O jornalismo no Brasil é verdadeiramente uma merda. Com os grandes meios de comunicação concentrados nas mãos de meia dúzia de super milionários, esse meios acabam refletindo aquilo que os patrões desejam e o verdadeiro jornalismo é o que eles menos desejam.
Nessa linha de raciocínio foi deprimente os papéis desempenhado pelos supostos jornalista que entrevistaram Glenn Greenwald no programa Roda Viva, da TV Cultura, essa semana. A impressão que dava era que ali tinha um verdadeiro jornalista ao centro e um bando de algozes sádicos para torturá-lo. Mas o jornalista venceu a batalha e deu uma aula daquilo que é ser verdadeiro jornalista. Nem culpo os maus jornalistas. Eles apenas representam aquilo que seus patrões determinam.
O problema do jornalismo brasileiro está na não democratização dos meios de comunicação.
Eu mesmo há muito tempo que não assisto as grandes TVs do Brasil, nem leio os jornalões e muito menos escuto suas rádios deprimentes e menos ainda leio suas revistas semanais. Hoje, via internet, tempos bons canais de TVs alternativos, assim como portais de notícias, rádios e revistas. Ali podemos aproveitar melhor nosso tempo com informações mais completas e mais confiáveis, capazes de nos auxiliarem em um bom exercício crítico da realidade desse nosso mundo anormal.
Do canal Galãs Feios uma síntese do que foi a entrevista no Roda Viva com Glenn Greenwald
Gleen Greenwald no Roda Viva / Íntegra
Filoparanavaí 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário