ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

domingo, 2 de setembro de 2018

MAIORIA ABSOLUTA DOS BRASILEIROS NÃO ACREDITA NA JU$TIÇA QUE É SELETIVA, INEFICIENTE E A MAIS CARA DO MUNDO!

NO BRASIL A JU$TIÇA 
SÓ FUNCIONA CONTRA OS POBRES! 
Artigo de Opinião


A pesquisa CNT/MDA de maio de 2018 (leia matéria sobre a pesquisa CNT/MDA dando clique aqui) indicava que mais de 90% dos brasileiros não acredita mais no Judiciário. Para 90,3% dos entrevistados, a justiça brasileira não trata a todos de maneira igual e apenas 6,1% considera a justiça igual para todos, mostrando que a falta de isonomia e a seletividade do judiciário está a cada dia mais escancarada. Os 6% devem ser justamente os beneficiado$ pelas decisões do Judiciário = IMPUNIDADE. 

Não é difícil observar essa seletividade desde as ações policiais que não incomodam as regiões nobres das cidades, mas que adoram investir contra as populações das periferias. A impressão que fica é de que só na periferia tem criminalidade. 

As decisões do JUDICIÁRIO também não deixam dúvidas. Basta olharmos para nossos presídios. As condenações entopem nossas cadeias de homens e mulheres oriundos da pobreza e vítimas do tráfico. Outra impressão que fica é a de que  o tráfico de drogas, por exemplo, fosse próprio apenas das periferias. 

E tem um outro agravante. Como os cursos de direito são caros e raros para ingresso de filhos de trabalhadores, nossos promotores e juízes acabam saindo de uma parcela seleta da população. Logo, em meio a tantos e infindáveis processos ( em média nacional cada juiz tem em todo de 5 a 6 mil processos em seu poder de decisão) não é de se estranhar que o judiciário só faz olhar cuidadoso quando o sobrenome corresponde a uma condição $ocial que apele para uma análise mais "paciente"e "interpretativa". 

Ora, vivemos no Capitalismo! O Capitalismo, enquanto sistema econômico, em suas raízes é originalmente violento, senão que podemos identificá-lo ainda com a própria violência. Desde o roubo da força de trabalho por meio da "mais valia" que produz o capital concentrado nas mão de poucos, que gera as nefastas desigualdades sociais, que perpassa a corrupção na relação política-Estado-economia. 

O Capitalismo é como um DEUS e, mesmo não sendo uma "religião" conforme o conceito clássico, pode ser como metáfora, ou por analogia. Um Deus adorado nos templos (Shoppings, comércios de todos os tipos...), o lucro é o mais adorável e sagrado dos "incensos" a ele elevados, um Deus que está na existência mesmo de todas as religiões - assim é que o padre pede dinheiro, o padre anuncia o lucro da festa, o pastor anuncia o lucro do dízimo, o pastor anuncia os investimentos... tudo em nome de Deus, quer dizer do Deu$. 

Com que direito então teríamos nós qualquer ilusão de que o Judiciário faz Justiça? Justiça para todos os homens e mulheres por serem iguais perante a Lei? Na teoria uma coisa, na práxis outra. Seja bem vindo à realidade!

Assim é que não há porque estranhar que hoje o Judiciário é o carro chefe do golpe no qual o país está mergulhado e que agrava a situação econômica da população, sobretudo, da mais vulnerável. O Judiciário assumiu o golpe!

Primeiro foi o Parlamento que para "roubar"o Executivo entregando-o às burguesias financeiras nacional e internacional, depôs a presidenta legítima, Dilma Rousseff, inventando que "pedaladas fiscais" era motivo suficiente para afastá-la. Para isto rasgaram a Constituição - CFBde 1988. 

Depois do Parlamento fazer o serviço sujo foi a vez do Judiciário fazer sua parte, com o serviçal Sérgio Moro, juiz de primeira instância através de um processo. no qual inventou-se um crime sem provas para Luiz Inácio LULA da Silva, o político mais amado e respeitado no Brasil e no mundo. Como não encontraram nada contra Lula depois de anos a fio de investigações e mandados de buscas, o jeito foi inventar um "apartamento" que Lula nunca teve como proprietário e nem um membro de sua família também não. 

Até o mais humilde dentre os humanos já flagrou a farsa que após a patética condenação em primeira instância seguiu seu curso através de um patético julgamento do #TRF4 (segunda instância), ações estas, em teoria, com a concordância do STF, STJ e TSE, em suas últimas decisões em relação ao cidadão Lula. Tudo em relação a Lula em tratando-se de tempo, é recorde. Quando sabemos que o Judiciário brasileiro é talvez o mais lento, além de ser o mais ineficiente e mais caro do mundo. Mas com Lula tudo é rápido!

Os juízes manifestam suas decisões antes mesmo de oficializá-las de tanto que têm necessidade de saírem no "Jornal Nacional", na "barriga de aluguel" do golpe, ou seja, da TV Globo, a líder do conjunto da mídia golpista concentrada nas mãos de meia dúzia de famílias no país. 

Não é apenas a questão dos tempos recordes nas apreciações e decisões tomadas. Os abusos de poderes do judiciário é uma coisa aberrante. Gravação de presidenta por juiz de primeira instância, grampos em escritórios de advogados de defesa, condução coercitiva de Lula, fabricação de provas, delações suspeitas fechadas com a força tarefa "Lava Jato" (até hoje, Tacla Duran,  tem seu depoimento censurado), não cumprimento de liminar favorável ao cidadão Lula com alvará de soltura (de segunda instância)  por delegado e juiz de primeira instância, e uma outra infinidade de abusos. 

A ONU - Organização das Nações Unidas, emitiu 'liminar" para exigir do governo brasileiro respeito aos direitos políticos do cidadão Luiz Inácio Lula da Silva. O TSE no julgamento de impugnação da candidatura presidencial (no final do mês de agosto-2018) de Lula, não acatou tal determinação. A ONU iria intervir se tudo no Brasil estivesse correndo em sua mais harmoniosa normalidade? O golpe segue seu curso. O Judiciário o sustenta em troca de aumento salarial desproporcional ao aumento salarial dos trabalhadores em geral? Seria este o motivo? Eu acredito que este é apenas um dos motivos.

Na minha opinião, o povo brasileiro tem uma intuição correta quando percebe que o Judiciário brasileiro não faz Justiça mas sim Ju$tiça. 

 REFORMA DO JUDICIÁRIO JÁ!
Esta é uma das propostas do programa de governo do Partido dos Trabalhadores e como ela é urgente!

Nenhum comentário: