ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O VOTO "CRISTÃO" EM BOLSONARO E SUAS CONTRADIÇÕES: SIRVO À LUZ OU ÀS TREVAS?

O VOTO "CRISTÃO" EM BOLSONARO E SUAS CONTRADIÇÕES: SIRVO À LUZ OU ÀS TREVAS? (Uma reflexão sobre a ética existencial do cristão na política).   


Ser Cristão e viver os ensinamentos de Jesus Cristo, são a mesma coisa? É e não é. Teoricamente deveria ser, mas na prática nem sempre. Os ensinamentos de Jesus não foram fundados em palavras jogadas ao vento ou para provocar bons sentimentos nos ouvintes. São na verdade exigências indubitáveis para quem quer ser digno de fazer parte do time do Ressuscitado. Não estou falando de atitudes moralizantes, estou falando da essência que o autêntico cristão deve possuir. A política secularizada no início da Modernidade com Nicolau Maquiavel, nos deixou uma distinção mais cristalina da separação público e privado. Público é o comum que é da alçada da política e exige do cristão um posicionamento pela vida, pelo amor, contra a violência - tortura e pena de morte, contra a corrupção, contra as discriminações: racismo, homofobia, xenofobia, machismo, etc..., contra as desigualdades sociais e a favor da justiça e equidade. 

Você pode ser Cristão por estar filiado a uma denominação religiosa e na prática não viver como Cristão, ou seja, aquele que vive fielmente os ensinamentos de Jesus.

Eu particularmente vejo os líderes de igrejas muito presos ao Antigo Testamente, principalmente para justificarem teologias da prosperidade, da cura ou justificação de oferta$ e dízimo$. Pelo tanto que acompanho parece que pouco importa dos ensinamentos de Jesus que coloca o outro, o irmão em nosso horizonte cotidiano. 

A INTERPRETAÇÃO É SIMPLES E OBJETIVA: Jesus ensinou a nos esvaziarmos de nós mesmos para nos humanizarmos! Seria o mesmo que dizer: para ser santos precisamos ser humanos com nossos semelhantes. Um pouco de Immanuel Kant nos ajuda a pensar isso quando ele diz nas entrelinhas de sua "Crítica dos Costumes" que nenhum homem é mais importante que todos os homens juntos e nem vice-versa". O ser humano tem um valor ao qual não pode ser dado preço algum. Não existem humanos superiores e outros inferiores. E Jesus nos ensinou isso com sua vida ao acolher todos os marginalizados que encontrava pelo caminho, seu grupo de 12 discípulos é símbolo dessa escolha. Lembro de uma frase do clérigo inglês John Donne em suas Meditações, do século 17. “Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída” e dá-se o mesmo entre os seres humanos, porque “a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano”. 

Filosoficamente posso dizer que nascemos biologicamente humanos mas não humanizados. Para humanizar-se o homem precisa de duas coisas essenciais: conhecimento e vivência ética. 

Dar a vida pelo irmão na concepção de Jesus quer dizer assumir as dores do próximo. Ora, Jesus insistiu que a razão de segui-lo estava centrada no mandamento maior que é o de amar ao próximo como a si mesmo, sendo esta a exigência por excelência, ou seja, uma vida dedicada ao amor pelo próximo. Daí que encontramos nos Evangelhos algo como (interpretação minha e inspirada nos evangelhos para o nosso contexto atual): estive nu e me destes de vestir, estive sedento e me destes de beber; fui discriminado por ser gay, ou mulher, ou indígena, ou negro, e fostes solidário comigo não dando seu voto a um apologista de discriminações contra minorias; fui preso e torturado sendo que ao final de todo o sofrimento me deram a pena capital na cruz e hoje negastes por amor a mim um voto em um apologista da tortura e da pena de morte; fui caluniado por fake news (notícias falsas) e em solidariedade você denunciou, buscou a verdade afastando-se dos filhos das trevas que o cegava com mentiras como URSAL, Kit Gay, Venezuela, e outras aberrações - como os fariseus faziam comigo ao tentarem colocar em minha boca palavras que não proferi para me acusarem disso ou daquilo; sempre estive do lado dos pobres buscando justiça social e você me desqualificou como ladrão adorando os verdadeiros ladrões do povo como fizeram os que pediram liberdade para Barrabás e minha condenação; você diz que é cristão e vota no coiso contra meu povo marginalizado preparando para ele dias insuportáveis por sofrimentos e vidas ceifadas para alimentar o deus capital $ que privilegia os ricos e prejudica os pobres. Cristão? Seguidor de Jesus Cristo ou das pregações de falsos profetas que usam o nome de meu Pai? (para pregar o ódio e aproveitar-se dos privilégios do poder e da grana que podem tirar de seus fieis). 

Quem é verdadeiramente cristão vota com a verdade, vota com discernimento e não nega meus ensinamentos que fiz com minha própria vida em meio aos pobres com os quais ofertei a Salvação para os verdadeiros filhos da luz. Quem vota em Bolsonaro terá dificuldades para justificar-se como de Cristo, pois nega Jesus e as palavras de João continuam a ecoar no dias de hoje mais do que nunca: Se alguém diz: "Eu amo a Deus", mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão. 

Vamos nos unir em torno da Democracia! A hora é essa! Vamos salvar o Brasil dos fascistóides pois o preço a pagar é alto e temos um compromisso com a vida! Vamos pensar nosso voto com mais racionalidade!

Nenhum comentário: