ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

quarta-feira, 27 de março de 2019

Não foi por falta de aviso! Agora assistimos o caos de um desgoverno anunciado.



Somente alguém muito idiota - naquela concepção do grego 'idiotes' ou do latim 'idiota' que é a mesma que pessoa simples, sem instrução, iletrada, pateta, parvo, tolo - para acreditar que um governo de Jair Bolsonaro, em tese e em concretude, pudesse ter alguma chance de dar certo para o bem do povo.

O desgoverno de Jair Bolsonaro é um fracasso retumbante. Leia o artigo de Ricardo Kotscho Brasil "(1500-2019): País regride 50 anos em 3 meses e coloca em risco o futuro" (acesse dando clique aqui). 

Sobre as eleições 2018 e o futuro do Brasil, Luís Marques Mendes, na SIC TV de Portugal, profetizava o que agora constatamos. 



Primeiro, porque Bolsonaro jamais foi do lado do povo em sua vida política. Foram quase 30 anos na vida parlamentar, depois de ser expurgado do exército, sem apresentar um histórico mínimo de realizações em benefício do povo. 

Em relação ao Exército, Bolsonaro era um mau militar, e olha que a revelação é de um militar. Em entrevista de 1993, Ernesto Geisel (1907-1966)  disse que Bolsonaro era mau militar que pedia volta da ditadura (Leia mais aqui)Bolsonaro é “completamente fora do normal” (Leia mais aqui).


Segundo, porque as forças da sociedade que o apoiaram em sua campanha rumo ao Palácio do Planalto, foram aquelas forças mais reacionárias que jamais tiveram o povo e suas demandas como problema central. Desde forças reacionárias do capital aos reacionários religiosos. 

No final do ano de  2018 eu mesmo publiquei, neste blog, um texto vislumbrando o que seria a era Bolsonaro comparada à era Temer. (Leia mais aqui)

Donde então apresento algumas simples questões apenas para que possamos refletir.

Como é que poderia dar certo o governo de um candidato que utilizou o nome de 'Deus' em vão no slogan de sua campanha? Em vão porque  o Deus de Jesus Cristo, o qual reivindicava jamais pode ser identificado como um Deus apologista do ódio, e da tortura. O candidato legitimou sua campanha na disseminação do ódio e da mentira (havia uma real fábrica de fake news contra o opositor que eram disseminadas nos 'porões' das redes sociais da internet por seus fanáticos seguidores e robôs eletrônicos). Em vão porque o ódio disseminado ficou registrado na história através de inúmeros ataques às 'minorias' mulheres, LGBTTQI, indígenas, negros, imigrantes, pobres.

O vídeo abaixo é muito pedagógico, apesar de seu caráter humorístico fala de uma tragédia real vivenciada pelos brasileiros.



Como poderia dar certo o governo de um candidato que passou toda a campanha fazendo símbolo de 'arminhas' com as mãos? 

Como poderia dar certo o governo de eleitores que faziam 'arminhas'? 

Como poderia dar certo o governo de um candidato que tinha como bandeira principal flexibilizar posse e porte de armas? E que em sua sanha contra os 'inimigos' foi capaz de posse de uma arma simbólica ameaçá-los? Durante um ato de campanha no Acre, Bolsonaro prometeu “fuzilar a petralhada toda aqui”, conforme registrado em vídeo, cuja autenticidade foi confirmada pela própria equipe do candidato. O deputado usou um tripé de uma câmera de vídeo para imitar uma metralhadora. (Leia mais aqui). 

Como poderia dar certo o governo de um candidato que foi filmado quando segurava no colo uma menina e a auxiliava, com um largo sorriso no rosto, a usar os dedos polegar e indicador para simular que segurava uma arma em suas mãos? Em seguida, ele também faz o gesto. (Leia mais aqui). 

O candidato sempre dissimulava quando indagado, sobre seus feitos públicos, que era uma brincadeirinha. 

Como poderia dar certo o governo de um candidato que fugiu dos debates? 

Fico por aqui nas demonstrações. 

Quem não percebeu naquele contexto de campanha que o candidato era um perigo para a Democracia e para a civilidade brasileira, jamais irá perceber o caos no qual nos encontramos agora. 

Lamento dizer que para o povo trabalhador deste país este governo já nasceu fracassado. Está aprofundando a 'dor' da grande parcela do povo mais pobre (12 milhões de desempregados, 15 milhões de brasileiros na miséria), a economia afunda-se dia a dia no caos provocado pelo desgoverno internamente e pelas decisões de entregar nosso país aos domínios dos EUA e de Israel. 

A Reforma da Previdência visa sangrar os mais pobres para engordar os banqueiros.

Para finalizar eu recomendo o vídeo do 'Conversa Afiada'.



Filoparanavaí 2019

Nenhum comentário: