ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

quinta-feira, 28 de março de 2019

DITADURA MILITAR NO BRASIL: 55 anos de uma história que deve ser conhecida, jamais esquecida e que jamais deve ser repetida!

ATUALIZADO
DÊ CLIQUE AQUI PARA SER REDIRECIONADO PARA A PÁGINA ATUALIZADA

UM PERÍODO DE NOSSA HISTÓRIA QUE JAMAIS DEVE SER ESQUECIDO E MUITO MENOS COMEMORADO: O erro do Brasil foi nunca ter punido os agentes  dos governos militares pelo golpe e por todo o mal que fizeram aos civis! A impunidade permitiu que convivamos com o espectro da Ditadura Militar rondando nossa sociedade e ameaçando nossa frágil Democracia que sofreu um novo Golpe em 2016 (parlamentar-jurídico) e que forjou a eleição de um líder de extrema-direita apologista da ditadura. Até Ernesto Geisel, em entrevista na década de 1990, alertou que Jair Bolsonaro era "anormal" por defender as décadas de trevas.

Os 'gênios militares' conseguiram endividar o Brasil (Em 1964 a dívida externa brasileira somava US$ 3,294 bilhões e, em 1985 totalizava US$ 105,171 bilhões, ou seja, cresceu 32 vezes durante os governos militares - https://auditoriacidada.org.br/); retiraram direitos dos trabalhadores e reduziram o salário mínimo paulatinamente; aumentaram a distância que entre pobres e ricos - sendo que os primeiros entraram em um ciclo de empobrecimento chegando à miséria e fome; na educação imperou a pedagogia do medo e da alienação - quer dizer, tentaram, mas houve muitos estudantes que resistiram às arbitrariedades dos ditadores e foram protagonistas na luta pela Democracia; a corrupção correu solta nos governos militares; a inflação disparava mês a mês passando dos 200% ao final desse tempo de trevas com a chegada do processo de redemocratização. Quem ousava discordar podia sofrer ameaças, ser preso, torturado, exilado, desaparecer ou simplesmente ser assassinado e jogado em valas comuns (cemitérios clandestinos) 





Filoparanavaí 2019

Nenhum comentário: