ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

PERCENTUAL DE ELEITORES POBRES DE BOLSONARO DEVE NOS LEVAR A UM ESTUDO DAQUILO QUE OS MOVEM A VOTAREM EM UM INIMIGO DE SI MESMOS

"Cabe aos sociólogos, antropólogos e psicanalistas esclarecer por que praticamente um terço dos 147 milhões de eleitores – a maioria dos quais pobres - pretende votar num candidato de extrema-direita cujas propostas vão diminuir seus direitos, seus salários, sua segurança e sua liberdade e aumentar a violência contra eles. Em resumo, empobrecê-los e reprimi-los mais"; Diz Alex SolniK do Brasil247 em excelente artigo que nos chama para a reflexão. 

O momento pelo qual passa o Brasil é de muita temeridade quanto ao seu futuro. O país agoniza em meio a um golpe parlamentar-jurídico que sequestrou o Executivo nas mãos da elite financeira em um governo explicitamente Cleptocrático e Plutocrático = de ladrões e voltado para os ricos. 

A direita ficou sem candidato nas eleições de 2018. Os eleitores antipetistas embarcaram na campanha do extremista de direita Jair Bolsonaro. O candidato é uma ameaça à economia, à Democracia, à Diversidade, à paz! 

Segue o texto de Solnik: "O pensamento de direita avançou como nunca, de forma alarmante, sobretudo depois de 2005, quando o Instituto Millenium começou a disseminar fake news acerca das maldades da esquerda e das bondades da direita de forma massiva entre a juventude. Blogs de direita brotaram feito cogumelos. É impossível dissociar o avanço da direita do crescimento das redes sociais como o Facebook e plataformas como o Google e o Youtube. A esquerda demorou a entrar no jogo."

Há que se considerar, porém, com um olho nos números, que a maioria do eleitorado ainda não se guia pelo espectro ideológico. [...] Ou seja, quase 50 milhões de eleitores não sabem (ou sabem remotamente) o que é esquerda ou direita ou extrema-direita, excluídas minorias militantes de partidos e organizações sociais. Cabe aos sociólogos, antropólogos e psicanalistas esclarecer por que praticamente um terço dos 147 milhões de eleitores – a maioria dos quais pobres - pretende votar num candidato de extrema-direita cujas propostas vão diminuir seus direitos, seus salários, sua segurança e sua liberdade e aumentar a violência contra eles. Em resumo, empobrecê-los e reprimi-los mais.

Realmente o Brasil está em uma encruzilhada. Se Bolsonaro ganhar, mais do que "doutrinar os brasileiros na cartilha do nazismo", levará para o abismo nossa economia e com ela nossos empregos e salários. Ficaremos ainda mais prisioneiros do capital financeiro internacional. Perdermos soberania popular e nossas riquezas nacionais. Haverá um grande retrocesso em política voltadas às minoria, haverá uma negação da diversidade e a pobreza material e econômica há de se alastrar. A catástrofe é eminente! Deus, se existe e se ele preocupa-se de fato com o povo brasileiro, nos livre desse mal!

Nenhum comentário: