias por considerá-las verdadeiras, por pretender encontrar a harmonia perdida do debate entre opiniões divergentes. Debater, trocar opiniões, argumentar, eis a prática democrática, eis a prática filosófica. A Filosofia nasce como uma filha da polis, como uma filha da democracia.Eis o que Jean Pierre Vernant chamou de um “universo espiritual da polis”: trata-se de um lugar com proeminência da palavra - a palavra aberta a todos e com igualdade no seu uso era o modo de fazer política; com publicidade - separação entre questões privadas e questões públicas, estabelecendo práticas abertas e democráticas em oposição aos processos secretos; com isonomia – todos eram iguais no exercício do poder e diante das leis que criaram. Além disso, este novo universo espiritual esteve acompanhado e propiciou uma “mutação mental” nos homens: agora era possível explicar o mundo abstratamente excluindo o sobrenatural.Este novo “universo espiritual da polis” foi determinante para a origem da Filosofia. O que falta sabermos, agora, é porque só algumas pessoas tornaram-se filósofos, e não todas.
A filosofia possui um lugar mítico de origem- Mileto. Trata-se de uma antiga colônia grega situada na Jônia, metade sul da costa ocidental da Ásia Menor.

A Jônia foi segundo Jean Bernardt, a primeira região a libertar-se claramente do imobilismo e das pesadas tradições que definem "a organização dos modos de vida predominantemente camposes, em que reinam aristocracias agrárias". Nesta região da Grande -Grécia, uma crescente civilização urbana crescera em vários locais, ligada ao artesanato e a trocas comerciais a longa distância, por via marítima. É nesta região, verdadeira encruzilhada de culturas, que uma velha colônia cretense - Mileto - atingirá nos séculos VII e VI a.C., uma enorme opulência. Aqui surgirão os "três primeiros" filosófos: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.

A Nova Atitude: Vamos considerar três pontos cruciais para a reflexão filosófica poder acontecer:
1. Embora a capacidade de refletir seja inerente a todos os homens, a maioria não a exercita, uma vez que há forças reais, porém, ocultas que dificultam esse livre exercício e inclusive buscam esvaziá-lo de sentido - chamamos esse processo de ALIENAÇÃO que brota de uma dada ideologia dominante . Por hábito uns fazem-no mais do que outros.Viver e refletir não são necessariamente sinônimos, exige uma decisão do sujeito e um esforço constante para superar os limites impostos a este processo.

2. Designa-se por atitude natural, a nossa atitude mais comum que temos perante as coisas, em que nos limitamos a aceitar passivamente aquilo que nos é dado através dos sentidos. Nesse sentido a atitude natural é também designada por Senso Comum, o primeiro nível de conhecimento e este saber é cooptado a fim de manter as pessoas sob domínio, sem o exercício pleno da Faculdade Anímica da Razão. As instituições tradicionais e conservadoras Igreja e Forças Armadas; bem como alguns governos totalitários, ditadores, não gostam nada da idéia de que os cidadãos e/ou fiéis sob seu domínio usem a Razão. Pois não adimitem que suas "verdades" sejam contestadas. Assim também agem a pequena porcentagem dos mais ricos - que se utilizam de todos os meios possíveis, principalmente da mídia, para manipular e manter sob domínio constante as mentes e decisões da grande massa populacional.

3. O pensamento reflexivo surge, quando o homem toma uma atitude problematizadora da realidade; Aquilo que era natural, surge de repente como algo estranho, carecendo de ser compreendido e explicitado. Refletir implica um distanciamento das coisas, para as poder voltar a olhar de outra forma. Designa-se esta última atitude por reflexiva. Este distanciamento não é fácil de ser feito, uma vez que exigiria que a pessoa colocasse em suspensão suas crenças e opiniões pessoais, para poder deitar-se sobre o pensamento e no retorno ver o que sobra daquilo que possuía antes e aquilo de novo que poderá construir rumo a uma vida mais livre e feliz. Aqui está a autonomia do pensar por si mesmo...

Preste atenção a este dado: As especulações de Tales, Anaxímenes e Anaximandro (filósofos que voltaremos a estudar mais detalhadamente nas próximas semanas) pouco se afastam do pensamento mítico quanto aos temas que abordam. A sua grande inovação está na atitude e no modo como o fazem. Eles começam por transpor para uma forma des-sacralizada, material ou abstrata, as ideias sobre o cosmos e a sua origem criadas pela religião, separando desta forma o mundo físico do seu fundo mítico. O mundo de Homéro, por exemplo, ordenava-se por uma partilha entre os deuses, dos domínios e das honras: Zeus, era identificado com o céu "étereo (aither, o fogo); Hades, a sombra "novoenta" (aer, o ar); a Poseidon, o mar, etc.O que eles fizeram foi despojarem os deuses dos seus atributos, ficando apenas com os elementos materiais, a água, o ar, o fogo, etc. A partir destes elementos primordiais, portadores de uma energia própria, imaginaram a criação de todas as coisas.

É por esta razão que durante muito tempo, as suas preocupações foram essencialmente cosmológicas: como emergiu do caos um mundo ordenado? qual o princípio constitutivo de de todas as coisas? A Cosmologia em analogia com a teogonia/cosmogonia, esse será o conteúdo de nosssas próximas aulas para compreendermos o processo que possibilitou a Filosofia...

Continua na próxima semana, um abraço.



SUGESTÕES DE LEITURAS / adquira livros de Filosofia de graça:

As Origens do Pensamento Grego, de VERNANT.


O surgimento da razão nas estruturas sociais e mentais da cultura grega.Esse ensaio clássico de Jean-Pierre Vernant é leitura fundamental para todos os que se interessam por filosofia e pela história da cultura. Escrita em linguagem clara e sem apresentar dificuldades técnicas, "As Origens do Pensamento Grego" é uma obra que pode ser lida tanto por especialistas quanto pelo público leigo.

O trabalho de Jean-Pierre Vernant tem como fio condutor mostrar como a razão grega era política, isto é, como a reflexão ligava-se ao exercício da cidadania. Para tal, Vernant traz à cena as estruturas comuns que engendraram a cidade e o pensamento racional, reconstituindo a organização social e política do mundo micênico, que antecedeu a democracia grega do século 5a.C.

Trata-se de mostrar, nas palavras de Vernant, como "a viragem do séc. 8a.C. ao séc. 7a.C. assegura, pela laicização do pensamento político, o advento da filosofia".

O aparecimento da polis (a cidade, no sentido grego) constitui, no mundo grego, um acontecimento decisivo. O livro de Vernant trata da preeminência que a palavra adquire sobre os demais instrumentos de poder e do caráter público das manifestações da vida social. Nesse contexto, os saberes e os valores vão se tornando acessíveis a uma esfera cada vez mais ampla da população.

Jean-Pierre Vernant nasceu na França e tornou-se um dos maiores especialistas do mundo em Grécia Clássica. Foi professor do Collège de France e autor de dezenas de obras reconhecidas, como "Mito e Tragédia na Grécia Antiga" e "O Universo, os Deuses e os Homens". Vernant morreu em 2007, aos 93 anos.
fonte: resenha UOL educação


Para professores de história, filosofia e das demais áreas de ciências humanas, é leitura altamente recomendada. A obra também pode ser lida por alunos do Ensino Médio, uma vez que o estilo literário de Vernant é bastante acessível.

TENHA ESTE LIVRO DE VERNANT, TOTALMENTE GRÁTIS, SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO E CONFIRA OUTROS LIVROS DE FILOSOFIA QUE VOCÊ PODERÁ ADQUIRIR DE GRAÇA VIA DOWNLOAD:

Nome: Arte Poética - Aristóteles
Autor:Aristóteles
Gênero: Filosofia
Editora: Martin Claret

"Aristóteles é um dos maiores filósofos da Grécia antiga. Do século IV a.C. até os dias de hoje, seu pensamento não cessou de exercer influência sobre diversos ramos do conhecimento humano. Para Hegel, Aristóteles foi o primeiro a fazer história da filosofia. O texto da Arte Poética não chegou até nós em bom estado. Há neles certas lacunas que os filósofos tentaram restabelecer. É sabido que a Arte Poética é o resultado das lições professadas por Aristóteles. No parecer do professor W. D. Ross, "A Poética está longe de ser uma teoria da poesia em geral, menos ainda das belas artes. No entanto contém talvez o maior número de idéias fecundas sobre a arte que qualquer outro livro".
ABRA A PÁGINA, DIGITE O CÓDIGO E ESPERE CARREGAR. ESCOLHA DOWNLOAD COMUM, SALVE EM SUA MÁQUINA, IMPRIMA E BOA LEITURA
Dê um clique aqui e Acesse (Arte Poética - Aristóteles)

PARA OBTER O LIVRO "AS ORIGENS DO PENSAMENTO GREGO" DE VERNANT: Quando abrir a página dê clique em "Download Now" ícone em azul, espere a contagem regressiva de segundos e dê clique em Click here..." Escolha salvar em sua máquina, imprime depois e boa leitura...
Dê um clique aqui e Acesse (AS ORIGENS DO PENSAMENTO GREGO" DE VERNANT)

Nome: Fédon (Fedão) - Platão
Autor:Platão
Gênero: Filosofia

Sinopse: Fédon (ou Fedão) o título de uma obra filosófica escrita por Platão que, através de diálogos, relata os últimos ensinamentos do filósofo Sócrates, antes de tomar a cicuta (pois fora condenado à morte pelo Estado). Na obra, Equécrates ao encontrar Fédon pergunta a este quais foram as últimas palavras e ensinamentos do mestre Sócrates antes de morrer e pede que os relate, com a maior exatidão possível. Sócrates fala sobre a morte, a idéia, o destino da alma, dentre outros assuntos. Na ocasião de sua morte, segundo Fédon, estavam Apolodoro, Critobulo e seu pai, Hermógenes, Epígenes, Ésquines, Antístenes, Ctesipo de Peânia, Menexeno, Símias o Tebano, Cebes, Fedondes, Euclides e Terpsião, além de outros. Segundo Fédon, Platão se encontrava doente. O mais importante a se lembrar, antes de iniciar a leitura do diálogo, é que este é um diálogo que não pertence à "fase socrática" de Platão, (divisão utilizada por alguns Filósofos). Sendo assim, ele estaria apenas usando a imagem do mestre para "divulgar" seu próprio projeto filosófico. Isto pode ser confirmado em determinadas passagens, como por exemplo, naquela onde Cebes comenta: "(...) Como o que costumas dizer amiúde: lembrar nada mais é que recordar." Este trecho mostra claramente a idéia de Platão acerca do mundo das idéias, sua máxima teoria. Platão recebeu uma influência muito forte da religião Órfica, que cria na alma e reencarnação. O diálogo Fédon é uma máxima desta influência, onde Platão faz o primeiro postulado acerca da alma.

ABRA A PÁGINA, DIGITE O CÓDIGO E ESPERE CARREGAR. ESCOLHA DOWNLOAD COMUM, SALVE EM SUA MÁQUINA, IMPRIMA E BOA LEITURA

Dê um clique aqui e Acesse (Fédon (Fedão) - Platão)

título: Filebo - Platão
autor: Platão
gênero: Filosofia. S
inopse: Este livro é parte do resultado do VIII Colóquio Internacional do Centro do Pensamento Antigo, realizado na Unicamp em 2005. Este evento teve como tema central “Prazer, felicidade e justa medida no mundo antigo”, reunindo filósofos, filólogos e historiadores. Desde os poemas homéricos aos últimos dias da Antigüidade, gregos e romanos investigaram e vivenciaram as difíceis relações entre prazer, felicidade e medida. Poderia a vida humana escapar dos males da existência através de um saber ético fundado em regras precisas? A virtude traz a felicidade ou apenas uma vida cinzenta? A vida feliz seria aquela repleta de prazeres ou, ao contrário, aquela que sabe escapar das dores mais terríveis que assolam os mortais? Existiria uma justa medida, saber quase divino, que pode articular com rigor prazer e felicidade? Neste volume apresentam-se as contribuições que foram voltadas exclusivamente para o diálogo Filebo, de Platão. Especialistas neste autor, filiados à Sociedade Brasileira de Platonistas e à International Plato Society, refletem aqui sobre este diálogo que medita, particularmente, sobre o prazer e a felicidade na vida dos homens. O estudo do diálogo Filebo mostra as múltiplas possibilidades rigorosas e métodos diversos de interpretar Platão, mas também, o interesse que causa a obra deste filósofo antigo, mesmo para não-especialistas em Filosofia. No diálogo se investiga qual seria a melhor de todas as vidas, aquela que levaria realmente à eudaimonia, palavra grega que, de forma aproximada, pode-se traduzir por “felicidade”.

ABRA A PÁGINA, DIGITE O CÓDIGO E ESPERE CARREGAR. ESCOLHA DOWNLOAD COMUM, SALVE EM SUA MÁQUINA, IMPRIMA E BOA LEITURA
Dê um clique aqui e Acesse (Filebo - Platão)

sinopse
Górgias é um diálogo de Platão, filósofo grego do século V a.C., e que fala, inicialmente, do papel da Retórica, qual a sua função e como esta deve ser usada, contrapondo o seu uso habitual - o dos sofistas (representados por Górgias, Polo e Cálicles) - com uma nova visão - a do filósofo Sócrates - que conclui que esta é não só inútil, mas mesmo imoral.
Iniciando um debate com Górgias, Sócrates induz o seu oponente em contradição, levando-o a dizer que a Retórica, a arte dos discursos políticos que tem como objecto a justiça, pode ser usada de forma errada e, ao mesmo tempo, que todos aqueles que a aprendem são incapazes de cometer qualquer acto injusto. Perante esta contradição, surge Polo, discípulo de Górgias, que defende o seu mestre e a sua Arte, afirmando que esta é a mais bela das artes. Sócrates apresenta, então, a sua Teoria da Adulação. Polo inicia um discurso argumentando que a Retórica dá poder àqueles que a dominam, ao que Sócrates contrapõe com o aparente paradoxo de que os que têm mais poder não são os mais poderosos. Após uma longa discussão, Sócrates obriga Polo a admitir que cometer uma injustiça é mau, e, caso a tenha cometido, o sujeito deve preferir ser castigado a fugir ileso. Cálicles. o anfitrião, toma então a palavra, afirmando que Sócrates está errado e critica sua forma de debater. Afirma que não existem semelhanças entre as Leis da Natureza e as Leis da Convenção.
ABRA A PÁGINA, DIGITE O CÓDIGO E ESPERE CARREGAR. ESCOLHA DOWNLOAD COMUM, SALVE EM SUA MÁQUINA, IMPRIMA E BOA LEITURA.

Dê um clique aqui e Acesse (Gorgias - Platão)

Dê CLIQUE e acesse os conteúdos abaixo:

OMS: alerta que mortes por gripe suína no mundo chegam a 16,9 mil (Saúde)

DENGUE: OUTRO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA (Saúde)

DENGUE E FEBRE AMARELA: QUAL A DIFERENÇA?
(Saúde)

Educação:como plano estratégico do desenvolvimento do país
(Educação/Artigo)

No Dia Mundial da Água, uma triste constatação: 884 milhões vivem sem água potável.
(Água e Saúde)

Manuscrito da Teoria da Relatividade é exposto pela primeira vez .
(Ciência)

Internet pode contribuir para falta de concentração
(Espaço Multimídia)

Antipragas grátis e sem instalação para seu computador
(Espaço Multimídia)

Tabaco deve matar 1 bilhão de pessoas até 2100, diz OMS
(Tabaco e Saúde)

Conheça a Dieta do Tipo Sangüíneo
(Sangue e Saúde)

Filosofia & Ciência & Educação & Saúde: atualizações.

Counter

Gripe Suina (H1N1)

OMS

mortes por gripe suína no mundo chegam a 16,9 mil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou (26.03) que 16.931 pessoas já morreram vítimas da influenza A (H1N1) – gripe suína em todo o mundo. Foram registradas 118 novas mortes provocadas pela doença na última semana, já que o último balanço do órgão indicava um total de 16.813 óbitos.

O Comitê de Emergência da OMS decidiu manter o nível de pandemia para a gripe suína. De acordo com o órgão, há a constatação de queda de casos da doença em alguns países, mas há também indícios de alto nível de transmissão no Oeste da África.

Fonte: Agência Brasil

COM A CHEGADA DO FRIO, CUIDADOS REDOBRADOS:


O QUE É A gripe suína é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Embora o nome da doença faça referência aos suínos, não há indícios de que esse novo subtipo de vírus tenha acometido porcos. Portanto, não há risco no contato e consumo de produtos de origem suína

No dia 11 de junho de 2009, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a gripe suína atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada).

TRANSMISSÃO Assim como a gripe comum, a influenza suína é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas.


PREVENÇÃO De acordo com o Ministério da Saúde, cuidados básicos de higiene são fundamentais para se evitar a contaminação com o vírus A (H1N1), são eles:

- lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão;
- evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies;
- não compartilhar objetos de uso pessoal
- cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

As vacinas já estão disponibilizadas. Mas mesmo os vacinados devem manter os cuidados preventivos, uma vez que o vírus pode passar por outras mutações para as quais não há garantia de proteção através da vacina atual.

SINTOMAS: febre acima de 38º e tosse, podendo ser seguida de dor nas articulações, garganta, cabeça, prostração e dificuldade respiratória – em pessoas que tenham voltado em até 10 dias dos países atingidos pela doença.

O Ministério da Saúde recomenda que se houver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.

DIAGNÓSTICO Para se realizar o diagnóstico da gripe suína, é necessário que se colete uma amostra respiratória nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

TRATAMENTO Todos os hospitais estão preparados para receber pacientes com sintomas leves de gripe, caso necessário são encaminhados para outros centros hospitalares de referência.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

PERGUNTAS FREQÜENTES

1. Existe transmissão sustentada do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil?
Desde 24 de abril de 2009, data do primeiro alerta dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surgimento da nova doença, até o dia 15 de julho, o Ministério da Saúde só havia registrado casos no país de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. No dia 16 de julho, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso de transmissão da Influenza A (H1N1) no Brasil sem esse tipo de vínculo. Trata-se de paciente do Estado de São Paulo, que morreu no dia 30 de junho. Esse caso nos dava a primeira evidência de que o novo vírus estava em circulação em território nacional.


2. Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.

3. Quando eu devo procurar um médico?
Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.

4. O que fazer em caso de surgimento de sintomas?
Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência.

5. Por que o exame laboratorial parou de ser realizado em todos os casos suspeitos?
Essa mudança ocorreu porque um percentual significativo — mais de 70% — das amostras de casos suspeitos analisadas em laboratórios de referência, antes dessa mudança, não era da nova gripe, mas de outros vírus respiratórios. Com o aumento do número de casos no país, a prioridade do sistema público de saúde é detectar e tratar com a máxima agilidade os casos graves e evitar mortes.

6. Se o exame não é realizado em todas as pessoas, isso significa que o número de casos registrados será subnotificado?
É importante ficar claro que vários países estão adotando a mesma prática, por recomendação da Organização Mundial da Saúde. Vamos continuar a registrar o número de casos. Como já ocorre com surtos de gripe comum, vamos confirmar uma amostra de casos e todos os outros que tiverem os mesmos sintomas e no mesmo ambiente, seja em casa, na escola, no trabalho, na igreja ou no clube, serão confirmados por vínculo epidemiológico. Além disso, temos no Brasil 62 unidades de “Rede Sentinela” em todos os estados, com a função de monitorar a circulação do vírus influenza e ocorrência de surtos. Essa rede permite que as autoridades sanitárias monitorem a ocorrência de surtos devido ao vírus da gripe comum — e, agora, do novo vírus — por meio da coleta sistemática de amostras e envio aos laboratórios de referência. É importante ficar claro que, a partir de agora, o objetivo não é saber se todos os que têm gripe foram infectados por vírus da influenza sazonal ou pelo novo vírus. Com o aumento no número de casos, passamos agora a trabalhar com o diagnóstico coletivo, exceto para aqueles que podem desenvolver a forma grave da doença, seja gripe comum ou gripe A.

7. Quais os critérios de utilização para o Tamiflu?
Apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave serão medicados com o Tamiflu. Os demais terão os sintomas tratados, de acordo com indicação médica. O objetivo é evitar o uso desnecessário e uma possível resistência ao medicamento, assim como já foi registrado no Reino Unido, Japão e Hong Kong. É importante lembrar, também, que todas as pessoas que compõem o grupo de risco para complicações de influenza requerem avaliação e monitoramento clínico constante de seu médico, para indicação ou não de tratamento com o Tamiflu. Esse grupo de risco é composto por: idosos acima de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer, em tratamento para AIDS), e também pessoas com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.

8. O medicamento está em falta?
Não. O Ministério da Saúde possui estoque suficiente de medicamento para tratamento dos casos indicados. Além de comprimidos para uso imediato, temos matéria-prima para produzir mais nove milhões de tratamentos.

9. Os hospitais estão preparados para atender pacientes com a Influenza A (H1N1)?
Atualmente, o Brasil possui 68 hospitais de referência para tratamento de pacientes graves infectados pelo novo vírus. Nestas unidades, existem 900 leitos com isolamento adequado para atender aos casos que necessitem de internação. Todos os outros hospitais estão preparados para receber pacientes com sintomas leves de gripe.

10. Como eu posso me prevenir da doença?
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

RECOMENDAÇÕES PARA OS VIAJANTESViajarão para áreas afetadas:

• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.
Substituir as máscaras sempre que necessário.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes
e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.

Chegam de áreas afetadas:

Caso apresentem febre alta repentina (maior que 38ºC) e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações e dificuldade respiratória, em um período de até 10 dias após saírem de área afetada pela influenza suína, devem:
• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

Mais informações
0800-61-1997 - Disque Saúde do Ministério da Saúde para dúvidas e informações sobre a gripe suína.
Fonte: Ministério da Saúde


DENGUE: OUTRO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

prevenção está ligada à Educação para a tomada de consciência coletiva: combater o mosquito é uma missão de todos nós.

O que é a Dengue
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.No Brasil, a doença ocorre principalmente entre os meses de janeiro e maio, período em que as temperaturas estão mais elevadas. A associação entre a doença e o calor, no entanto, explica também a ocorrência de casos por todo o ano. “Nas principais cidades brasileiras, as condições são favoráveis ao Aedes aegypti em qualquer período do ano”, adverte o pesquisador Anthony Érico Guimarães, do Laboratório de Diptera da Fiocruz. Além do calor, o verão também traz um maior volume de chuva, possibilitando que recipientes como latas, garrafas pet e pneus se transformem em criadouros potenciais das larvas do mosquito. As temperaturas elevadas encurtam o ciclo de desenvolvimento das larvas, aumentando a quantidade de mosquitos em todas as regiões.

Tipos de Dengue
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Formas de apresentação
A dengue pode se apresentar – clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

- Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

- Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

DENGUE E FEBRE AMARELA: QUAL A DIFERENÇA?
A febre amarela pode ser transmitida por dois vetores, o Aedes aegypti e o Aedes haemagogus. Nas regiões urbanas, a doença, que tem preocupado as populações de Goiás e do Distrito Federal, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. O haemagogus é um inseto que mantém o ciclo do vírus apenas nas regiões silvestres do país.

O professor Paulo Zanotto, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), explicou, em entrevista à Agência Brasil, que nas florestas brasileiras os macacos são contaminados pelo haemagogus e a que transmissão do vírus para humanos é mediada pelo Aedes aegypti, podendo levar a um surto urbano.

“As pessoas não precisam ter medo do ciclo silvestre, que é muito difícil de erradicar. Implicaria uma destruição ambiental colossal. O que importa é controlar a reprodução desse ciclo em humanos”, disse o professor.

Zanotto alertou que o combate à febre amarela segue os procedimentos do combate à dengue - a única diferença é a vacina, que não existe contra a dengue. “Então, o que deve ser feito é o combate aos vetores, para diminuir a proliferação do Aedes aegypti em locais urbanos.”

O professor destacou também a importância da vacinação contra a febre amarela. Ele disse que as pessoas precisam se prevenir “voluntariamente”, principalmente nos locais que estão sendo registrados casos de suspeita da doença.

A vacina contra a febre amarela já foi incluída no calendário vacinal do Ministério da Saúde, em todo o país. A partir dos seis meses de idade, as crianças já podem ser imunizadas. A vacina, que leva dez dias para fazer efeito no corpo humano, tem validade por dez anos.


A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivirus e ocorre na América Central, na América do Sul e na África.

No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais de regiões como Norte e Centro-Oeste, além de parte do Sudeste, Nordeste e Sul. Ou seja, o indivíduo entra em regiões onde exista o mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus e, conseqüentemente, sofre a possibilidade de ser picado por algum desses mosquitos já afetado pelo vírus, que possivelmente fora contraído pela picada em um ser já portador, como a espécie de bugio ou outros tipos de macacos, e, em seguida, o mosquito pica a pessoa que ainda não teve a doença e, portanto, não adquiriu defesas naturais para combater o vírus. A febre amarela urbana é considerada erradicada no Brasil desde 1942, o que significa que grandes centros urbanos não correm o risco de propagação em massa do vírus.

Recentemente o vírus da febre amarela vem ganhando destaque na mídia brasileira, visto que vários casos vêm sendo catalogados na região Centro-Oeste, sobretudo, causando a preocupação da população em geral e providências das autoridades responsáveis pelo combate ao vírus. Entretanto, o governo afasta a possibilidade de uma epidemia generalizada, já que até agora só foram registrados casos de morte isolados e relacionados somente à região Centro-Oeste.

A vacina é grátis. Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e se informe como você pode se tornar imune de contrair a febre AMARELA!

Fontes: RADIS/FIOCRUZ e Agência Brasil

TODOS PELA EDUCAÇÃO

Educação

como plano estratégico do desenvolvimento do país


O Governo federal junto à sociedade civil realizam do dia 28 a 1 de abril talvez a mais importante Conferência da história do país: a II Conferência Nacional da Educação (CONAE). O cenário que os educadores encontram para fazer os debates neste evento é de transformação. Há um novo paradigma, há um novo Brasil, há uma nova proposta de política pública para educação. Em especial, um novo papel do Estado assumido nestes oito anos. Hoje prevalece a integração e o aperfeiçoamento do Sistema Nacional da Educação, e como reflexo, a educação passa a ser priorizada e pensada como parte estratégica para o desenvolvimento econômico do país.

Da parte do legislativo, a pauta sobre educação se tornou prioridade. Para exemplificar esta nova percepção, há pelos menos, a serem destacadas, três leis fundamentais aprovadas pelo Congresso Nacional. A primeira, a lei que transformou o FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental), o fundo que financiava apenas o ensino fundamental para Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Quais as mudanças? Neste novo fundo foram incorporados os níveis da educação infantil, da educação especial, do ensino médio e a da educação de jovens e adultos. A União assume a responsabilidade de garantir financiamento à educação em todo território nacional.

Destaca-se ainda a aprovação da emenda constitucional 59, que trouxe conquistas também do ponto de vista das finanças, tornando-se importante instrumento para que as metas educacionais definidas possam ser concretizadas. Pois, se não estiverem acompanhadas dos recursos necessários, ficam apenas como promessas. O Congresso Nacional ao aprovar esta emenda não permite mais que haja remanejamento de verbas do orçamento aprovado para a educação. Além disso, a emenda reformula mais três outros pontos: assegura o direito ao ensino básico gratuito para as pessoas de 4 a 17 anos (hoje a universalização abrange apenas o ensino fundamental, de 6 aos 14 anos); obriga o Legislativo a incluir no Plano Nacional de Educação uma meta de investimento público em educação pública como proporção do PIB; e amplia a abrangência das chamadas atividades suplementares para todas as etapas da educação básica.

Outra grande lei aprovada no Congresso Nacional é a que institucionaliza o Piso Nacional Salarial para Magistério no valor de 950 reais. Existem atualmente dois milhões e trezentos professores no Brasil. Metade destes professores não ganha o piso para o regime de 40 horas. A partir desta conquista, será possível estabelecer uma política de valorização do magistério e uma uniformização do ponto de vista de condições materiais para todos os nossos professores. O valor de R$ 950,00 será atualizado anualmente, de acordo com o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nos termos da Lei que instituiu o Fundeb.

Estas leis foram aprovadas como reflexo de um ambiente favorável cuidadosamente construído nestes últimos anos pelo Governo Lula. As políticas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MINC) passam desde a garantia de transporte escolar, a aquisição da merenda escolar, a distribuição gratuita do livro didático até, por exemplo, programas como o Pró Infância. Programa este que oferece aos municípios recursos para construções de centros de educação infantil, além do pagamento dos professores e o custeio para manutenção destas escolas.

E na outra ponta, como grande mudança na perspectiva do desenvolvimento, o investimento na juventude. Este desafio se impõe frente aos grandes índices de evasão escolar no ensino médio, frente a uma sociedade complexa como a nossa, onde a falta de perspectivas de futuro para muitos é o que prevalece. O governo federal reconhece esta dívida histórica com a juventude e oferece um novo caminho. Passamos por um momento transformador, sobretudo no que diz respeito à qualificação tecnológica. Um grande exemplo é o investimento massivo de recursos e energia por parte do Ministério da Educação para a construção de 214 IFETS – Institutos Federais Tecnológicos pelo país. Uma política de grande alcance, pois forma os jovens, abre perspectiva individual para o futuro, além de ajudar o Brasil e municípios se desenvolverem. Por último, a grande noticia: o governo triplicou o orçamento do Ministério da Educação, passando de R$ 17,4 bilhões em 2003 para R$ 51 bilhões em 2010. Este aumento influencia diretamente o investimento por aluno, em especial na educação básica. De R$ 1,6 mil em 2000, saltou para R$ 3 mil, e a meta é a de atingir R$ 3,5 mil até o final de 2010.

É neste ambiente de mudança do papel do Estado, da percepção nova da sociedade civil sobre o papel da educação e de grandes transformações operacionalizadas pelo MINC que se realiza a II Conferência Nacional da Educação. Estão como responsabilidades de mais de 35 setores representados pelos seus participantes, a definição das diretrizes para desenvolver um processo educacional cada vez mais qualificado e, principalmente das metas financeiras, instrumento pelo qual o Brasil poderá realizar seu plano estratégico para os próximos anos na área educacional. Há ainda a necessidade de comprometer a todos aqueles que neste processo eleitoral concorrem ao legislativo e ao Executivo, sua adesão ao Plano Nacional da Educação. Seu compromisso de elaborar nos estados e municípios os Planos estaduais e municipais, para que assim, a exemplo da área da saúde, seja constituído do Sul ao Nordeste o Sistema Nacional da Educação.

Com estes novos caminhos apontados, daqui a dez anos quando o Brasil estiver às vésperas da comemoração do bi-centenário da sua independência, vamos olhar para o passado e para o futuro, e comemoraremos a consolidação de um novo ciclo. Assim como o país fez há cem anos, em 1922, com a realização da Semana de Arte Moderna, onde surgia um novo rosto para o Brasil, na arte, cultura e educação. Momento como o atual que mostramos para o resto do mundo, que o Brasil é um lugar ímpar, singular e tem no seu povo a semente fértil da criação e da superação.

Artigo de VANHONI, no site PT: Angelo Vanhoni é deputado federal (PT- PR) e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No Dia Mundial da Água, uma triste constatação: 884 milhões vivem sem água potável.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 13% da população mundial ainda não têm acesso à agua potável e 39% vivem sem saneamento básico. A disparidade entre os centros urbanos e o campo ainda é marcante, apesar dos progressos registrados na China e na Índia.

No dia 22 de março, quando se comemorou o Dia Mundial da Água, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicaram um relatório conjunto. O documento indica que, apesar dos desafios existentes, o acesso à água potável vem aumentando nos últimos anos.

Em 2008, cerca de 5,9 bilhões de pessoas utilizavam água potável, ou seja, 1,8 bilhão a mais do que em 1990. A progressão demonstra que são grandes as chances do objetivo do Milênio para o Desenvolvimento se concretizar ou até mesmo ser ultrapassado: o programa prevê a redução de metade do número de pessoas sem água potável entre 1990 e 2015. Hoje, cerca de 884 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à agua potavel, sendo que 1/3 vive na África subsaariana.


Quanto à questão do saneamento básico, o quadro é menos otimista. Mais de 2,6 bilhões de pessoas ainda não têm acesso a um sistema satisfatório e se a tendência atual continuar, esse objetivo não será atingido para quase um bilhão de habitantes ; uma situação preocupante, já que a falta de água tratada e de saneamento básico têm consequências drásticas para a saúde. A triste prova é a morte anual de 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade, vítimas de diarreia. O problema da falta de instalações sanitárias ainda está longe de ser resolvido. A Ásia do sul é um exemplo, onde calcula-se que 44% da população continua a fazer suas necessidades ao ar livre.

Na América Latina e Caribe, 85 milhões de pessoas não têm água potável e outros 115 milhões vivem sem saneamento básico.


No Brasil, somente 48% do esgoto doméstico é tratado, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA).

Neste ano, o tema é a qualidade da água. Criado em 1992 na Assembléia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água tem o objetivo de estimular ações de sensibilização publicas e privadas aos problemas ligados ao líquido mais precioso do planeta.

Meio Ambiente/Água/RFI - Artigo de Leticia Constant, publicado em 22 de Março de 2010 - Atualizado em 22 de Março de 2010
Albert Einstein

Manuscrito da Teoria da Relatividade é exposto pela primeira vez .

As 46 páginas da obra de Albert Einstein que revolucionou a física podem ser vistas pelo público na Academia de Ciências, em Jerusalém.

O manuscrito original de Albert Einstein, no qual ele explica a Teoria da Relatividade, está exposto pela primeira vez na Academia Israelense de Ciências, em Jerusalém. As 46 páginas escritas por Einstein provocaram uma revolução no meio científico e ajudaram esclarecer, por exemplo, a existência dos buracos negros e a teoria do Big Bang, de criação do universo.

Hanoch Gutfreund, cientista da Universidade Hebraica e membro do comitê dos Arquivos de Albert Einstein, explica que a obra mudou a compreensão sobre o espaço, o tempo e a gravidade. A obra completa está exposta em um quarto escuro com temperatura e umidade cuidadosamente controladas e dispostas, uma a uma, dentro de caixas de madeira e sob iluminação especial para preservar as folhas.

O trabalho foi escrito na residência de Einstein em Berlim, em 1916, e doado à Universidade Hebraica de Jerusalém na ocasião de sua inauguração em 1925. Os organizadores concordaram em expor a obra, cujo valor nao pôde ser avaliado, por um período de três semanas. O transporte da Biblioteca Nacional até a Universidade, foi sob forte esquema de segurança, em um carro blindado.

Einstein, que nasceu em 1879, recebeu o prêmio nobel de Física em 1921, antes de trocar a Alemanha nazista pelos Estados Unidos. Em 1952, ele recusou uma oferta para tornar-se presidente de Israel, mas os manuscritos doados pelo cientista são fonte de renda da instituição em Jerusalém até hoje. Os arquivos de Einstein guardados na Universidade somam 55 mil itens, e vão desde correspondências com outros cientistas a cartas pessoais, além de fotografias, sons e outros manuscritos científicos.

Ciências/ RFI - Artigo de Nathalia Watkins, publicado em 20 de Março de 2010 - Atualizado em 22 de Março de 2010


CONCENTRAÇÃO/INTERNET

Internet pode contribuir para falta de concentração: Especialistas defendem que a Internet contribui para a fragmentação da atenção, explicando, entre outras questões, a dificuldade de concentração das crianças nas salas de aula. Este bombardeio de estímulos da era virtual exigiria uma adaptação de toda a sociedade.

Como se adaptar a um mundo onde somos bombardeados por imagens, estímulos, ideias e informações vindas de todos os lados? A subjetividade humana está preparada para todas as mudanças? Estamos fadados à incapacidade de concentração, como defende o jornalista Nicholas Carr? Sobre todas questões conversamos com a psicóloga Bárbara Oliari, professora da faculdade Ibmec, em São José dos Campos, e a psicanalista Carlize Regina Ogg Nascimento, do Hospital das Clínicas de Curiba, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná.

Bárbara Oliari é taxativa: para ela, apesar da Internet fazer parte do mundo das pessoas, a nova geração, que cresceu com ela, tem dificuldades para aceitar os limites da vida real. Limites que não existem na vida virtual. "Existe uma demanda enorme pelo virtual. Até porque no mundo virtual as coisas sempre acabam ficando um pouco mais fáceis. Mas a questão afetiva, a questão do cara a cara, da atenção, do olho no olho, permanece. Então quando o mundo virtual ocupa um espaço maior do que o mundo real ele se torna patológico. É como se tivesse um buraco na vida da pessoa.”

A pesquisadora Carlize Regina Ogg do Nascimento, da Universidade Federal do Parana, lembra que a subjetividade humana muitas vezes não acompanha o desenvolvimento tecnológico e esse bombardeio de estímulos acaba sendo o responsável por distúrbios como o déficit de atenção, ou DDA. "Na medida em que o próprio ambiente exige que você fique piscando uma série de estímulos o tempo todo e você vai perdendo inclusive o hábito e a capacidade de se concentrar em alguma coisa, então você passa a ter uma forma de uso da sua atenção totalmente fragmentária", diz Carlize. "Como é que uma criança vai sentar durante quatro horas, para ouvir um professor, e aprender Matemática, Física, Química a escrever, a ler, a compreender, com um tipo de atenção que é tão difusa quanto à que hoje o mundo impõe?", questiona.

Reportagem de Taíssa Stivanin, RFI - Espaço Multimídia

Tabaco deve matar 1 bilhão de pessoas até 2100, diz OMS

O tabaco matou 100 milhões de pessoas no mundo no século 20 e deve matar 1 bilhão de pessoas até 2100 caso o número de fumantes não caia consideravelmente, afirma a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a organização, os novos dados apresentados oferecem um importante mapa mundial para o combate ao cigarro. De acordo com o relatório, após décadas de ataques ao tabaco, o número de fumantes está caindo em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Canadá. Porém, em países em desenvolvimento, o levantamento aponta crescimento.

De acordo com a OMS, o novo relatório representa a primeira análise compreensiva do uso do tabaco no mundo e também mede os esforços realizados para controlar seu uso em cada país. Segundo a organização, apenas 5% da população mundial vive em países que aplicam todas as medidas de proteção indicadas para reduzir o número de fumantes. Em 40% dos países ainda é permitido fumar em hospitais e escolas.

O relatório também revela que os governos arrecadam 500 vezes mais dinheiro em taxas relacionadas ao tabaco do que gastam com medidas antifumo.

"Ainda que as atividades antifumo estejam crescendo, países devem fazer cada vez mais", afirma em comunicado Margaret Chan, diretora da OMS.

O relatório propõe medidas agressivas contra as tentativas da indústria tabagista de se estabelecer em países que possuem medidas mais brandas para o combate ao cigarro.

Segundo estimativas da organização, o aumento do número de fumantes em países em desenvolvimento fará com que estes países respondam por 80% das 8 milhões de mortes por doenças relacionadas ao tabaco previstas para 2030.

A análise global divulgada pela OMS reuniu informações de 179 países.

No Brasil, o estudo, que utiliza dados de 2006, aponta que 16,2% da população adulta
(maiores de 18 anos) é fumante (não existem dados para o menores de 18, uma vez que a venda de cigarros é ilegal; porém, sabe-se que o acesso de menores ao tabaco é livre. Principalmente ao cigarro que entra clandestinamente no país e é vendido a preços reduzidos, sem recolher impostos - impondo altos custos ao Sistema de Saúde Público do país que mais tarde terá que arcar com as despesas de tratamento das doenças oriundas do consumo de tabaco. Tratamentos estes extremamente caros).

O consumo de cigarros no país se mantém estável desde 1999, ficando em torno de 100 bilhões de cigarros ao ano. Sem considerar o consumo de cigarro de origem do tráfico.

fonte: Folha Online

Una pintura con sangre de Pete Doherty es exhibida en la muestra 'Bloodworks'.
foto arquivo EL País

A Dieta do Tipo Sangüíneo

A idéia de que o sangue pode dizer tudo a respeito de uma pessoa - inclusive detalhes de temperamento, personalidade, humor e estilo - não é nenhuma novidade. No Japão, por exemplo, perguntar o tipo sanguíneo ao conhecer alguém já é prática comum. No Brasil, o radicalismo não chega a esse ponto, mas a idéia já contamina a casa - ou melhor, a mesa - de quem adere à chamada "dieta do tipo sanguíneo" ou "dieta do sangue".

O princípio é simples: classifica os alimentos de três formas - altamente benéficos, neutros e nocivos - de acordo com cada tipo de sangue. O segredo da boa saúde já viria "de fábrica", bastando obedecer a regras básicas de compatibilidade alimentar. Um exemplo é a carne vermelha, que seria um "veneno" para o sangue do tipo A e, ao mesmo tempo, um remédio para quem tem sangue tipo O.

Desenvolvida pelo naturopata (a base da naturopatia é acreditar que o corpo deve se manter equilibrado para desenvolver dispositivos de cura) Peter D’Adamo e popularizada o livro A Dieta do Tipo Sangüíneo, a dieta prega que deve haver uma alimentação diferenciada para cada tipo de sangue. Segundo o americano, a relação sangue x alimentação determinará, inclusive, o desenvolvimento de doenças como câncer, esclerose, esquizofrenia e até o enfarte. Cada sangue também define quais as comidas que podem causar emagrecimento ou aumento de peso, de acordo com a teoria de D‘Adamo.

Para o médico, cada tipo sangüíneo reage à sua própria maneira aos alimentos, aproveitando uns e absorvendo mal os outros. Assim, quem é tipo A, por exemplo, não tolera bem a carne e deveria seguir um cardápio vegetariano. O extremo oposto são as pessoas que possuem tipo O, carnívoras por natureza. Este teria sido o primeiro tipo de sangue humano, o que corria nas veias de nossos ancestrais, cuja base da alimentação era a carne.

O primeiro livro de D’Adamo deu origem a outros, em que ele detalha como sua dieta pode ajudar no controle de doenças como a artrite, a diabete e problemas cardiovasculares. No Brasil, o clínico geral, ortomolecular e homeopata Sérgio Teixeira fez uma adaptação do livro do colega americano, levando em conta o cardápio nacional, e lançou A Dieta que Está no Sangue. Teixeira acredita que essa dieta "individualiza as pessoas em termos de alimentação e temperamento a partir da genética do sangue em seis tipos: AA, AB, AO, BB, BO e OO". E complementa: "cada uma delas é como um carro com combustível diferente, o que realmente conta muito para o bem estar e para o peso ideal". Segundo ele, há pessoas que não metabolizam qualquer alimento, apenas aqueles que seu organismo está preparado para receber.

"O estudo do tipo de sangue nos ajuda a compreender qual a melhor forma de viver em harmonia com nosso genoma, para desfrutarmos de mais saúde e longevidade", acredita a Dra. Berenice Cunha Wilke, diretora da Associação Brasileira de Medicina Complementar. Segundo ela, "cada tipo sangüíneo constitui uma mensagem genética de comportamentos e dietas de seus ancestrais".

Apesar de sedutora, a idéia de ter em mãos uma dieta 100% eficaz também causa dúvidas. O próprio Sérgio Teixeira questiona se certas informações trazidas pelas publicações não seriam precipitadas. "O primeiro livro de D’Adamo apresenta a soja como benéfica para pessoas do grupo B. No último, ele já a mostra como nociva", afirma o homeopata. Berenice também critica algumas distorções quanto à tradução da obra. "Há alimentos que foram traduzidas ao pé da letra. O certo seria incluir o nome científico". A doutora afirma, ainda, que há uma lista de mais de 50 alimentos publicados erroneamente no livro de D’Adamo. "Ele se deu conta e colocou uma errata no próprio site. Mas nunca foi corrigido no livro".

A exemplo de outras dietas como a do Dr. Atkins, a South Beach ou a Mediterrânea, entre outras, o que prevalece ainda é o bom senso. Se você desconfiou que nem todo mundo deve comer a mesma coisa ou fazer o mesmo exercício, você está certo. A atitude mais correta - e segura - é procurar um especialista, que indicará a dieta mais adequada ao seu organismo.

TIPO A
Aproximadamente 38% da população tem esse tipo sangüíneo. Com o início das práticas agrícolas, esse grupo foi um dos primeiros a evoluir (por causa do consumo de vegetais). As pessoas pertencentes a esse segmento saem-se melhor como vegetarianos. O aparelho digestivo é sensível, com dificuldades para decompor as proteínas e gorduras de origem animal, pois produzem menos suco gástrico. Essas pessoas são mais sensíveis a doenças do coração, ao câncer e ao diabetes. Alimentos como proteínas de soja, grãos, legumes, comidas frescas, orgânicas, peixes e frutas são muito importantes. O sistema imunológico é tolerante e reage melhor ao estresse
com atividades relaxantes.

TIPO B
Cerca de 10% da população tem esse tipo de sangue. Ele surgiu quando os seres humanos migraram para o Norte, encontrando terras mais frias e sombrias. A dieta pode ser mais variada, incluindo carne, e é o único tipo de sangue que se dá muito bem com os laticínios. O sistema imunológico das pessoas que tem o tipo B é forte, reage melhor ao estresse com criatividade. As recomendações gerais de alimentação são: carnes como cordeiro, carneiro, coelho, peru; peixes como bacalhau, salmão, linguado; laticínios como leite magro, iogurte e queijos; cereais como arroz, aveia, batata e inhame; azeite de oliva e muita verduras e legumes.

TIPO O
Quase 50% da população apresentam este tipo de sangue. É o grupo mais antigo e resulta do cruzamento de várias culturas. Geralmente precisam comer proteína animal todos os dias. O aparelho digestivo é forte, pois produz sucos gástricos em abundância, importante para a digestão da carne. Porém, justamente por produzirem maior quantidade desses sucos gástricos, ocorre a maior incidência de doenças estomacais, como gastrites e úlceras. Não são bem-vindos aveia, trigo, grãos e derivados do leite. O sistema imunológico é bem ativo e consegue reagir ao estresse com grande atividade física.

TIPO AB
Apenas 4% da população tem esse tipo de sangue. É uma adaptação moderna que surgiu da mistura do A e do B. Seu aparelho digestivo é sensível. Necessita de alimentos misturados em porções equilibradas. Já o sistema imunológico é excessivamente tolerante, tem reações às mudanças dietéticas e de ambientais. No geral, os alimentos recomendados são carne, peixe, produtos do leite, legumes, cereais, frutas e verduras.

fonte: RFI

ACESSE OS ARQUIVOS DO BLOG:

ARQUIVO 1, organizado por conteúdos


ARQUIVO 2, organizado por conteúdos

Espaço Multimídia

DICAS DE PROTEÇÃO PARA SEU PC

Antipragas grátis e sem instalação

Ter, hoje em dia, um computador sem um antivírus instalado é pura irresponsabilidade. Para quem navega na Internet, troca e-mails, conversa pelo MSN ou mesmo baixa arquivos, proteger o micro com um programa contra pragas virtuais é mais que obrigatório.

Muita gente usa programas consagrados na máquina, como o Norton Antivírus, o McAfee VirusScan, um Panda ou NOD 32. Já outros recorrem a alternativas gratuitas, como o AVG Free e o Avast, que são leves e deixa o micro mais protegido do que se não tivesse qualquer proteção.

O problema é que, em algumas ocasiões, você pode estar em um computador que não é o seu e tenha notado que o micro não tem um antivírus ou mesmo tem uma versão antiga e não quer correr o risco de levar vírus para o seu micro após copiar arquivos em disquete ou CD, uma boa alternativa é apelar para os antivírus on-line. Além de gratuitos, estes programas não necessitam ser instalados no micro e podem ser um grande quebra-galho para quem quer ter um pouco mais de tranqüilidade sobre o computador que está trabalhando.

A diferença do antivírus online para um antivírus que é instalado no micro é que o primeiro não protege a máquina das pragas virtuais; ela apenas "varre" o disco em busca dos vírus e, caso existam, são eliminados.

Um desses serviços é o Live On Care, criado pela Microsoft. O programa escaneia o micro do usuário para verificar e remover vírus, além de melhorar a performance da máquina.

O verificador de segurança do Windows Live OneCare está disponível no endereço http://onecare.live.com/scan. O serviço realiza a varredura a partir de uma solicitação do usuário e não há limite para o número de utilizações.

A ferramenta detecta e remove os vírus e os softwares indesejados encontrados. Além de seu recurso de verificação total do PC ela pode ser acionada individualmente.

No módulo Proteção, a ferramenta verifica o computador do usuário e ajuda a remover vírus, spyware e outros softwares invasores. Ela também verifica portas comuns abertas que podem tornar o PC mais vulnerável a ameaças online e hackers; e tenta automaticamente limpar qualquer arquivo infectado que for encontrado no computador, ou faz recomendações para os que não conseguir limpar.

Já no módulo Limpeza, o serviço busca arquivos do registro e arquivos temporários obsoletos e indica se está na hora de limpar o disco rígido. O sistema pode também fazer a remoção desses arquivos para melhorar o desempenho do computador. Em Ajuste, o sistema realiza uma checagem na unidade do disco rígido e indica se está na hora de desfragmentá-lo.

A desfragmentação regular do disco rígido pode ajudar a otimizar o desempenho do computador a executar ações mais rapidamente. Se o disco rígido do usuário estiver mais de 10% fragmentado, a verificação de ajuste recomendará que ele o desfragmente, e o usuário poderá então optar por seguir ou não a recomendação.

Um dos melhores serviços online de verificação de vírus pela internet é o Panda Active Scan, que pode ser encontrado no endereço www.pandasoftware.com/active scan. Na janela que se abrir, clique no botão Scan your PC.

Na janela que se abrir, clique em Check Now. Preencha um pequeno cadastro e clique em Scan Now. O programa pedirá pra você autorizar a instalação do controle ActiveX.

Concorde e aguarde o processo de instalação. Ao terminar, o serviço mostrará uma tela na qual você poderá escolher entre verificar a pasta Meus Documentos, os discos, o disquete, os e-mails ou mesmo um CD.

Escolha o seu disco C:, por exemplo, e mande verificar. O processo demora de acordo com a sua conexão à Internet e tamanho do disco. No final, ele avisa se eliminou algum vírus.

Outro serviço muito útil na detecção de pragas é o Symantec Security Check, da mesma fabricante do Norton Antivírus. Para acessá-lo, basta digitar o endereço www.symantec.com/region/br/ssc.

Ao abrir a página, clique no botão Ir. Na tela seguinte, você poderá escolher entre a verificação de segurança e detecção de vírus. Na primeira, o sistema verifica se o seu micro está vulnerável a ataques de fora; na outra, ele verifica e elimina vírus. Clique no botão Iniciar de um deles para realizar o processo.

A McAfee também tem seu serviço de verificação online. O WebImmune realiza a detecção e limpeza de vírus em tempo real e pode detectar até vírus ainda não catalogados.

Para utilizar o WebImmune, basta que o internauta acesse a página http://www.webimmune.net e se cadastre. Automaticamente o sistema cria uma senha pessoal e envia um código de acesso por e-mail. Caso o usuário do software envie um documento com um vírus desconhecido, o WebImmune cria uma vacina envia a solução ao usuário.

ACELERADOR REALIZA COLISÃO: Física/LHC - Artigo de Elcio Ramalho, publicado no RFI em 30 de Março de 2010 - Atualizado em 31 de Março de 2010

Os computadores do Acelerador do Laboratório Europeu de Pesquisa Nuclear
Reuters

Acelerador de partículas gigante realiza colisão O choque, segundo cientistas, é uma reprodução do Big Bang, que explicaria a origem do universo. A experiência realizada pela máquina do Laboratório Europeu de Pesquisa Nuclear pode confirmar ou mudar toda a teoria da Física sobre a estrutura da matéria.

Uma nova era começou para a ciência. Assim os cientistas reagiram à tão esperada colisão entre dois feixes carregados de 10 bilhões de prótons cada um no interior do túnel de 27 quilômetros construído no subsolo de uma área na fronteira entre a Suíça e a França.
Depois de duas tentativas frustradas, a terceira deu certo e às 13h06, horário local, foi registrado o choque que, segundo os cientistas, permite reproduzir o Big Bang, a explosão realizada a mais de 13 bilhões de anos e que teria dado início ao universo.

Quatro detectores gigantes captaram as colisões realizadas a uma velocidade superior a 99,99% à da luz e com uma potência jamais atingida, de 7 trilhões de eletrovolts.
Isso significa que a aceleração dos prótons equivale a 11 mil voltas por segundo dentro do Grande Colisor de Hádron, como foi batizado o megatúnel. Os responsáveis pelo CERN, o centro europeu de pesquisa nuclear, afirmaram que a experiência inédita vai permitir descobrir grandes enigmas da ciência, como a origem da massa e a presença da matéria escura no universo.

No mundo inteiro, físicos tinham a expectativa de encontrar o famoso Boson de Higgs, ou a partícula de Deus, a peça da estrutura fundamental da matéria que dá a massa a outras partículas. Mas os resultados não devem sair tão cedo já que os milhões de dados devem ser analisados por laboratórios parceiros do projeto espalhados pelo mundo.

Pedaço de pão provocou curto-circuito em 2009

O Cern, que custou 9 bilhões de dólares, foi inaugurado no dia 10 de setembro de 2008. Dez dias depois parou de funcionar, por conta de um vazamento de hélio entre dois imãs. Em 2009, um pedaço de pão, deixado provavelmente por um pássaro, caiu no transformador da máquina e provocou um curto-circuito. O incidente, entretanto, não provocou atrasos no cronograma da equipe.

sábado, 20 de março de 2010

RESUMO/AULAS da Semana, apontamentos temáticos de Mito e Filosofia trabalhados em sala de aula.

Counter


Estrutura do Mito Grego

RESUMO DAS AULAS_ SEMANA 08-12.03.2010


Estrutura geral do Mito Grego

Para uma compreensão mais ampla do processo de nascimento da φ é necessário que tenhamos um conhecimento, no mínimo. da estrutura, da caracterização e da importância do Mito Grego no contexto histórico em que a φ foi forjada.

→ Nas aulas da semana passada já tivemos alguns apontamentos quanto a estas especificidades do Mito Grego. Já é possível com o conteúdo desenvolvido até aqui fazermos uma diferenciação, com a qualidade que este empreendimento de compreensão por analogia requer. Nossa tarefa continua sendo a analogia entre Mito e φ, para averiguarmos a relação entre ambos.

