ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

segunda-feira, 18 de março de 2019

21 de Março: DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO RACISMO

O dia 21 de Março, marca mobilizações de ativistas contra o Racismo em todo o mundo.  Problema profundo, que não se limita ao preconceito com a cor da pele, o racismo se revela em diversas aspectos, com diferentes conceitos que podem vir associados às raças, às etnias ou às características físicas. A semelhança, no entanto, está na dor de quem já sofreu na pele algum tipo de discriminação. No Brasil, o preconceito e discriminação contra negros é o mais evidente. As expressões negativas em relação à população negra. Mas o racismo se dá também na estrutura da sociedade e nas instituições.

O Dia Internacional de Combate ao Racismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, em memória ao massacre  de Shaperville, em Johanesburgo, África do Sul, quando 69 pessoas foram mortas pelo exército, e outras 186 foram feridas, no ano de 1960. Na ocasião, 20 mil negros protestavam pacificamente contra a Lei do Passe – que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles poderiam transitar na cidade – quando se depararam com tropas do exército, que abriram fogo sobre a multidão.


O Racismo é uma praga social que exige grande mobilização social para ser debelado no mundo. No Brasil não é diferente. Com um Racismo herdado do nefasto período da escravidão, foi perpetuado mesmo depois da abolição sem justiça social. Os negros brasileiros são herdeiros dessa praga social chamado Racismo: ficaram séculos fora das escolas e das universidades, discriminados na assistência à saúde, alvos nas investidas policiais, vítimas da violência em geral, habitantes das periferias.

Conceito 
De acordo com a declaração sobre a raça e os preconceitos raciais da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1978, o racismo engloba ideologias racistas, atitudes fundadas nos preconceitos raciais, comportamentos discriminatórios, disposições estruturais e práticas institucionalizadas que provocam desigualdade racial. A Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, tratado internacional de direitos humanos adotado pela Assembleia das Nações Unidas (ONU), define "discriminação racial" como toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, em igualdade de condição, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública. 

Principais tipos de racismo
Institucional: é um tipo de preconceito no qual muitos indivíduos - negros, mulheres, índios - são discriminados e rejeitados, seja diretamente ou indiretamente. É manifestada em normas práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano do trabalho, os quais são resultantes do preconceito racial, uma atitude que combina estereótipos racistas. Em qualquer caso, o racismo institucional sempre coloca pessoas de grupos raciais ou étnicos discriminados em situação de desvantagem no acesso a benefícios gerados pelo Estado e por demais instituições e organizações.

Cultural: esse tipo de racismo defende que uma cultura seja superior à outra. Pode ser exposto por meio de crenças, músicas, religiões, idiomas e afins, tudo que englobe cultura. 

Religioso: trata-se de um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos, esse tipo de intolerância acaba resultando em agressões e perseguições.

Adapatdo de: www.brasil.gov.br/

Nenhum comentário: