ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

sexta-feira, 3 de abril de 2020

TEMAS CONTEMPORÂNEOS PARA DEBATES E REDAÇÕES: INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

 




                        

ELENCO DE ASSUNTOS/TEMAS
FORTES PARA DEBATES E REDAÇÕES

Muitos podem ser os assuntos e temas propostos para serem dissertados em uma redação argumentativa: Meio Ambiente, Ecossistema, Desmatamento; Água e sustentabilidade; Energia; Manifestações populares; Relações trabalhistas no Brasil; Supervalorização do corpo; Previdência, Violência Urbana, Violência de Gênero, Educação e Inclusão, Diversão e responsabilidade na juventude; Identidade do povo brasileiro; Participação social e trabalho voluntário; Opinião e Ciência, Mais Médicos;  Fake News nas Redes Sociais, Neoliberalismo, Energia Nuclear; Violação da privacidade; Direitos humanos no Brasil; Petróleo...


ESCLARECIMENTO

A redação é uma grande oportunidade para exercitarmos nossas diferentes opiniões diante de diferentes temas. Mas é importante observar que mais importante do que nossas opiniões, são os argumentos que construímos para defendê-las.

Ainda há pessoas que acham ser um debate de opiniões, uma arena de brigas para impor opinião sobre as outras. Saibamos que a opinião é subjetiva, é da pessoa. Respeitar uma opinião resume no dar o direito para a pessoa expressá-la. Ninguém está obrigado a aceitar a opinião do outro, até porque cada qual tem a sua. 

O que podemos discutir são os argumentos, vez que discutir diferentes opiniões é sinal de burrice. Os argumentos sim, quanto melhores forem construídos com fundamentos científicos e filosóficos, mais fortes e resistentes serão. 

Nos diálogos de Platão, podemos encontrar facilmente esse ensinamento de Sócrates, que aqui exponho com minha palavras, principalmente no Teeteto, fica evidente que Sócrates ao sair pelas ruas não perdia tempo fazendo embates filosóficos com quem ele entendia não estar preparado para o diálogo filosófico. Aliás, muitos fugiam diante dos primeiros argumentos apresentado por Sócrates. É típico isso ocorrer hoje com qualquer um de nós. Quem já não passou por essa situação?

Portanto, temos que nos capacitar para o exercício da produção de ARGUMENTAÇÕES, caracterizadas por conhecimentos marcados pela objetividade epistemológica, que sustentem suas opiniões diante dos problemas em questão. É por meio das argumentações construídas metodicamente que podemos desenvolver nosso poder de criticidade.

O debate deve estar interligado aos hábitos da pesquisa; da expressão oral de nossas opiniões; da capacidade de conviver com as diferentes opiniões; do exercício da argumentação, e por fim: da criticidade diante dos "conhecimentos" prontos, acabados e reproduzidos ideologicamente na sociedade. Visa, portanto, a superação do senso comum disseminado pelas mídias oficiais reprodutoras da ideologia das classes dominantes. Visa levar a pessoa a pensar por si mesmo. Sendo capaz de produzir textos com argumentos críticos.


DICAS DE SITES
PARA DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA



ATENÇÃO, LEITURAS OBRIGATÓRIAS:  



1. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988  [FORMATO PDF]

2. Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948 [FORMATO HTML]


3. RELATÓRIO 2019 SOBRE DIREITOS HUMANOS DA ANISTIA INTERNACIONAL [https://anistia.org.br/]




 TEMA

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


 
VÍDEOS SOBRE DIREITOS HUMANOS






Liberdade religiosa é um direito humano

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, todo ser humano tem direito à liberdade religiosa. O documento garante que todas as pessoas podem defender suas crenças e proferir publicamente as suas convicções religiosas ou não religiosas. A Constituição Federal Brasileira também assegura o direito à liberdade religiosa.

De acordo com a Lei 7.716 de 5 de janeiro de 1989, é considerado crime, com pena de dois a cinco anos de prisão, a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Pela Constituição Brasileira, o país é um Estado Laico, o que significa que ele é oficialmente imparcial em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião.

Em 2007, o Governo Federal sancionou uma lei instituindo o dia 21 de janeiro como sendo o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.


Mesmo assim, não são raros os casos envolvendo a discriminação, principalmente, com as religiões de matriz africana.


 







Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. [Nelson Mandela] 

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? 
[Mahatma Gandhi] 



O Estado Brasileiro é laico. Isso significa que ele não deve ter, e não tem religião. Tem, sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5o, inciso VI, da Constituição: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença,sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual somos signatários. 

A pluralidade, construída por várias raças, culturas, religiões, permite que todos sejam iguais, cada um com suas diferenças. É o que faz do Brasil, Brasil.Certamente, deveríamos, pela diversidade de nossa origem, pela convivência entre os diferentes, servir de exemplo para o mundo.No Brasil de hoje, a intolerância religiosa não produz guerras, nem matanças.Entretanto, muitas vezes, o preconceito existe e se manifesta pela humilhação imposta àquele que é “diferente”. Outras vezes o preconceito se manifesta pela violência. 

No momento em que alguém é humilhado, discriminado, agredido devido à sua cor ou à sua crença, ele tem seus direitos constitucionais, seus direitos humanos violados; este alguém é vítima de um crime – e o Código Penal Brasileiro prevê punição para os criminosos. Invadir terreiros de umbanda e candomblé, que, além de locais sagrados de culto, são também guardiães da memória de povos arrancados da África e escravizados no Brasil; desrespeitar a espiritualidade dos povos indígenas, ou tentar impor a eles a visão de que sua religião é falsa; agredir os ciganos devido à sua etnia ou crença, mesmo motivo que os levou ao qua se extermínio na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial: tudo isto é intolerância, é discriminação contra religiões. É o contrário do que pretende o Programa Nacional dos Direitos Humanos. 

O Programa Nacional dos Direitos Humanos pretende incentivar o diálogo entre os movimentos religiosos, para a construção de uma sociedade verdadeiramente pluralista, com base no reconhecimento e no respeito às diferenças. 

BAIXE NO LINK SEGUINTE, NA ÍNTEGRA, A cartilha EM FORMATO PDF, Diversidade Religiosa e Direitos Humanos [http://www.dhnet.org.br/

Intolerância Religiosa

A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.

As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais e melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa.

O Brasil é um país de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões. Desta forma, há uma separação entre Estado e Igreja; o que, teoricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dogmas religiosos. Além de separar governo de religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada.

É importante salientar que a crítica religiosa não é igual à intolerância religiosa. Os direitos de criticar dogmas e encaminhamentos de uma religião são assegurados pelas liberdades de opinião e expressão. Todavia, isso deve ser feito de forma que não haja desrespeito e ódio ao grupo religioso a que é direcionada a crítica. Como há muita influência religiosa na vida político-social brasileira, as críticas às religiões são comuns. Essas críticas são essenciais ao exercício de debate democrático e devem ser respeitadas em seus devidos termos. 

LEIA MAIS: 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha. Religião dos brasileiros Católica: 50% Evangélica: 31% Não tem religião: 10% Espírita: 3% Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2% Outra: 2% Ateu: 1% Judaica: 0,3%


LEIA MAIS: Oito casos de intolerância religiosa são denunciados por dia em São Paulo

LEIA MAIS:Um apelo ao papa Francisco em prol do respeito às diferenças



OS ATEUS MERECEM NO ESTADO LAICO O MESMO RESPEITO QUE OS CRENTES – 
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O ATEÍSMO






CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE RELIGIÃO [CRISTINIANISMO NO BRASIL]
 COMO AS RELIGIÕES SE VEEM ENTRE SI? 


CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O CANDOMBLÉ
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O ISLAMISMO
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O JUDAÍSMO
 CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O BUDISMO
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O HINDUÍSMO

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SIKHISMO
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O ESPIRITISMO

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O RASTAFARI









Filoparanavai 2020

Nenhum comentário: