ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

domingo, 20 de outubro de 2019

A RELIGIÃO TRANSFORMADA EM MERCADORIA NO CAPITALISMO SELVAGEM BRASILEIRO


Os cristãos, em grande parte, são contraditórios. Dizem acreditar em Jesus mas não o aceitam quando a questão são seus ensinamentos! Aceitam apenas o ilusório fantástico criado pelos padres e pastores: o Jesus curandeiro! O Jesus real, pobre e defensor dos pobres para eles é um verdadeiro escândalo! 

Na verdade, grande maioria dos fieis cristãos é bem intencionada. Não agem como agem por maldade. Na verdade, não tem consciência do que de fato representa ser cristão desde os ensinamentos do Cristo. 

Esses ensinamentos foram ao longo da história amplamente deturpados para satisfazer os interesses das elites econômicas. Os 'idiotas', que  hoje estão nas hostes dos movimentos conservadores cristãos, fazem política o tempo todo e acusam pessoas das diferentes igrejas de fazer política quando defendem os mais frágeis da sociedade. 

Não são capazes de perceber que estão eles a fazer política quando acusam os outros. O único problema são os destinatários para quem eles fazem política utilizando-se das igrejas onde atuam.

Todos sabemos que as igrejas cristãs não são mais do que instrumentos importantes na difusão das ideologias dominantes do Capitalismo e manutenção do estado alienatório de seus fieis. E tudo em nome de Deus! 

Assim como foram as justificativas das guerras, assim como foram as justificativas do status  quo na Idade Média, assim como foram as justificativas para a ocupação da África, Américas e Ásia pelos europeus cristãos, assim como foram as justificativas para a escravização de africanos.

Para esses cristãos o Jesus 'petista', 'comunista', 'vermelho', o Jesus que contraria os espíritos individualistas, consumistas, egocêntricos, materialistas, capitalistas, é um escândalo insuportável. 

Aliás isso não é coisa de hoje, foi isso que levou Jesus à cruz, em uma pena de morte pedida aos berros por aqueles que aceitavam o curandeiro mas não aceitavam o revolucionário que dizia: " É mais fácil um camelo passar pela ponta da agulha do que um rico entrar no Reino dos céus". 

Como essa gente, apesar de a maioria não ser rica, mas pensa e tem sentimentos como os dos ricos por causa da alienação intelectual e afetiva na qual vivem; Jesus ocupado em denunciar as causas da pobreza é inaceitável! 

Exemplo claro disso é o Papa Francisco da Igreja Católica que vem tentando encarnar Jesus, hoje, na defesa dos Direitos Humanos e na defesa do Meio Ambiente. 

O Papa está sendo atacado dia e noite pelos próprios Católicos que aceitam apenas o curandeiro, o Jesus que movimenta a fábrica de milagres e que enche as contas bancárias das igrejas. 

Em Londrina, no Paraná, um arcebispo que nem é progressista literalmente dizendo, mas que concorda com as falas de Francisco, está sendo atacado publicamente por católicos fascistas - sendo identificado como petista. 

'Ser petista' para essa gente insana é uma coisa muito má! Esses petistas defendem os pobres! E isso, é insuportável! 

Para essa gente maluca defender pobres, lutar por justiça social, defender Direitos Humanos, meio ambiente, educação crítica; é 'coisa de petista. É 'coisa de comunista'. 

Dividir a grana com os pobres nem pensar! Jesus que defende os mais fracos nem pensar: cadeia para Jesus! Tortura ele! Mata ele! 

Aliás, foram muitos católicos e evangélicos adeptos do 'Jesus curandeiro' e defensores de valores morais ultrapassados, defensores de um moralismo barato; que ajudaram eleger e a colocar um monstro fascista na presidência da República do Brasil. 

Identificam-se com um apologista da mentira (fake news), da ditadura, da tortura, da violência armada, da corrupção, do racismo, do machismo, da homofobia, da xenofobia...

Em quase um ano, esse fascista e seu governo exterminador da vida, só disseminou ódio, morte e destruiu direitos trabalhistas, sociais; vendeu o patrimônio brasileiro, avançou na destruição da Amazônia, liberou geral agrotóxicos; aumentou desemprego e pobreza; destruiu a educação e saúde públicas; e, incentivou a polícia a matar de forma abusiva. Tornou os ricos mais ricos! 

Pois é, Jesus que não seja curandeiro, que não movimenta fábrica de milagres, não consegue encher as igrejas de fieis. As igrejas precisam demonstrar que entregam a mercadoria anunciada para ganharem fieis. 

A disputa entre as igrejas das diversas denominações buscam utilizar-se do marketing. O sucesso delas inicia-se nas rádios, nas redes sociais, nos canais de TVs...

As igrejas hoje converteram-se em comércio. As pessoas pagam bem e obterão mercadorias como 'milagres', por exemplo.

O  Jesus 'comunista' que nos ensina a compartilhar o pão, a lutar politicamente para que o pão seja distribuído de forma igual! Que nos ensina a defender a verdade e a amar de forma gratuita, continua ainda a inspirar cristãos, mesmo que poucos. 

Mas são esses cristãos que conseguem manter viva a chama do verdadeiro cristianismo do verdadeiro Evangelho, e que não se deixam ser possuídos pela cultura capitalista!

Filoparanavaí 2019

Nenhum comentário: