ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

PEDALAR É ARTE...

É sobre pedalar de bicicleta,,, 

Pedalar é acessível para todo@s...  

É uma atividade física 

relativamente de baixo custo econômico 

e de altos benefícios para a saúde... 







BIKE MTB - PROJETO SAÚDE

segunda-feira, 31 de março de 2025

MUSEU DO CICLISTA

MUSEU DO CICLISTA
PEDALAR é ARTE, registrar faz parte!





 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

ÉTICA UBUNTU E CICLISMO

A filosofia Ubuntu, que se traduz em “Eu sou, porque nós somos”, possui um potencial ético capaz de fortalecer um convívio social, no qual valores como a solidariedade, a confiança, o respeito, a generosidade, são assumidos como fundamentais.

“Eu sou porque nós somos”. Um dos três princípios fundamentais da RAiZ – Movimento Cidadanista, o Ubuntu é uma ética e filosofia de origem africana que busca entender a sociedade de uma maneira mais integral e solidária.

É flexibilidade orientada para o equilíbrio e para a harmonia no relacionamento entre seres humanos, e entre os últimos e o mais abrangente ser-sendo ou natureza.

O conceito de UBUNTU tem se tornado para mim a chave para responder essas questões... A palavra UBUNTU significa humanidade. O conceito de UBUNTU encorpa um entendimento do que é ser humano e o que é necessário para que seres humanos cresçam e encontrem satisfação. É um conceito ético e expressa uma visão do que é valioso e do que vale a pena na vida.... LEIA MAIS EM https://filosofia-africana OUTRA FONTE https://www.ihu.unisinos

Até onde conheço e preciso conhecer mais ainda, a Ética Ubuntu tem os seguintes movimentos do ser-sendo... “Neste raciocínio, ubu- pode ser considerado como um ser-sendo vindo a ser e isso evidentemente implica a ideia de movimento.” O ser-sendo ocorre dentro de uma totalidade que contempla o próprio INDIVÍDUO, O OUTRO (dimensão coletiva), A NATUREZA (Terra, água, flora, fauna...), O ANTEPASSADOS (aqueles que já morreram), O PLANO SOBRENATURAL (dimensão da espiritualidade), E OS QUE AINDA NÃO NASCERAM (futuras gerações).

Pedalo uma média de 50 km/dia. Busco manter essa média. No geral minhas pedaladas ocorrem em trilhas rurais. Sabe aquelas estradas que poucos por elas passam? E os que passam, no geral, estão em carros ou motos. Fazer essas trilhas sobre uma bike é experiência única, é experimentar algo que a maioria das pessoas desconhecem. O contato com a Natureza é rejuvenescedor.

Muitas vezes imersos na cultura capitalista e na dinâmica maluca dos nossos dias de afazeres, acabamos nos esquecendo de que somos Natureza e que dela não podemos prescindir. Pedale e vai descobrir imensos benefícios para sua vida.