→ Hoje vamos ver um pouco da estrutura do Mito Grego. Quero apenas recordar que o Mito Grego se enquadra no Saber Mítico comum a um tempo da história em que não havia nem a φ e nem a Ciência - pelo menos assim, como a conhecemos hoje, com todo seu rigor metodológico. O Mito foi por muito tempo o Saber mais difundido e que mais respondia às necessidades de nossos ancestrais.Isto é dizer, então, que o Mito é uma modalidade de conhecimento específica e que seu conteúdo interage com conteúdos de outras duas modalidades específicas de saberes: Religioso e Artístico.

→ Todos os povos tiveram seu sistema de saber mítico, adaptado às suas culturas. Nosso caso porém, aqui, é o Mito Grego. O Mito Grego tem seu conteúdo fundamentado nas divindades ( encontra no sobrenatural sua autoridade, que é dogmática - não pode ser contestada em hipóteses alguma ). Seu conteúdo está em conexão direta com a crença em divindades (por isso falamos que a crença grega desta época Séc. XVI ao V a.C., é caracterizada pelo politeísmo (vários deuses); pelo panteísmo (panteísmo: As religiões primitivas são panteístas, acredita-se num grande “Deus-Natureza”. Todos os elementos naturais são divinizados); pelo antropomorfismo (Da “ανϑρωπος, antropos” que significa homem. O ato de dotar deus e seus filhos deuses de uma forma humana e de atribuir qualidadades humanas aos mesmos - os deuses gregos possuem desejos como os homens comuns). Mas não podemos confundir o Mito Grego com o aspecto religioso, pois este não passa de um ingrediente no saber mítico da Grécia antiga.

→ O Mito Grego é transmitido pelo poeta-rapsodo (Quem narra as estórias é o poeta rapsodo – “aedo” – cantores ambulantes escolhidos pelos deuses. Rapsodo (en grego clássico ραψῳδός / rhapsôidós) é o nome dado ao artista, poeta que na época da Grécia Mítica era reverenciado por sua função sobrenatural). Seria uma função equivalente ao papel do "Profeta" no Mito judaico. Essas estórias eram depois transmitidas pela tradição oral de geração à geração. Por isso mesmo, uma mesma estória pode encontrar variantes em versões diversas. A forma de armazenamento delas é a memória humana. Nas obras "Ilíada e Odisseia" de Homero ( poemas em 24 cantos, são os primeiros grandes textos épicos ocidentais) e Teogonia (Também conhecida por Genealogia dos Deuses, é um poema mitológico de Hesíodo (séc. VIII a.C.). Trata da gênese dos deuses), estão reunidas partes destas estórias.

→ O mais importante aqui para nós é ressaltar que essas estórias, ou seja, o saber mítico como um todo, representava para os gregos, não só o símbolo da unidade cultural que levava o povo Grego a se reconhecer como nação, mas igualmente a expressão da sua religião. Também da visão de Cosmo que eles cultivavam. O saber mítico regulava a vida de todo o povo e era utilizado pelos mais Ricos, que sabiam muito bem fazer uso deste conhecimento vigente para proveito próprio e, assim, alimentavam o "estado alienatório" daqueles da base da pirâmide. As estórias serviam para regular a vida em sociedade, mas também no âmbito da vida individual. As suas personagens eram modelos de comportamento que se seguia ou se evitava.


→ Resumo do Mito da criação na versão Grega

→ No início só existia o Caos (inicia com o Caos: o vazio primitivo e escuro que precede toda a existência. Abismo (kháos), “um vazio escuro onde não se distingue nada”. Caos é uma força geradora do Cosmo e dele nascem os cinco deuses primordiais (Os deuses primordiais da mitologia grega, também chamados Protogonos (em grego Πρωτογονος, transl. Prôtogonos, ou Πρωτογενος, Prôtogenos, "nascido primeiro"): Caos parece ser um deus andrógeno, trazendo em si tanto o masculino como o feminino. Esta é uma característica comum a todos os deuses primogênitos de várias mitologias. Gerou: Nix- (A deusa grega Nix era a personificação da noite), Érebos – (Segundo a Teogonia, Érebo ou Erebus era a personificação da escuridão; precisamente o criador das Trevas),Gaia - (A deusa da Terra); Tártaro - (deus do infernos), Eros - (deus ordenador, deus do amor, deus da sexualidade masculina). Só para citar alguns. Minha intenção aqui não é tratar de forma exaustiva as gerações divinas. Só mesmo em caráter ilustrativo para uma compreensão geral da estruturação do Mito Grego.

→ Dentre as divindades primordiais, Gaia gerou sozinha e sem relações sexuais com um deus masculino, a Urano (deus céu), com ele se casando (foi a primeira hierogamia - casamento entre divindades / entre mãe e filho). Urano temia perder o amor de Gaia e também o seu trono de senhor do Cosmos, para um de seus filhos. Por isso obrigava Gaia a devolver para seu ventre todos os filhos gerados e lá mantê-los prisioneiros. Gaia odiava Urano por esse motivo e então, planejou uma vingança com seu filho Cronos - deus do tempo. Urano foi derrotado após ser castrado e Cronos passou a sucedê-lo no trono.

→ Antes de ser derrotado, Urano fez uma profecia na qual dizia que Cronos também perderia seu trono para um de seus filhos. Temendo que a profecia se realizasse Cronos obrigava sua esposa Réia (filha de Urano e Gaia, seu nome significa terra ou fluxo)a lhe entregar os filhos gerados que por ele eram devorados aprisionados em seu estômago. Quando Zeus nasceu, Réia planejou uma vingança com a ajuda de Gaia. Zeus cresceu em lugar seguro longe dos olhos de Cronos ( Zeus (em grego: Ζεύς, transl. Zeús), na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Venceu seu pai, libertou seus irmãos e tornou-se Senhor do Cosmos até os dias de hoje).


→ O Mito da Criação do homem na versão grega de Hesíodo foi uma forma que o poeta encontrou para driblar as imposições daqueles que dominavam o ápice da pirâmide social em seu tempo. Hesíodo, um plebeu, conta como o homem foi criado e como obteve a graça de ser dotado da Faculdade Anímica da Razão. Ela, simbolizada no fogo, ficava guardada a sete chaves no Palácio de Zeus e só podia ser usada pelos deuses (lê-se pelos ricos).A estória de Prometeu reúne os detalhes desta façanha. Punido, Prometeu foi transformado em deus-imortal e condenado a ser devorado por uma águia no topo de uma montanha. Ao homem, como castigo, Zeus encomendou a Hefesto (deus das oficinas) que fizesse uma mulher. Pandora será a responsável por fazer o homem conhecer todos os tipos de males: fome, dor, miséria, ódio, etc.

→ Na semana que comemoramos o 08 de março, dia reservado mundialmente para uma reflexão sobre a mulher na sociedade, o mito da criação do homem no Mito Grego, serve também para uma reflexão de como o Mito exerce poder e transcende as fronteiras do tempo até aos dias de hoje. Numa rápida analogia com o Mito Judaico, encontramos as duas raízes deste machismo incrustado em nossa cultura Ocidental. A mulher como ser de segunda categoria, criada em segundo plano e responsabilizada pela inserção do mal na humanidade. Em sala, fizemos uma ampliação desta analogia utilizando-se de outro referencial, do Mito Guarani da criação do homem e da mulher, para uma reflexão de como é longo o percurso para superarmos as diferenças dicotômicas de gêneros em nossa sociedade atual. A mulher tem um poder monstruoso em suas mãos para mudar os rumos desta triste história. O poder de educar com amor seus filhos e filhas para o respeito mútuo, para a divisão das tarefas domésticas, para a inserção equitativa da mulher no mundo do trabalho, no mundo da política, etc. Lembre-se que deste conteúdo brotará uma parte de nossa próxima avaliação.

Com ternura, abraços e até o próximo resumo, prof. Lucio Lopes.

PARA OUTROS RESUMOS: