ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

quinta-feira, 14 de março de 2019

O BRASIL TEM UM DESGOVERNO PARA SER CHAMADO DE SEU...



ARTIGO DE OPINIÃO

Com o golpe de 2016, pelo qual depuseram uma presidenta legitimamente eleita pelo voto popular e afastada sem crime de responsabilidade, tendo sido inventado o factoide das 'pedaladas fiscais' para justificar o sangramento da Democracia, eu pensava que tivéssemos chegado a mais degradante condição política de nossa história de pouco mais de 30 anos desde o processo de reabertura democrática, iniciado com a eleição de Tancredo Neves como Presidente da República pelo Colégio Eleitoral, numa terça-feira, do dia 15 de janeiro de 1985.

Ledo engano! Degradante mesma foi a condição política pela qual parte dos brasileiros/as elegeram, em 28 de Outubro de 2018, um presidente de extrema direita com viés fascista e completamente despreparado como atestam muitos críticos no Brasil (leia mais dando clique aqui) e fora daqui (leia mais dando clique aqui).

Para evitarem a eleição de um candidato do PT - Partido dos Trabalhadores - essa parcela da população alimentada por uma fábrica de Fake News (falsas notícias disparadas em grande número) e por um fanatismo cego carregado de moralismos e ódios, elevaram ao poder uma figura sombria e sinistra. 

Sem debate, apenas com fake News disparadas por meio das redes sociais e com chavões de fim à corrupção, proteção dos valores da família e da Pátria, e pasmem, apologia escancarada pela armamento da população e caça aos 'inimigos'. Mais espantoso ainda foi ver setores conservadores de fieis e clérigos católicos e/ou evangélicos, apoiando publicamente uma figura política que sempre esteve mais para um anticristo do que qualquer outra coisa.

Estamos ainda em Março de 2019 e não surpreende os atos do 'desgoverno' ao qual o Brasil está entregue (leia o ótimo artigo de Gilvandro Filho). A realidade econômica do país degrada-se dia a dia (leia mais dando clique aqui). As relações exteriores são desastrosas (donos do agronegócio apoiaram Bolsonaro e agora veem a destruição do 'negócio da China', leia mais aqui). Empregos são destruídos, o salário compra cada vez menos, a população endivida-se, a violência aumenta assustadoramente, nosso petróleo vai sendo entregue aos poucos  porém de uma maneira muito acelerada aos gringos. O Brasil perde mercados de exportação do agronegócio pela ineficiência do governo que apenas atrapalha e em nada ajuda. A proteção do meio ambiente perde importância e sua agressão é liberada (leia mais dando clique aqui). Direitos Humanos são depreciados.

Um desgoverno geral é o que temos no Brasil. Um desgoverno que assemelha-se aos ditatoriais  dos sombrios anos que iniciaram-se em 1964, pela  legião de militares ocupando cargos. O Brasil retrocedeu! No Congresso uma legião de deputados/as e senadores/as pendentes com a justiça e de linha ultraconservadora, terreno fértil para a retirada de direitos sociais e trabalhistas, para retroceder em vários campos dos direitos humanos e no plano econômico tornar o Brasil servil ao império norte-americano. Desde o golpe os três poderes Executivo-Legislativo e Judiciário vivem em um desequilíbrio perigoso para o funcionamento da Democracia. O STF a última trincheira para o enfrentamento do caos instalado no país, parece perder força o ceder a chantagens de fundamentalistas políticos, dos donos do capital e até mesmo dos militares cegos pelo poder que agora possuem.

Em Curitiba, segue prisioneiro o único político desse país que pode dar um norte democrático ao nosso país: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Hoje mais do que nunca reconhecido como preso político, sequestrado. O processo pelo qual o encarceraram é patético - jamais deveria tramitar na vara de Curitiba como atesta o próprio juiz do caso da sentença por não guardar relações com a Petrobrás  - porém mais patéticos ainda são os poderes do país que endossaram tamanha crueldade dos judiciários de primeira e segunda instância ao encarcerarem o político brasileiro mais popular e amado do Brasil e no mundo. 

Lava Jato combate corrupção? Corrupção de quem? Para quem? Políticos flagrados com contas no exterior, dinheiro guardado em apartamentos, movimentações bancárias suspeitas, e outros motivos, estão soltos, todos soltos! Lula segue preso. Motivo, um apartamento que nunca teve. Era preciso inventar um motivo. Lula segue prisioneiro como Nelson Mandela um dia. Mas ele não está só. O povo brasileiro, aquela parcela que ainda não perdeu a lucidez, essa parcela está com Lula e aguarda ansiosamente pela decretação de sua inocência e liberdade. O presidente que investiu em educação, ciência e tecnologia, saúde, infraestrutura do país, alavancou o agronegócio, possibilitou o consumo de bens dos quais  antes os mais pobres eram privados, que deu atenção especial a variados segmentos da população antes descuidados pelo Estado, que combateu  a fome e possibilitou pela primeira vez em 500 anos uma redução ainda que pequena na escandalosa desigualdades social do país. Que cuidou do meio ambiente, que fortaleceu empresas nacionais. Que fez o Brasil respeitado no mundo. Lula e Dilma tornaram-se inimigos da burguesia atrasada do país e por isso foi construída a narrativa midiática que encontrou eco na classe média que pensa com a cabeça dessa burguesia 'cabeça' essa já cantada por Cazuza que não errara ao dizer que a 'burguesia fede'.

E então chegamos a essa semana depois que o patético presidente da República envergonhou a nação ao compartilhar vídeo com cenas impróprias para uma página do Twitter em um carnaval  histórico quando o mandaram tomar no c* de Norte ao Sul do país - demonstrando que a população já percebeu o erro político de outubro de 2018. Depois de uma série de escândalos envolvendo a patética família que desgoverna o Brasil envolvida com milicianos e laranjas. Depois de, por decreto, flexibilizar o acesso à posse de armas de fogo para a população e depois ainda de anunciar a flexibilização para o porte. O presidente que deveria estar propondo saídas para a crise econômica preocupa-se em armar a população para que a sociedade seja mergulhada na violência. 

O massacre que a TV não mostrou em Suzano Enquanto as emissoras focaram a cobertura nas cenas de sangue e barbárie, entrevistas com pessoas em estado de choque e assédio aos familiares dos atiradores, um grupo de professores na porta da escola Raul Brasil explicava a tragédia anunciada. LEIA MAIS MATÉRIA COMPLETA DANDO CLIQUE AQUI!

Por isso, a tragédia em uma escola estadual na cidade de Suzano, que é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê, não me assusta (acesse o artigo de Ricardo Kotscho). Não pode haver novidade naquilo que já havia sido anunciado, antecipado, por muitos críticos. A onda de ódio protagonizada politicamente pelos que nos governam hoje contribuiu para esse clima de ódio e violência que aprofundou-se na sociedade brasileira. Outras tragédia virão - não há dúvidas. A cultura da violência é bandeira do presidente e de sua família. Apologias à violência protagonizada pelos membros da família bolsonariana podem ser encontradas facilmente em imagens na internet. Crianças, adolescentes, jovens estão sendo moldados na violência da 'auto defesa' na dinâmica da ausência do Estado no campo da segurança e cada um por si no 'todos contra todos' do pensador Thomas Hobbes (o homem é lobo do homem).  A violência aumentará no país na mesma medida que aumentam os problemas com nossa economia que tende a ampliar as desigualdades sociais.

No dia 28 de Outubro de 2018 escolheram a 'arminha 17' e toda escolha tem consequências. O Brasil vive um completo desgoverno, falta racionalidade para a política e por isso esse desgoverno ataca a educação justamente para dar cada vez mais, espaço para a irracionalidade que o elegeu e o possibilitou a instalar o terror político em nosso Brasil amado! Até onde vai essa história de horrores não sabemos! Mas haverá um momento em que aqueles que ainda não perderam a lucidez precisarão ir às ruas e exigirem eleições limpas, democráticas, para que possamos ter um governo que possamos chamar de 'nosso'! Um governo que governe para todos, invista em educação, em ciência e tecnologia, em cultura, em segurança e em saúde, que coloque o Estado a serviço da diminuição das desigualdades sociais e que possibilitem a humanização e racionalidade da política. Carecemos disso! O que está aí no desgoverno do Brasil não tem a mínima competência para isso!




Em tempo: "Todo Savonarola tem seu dia de Luís XVI. Pelo visto, caiu a Bastilha da República de Curitiba. Imagine se forem a fundo nas investigaçōes dos tais acordos de delação! E quem lucrou com eles! Tinham q convocar uma comissão internacional independente para devassar tudo isso", postou Miguel Nicolelis, um dos maiores cientistas brasileiros, sobre a derrota da Lava Jato, na sessão desta quinta-feira no STF. LEIA MAIS DANDO CLIQUE AQUI !!!


Parte dos 12,7 milhões de desempregados se deve à sua eficiência", diz o colunista Reinaldo Azevedo, que retrata a Lava Jato como uma das maiores tragédias já ocorridas no Brasil. "A Força Tarefa, ainda a maior pauteira da imprensa, tem na sua história alguns feitos notáveis: conseguiu mandar para a cadeia um ex-presidente da República sem apresentar as provas de seu crime e tentou criar uma fundação bilionária que renderia em juros o que empresas que empregam milhares não rendem em lucros. Parte dos 12,7 milhões de desempregados se deve à sua eficiência", diz o colunista Reinaldo Azevedo. (LEIA MATÉRIA COMPLETA DANDO CLIQUE AQUI).

Nenhum comentário: