ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

domingo, 1 de março de 2020

SEGREDOS DE SAÚDE DEPOIS DOS 40 ANOS: MENS SANA IN CORPORE SANO


SEGREDOS DE SAÚDE


Por Lucio Lopes


MENS SANA IN CORPORE SANO é uma citação em latim e muito antiga, significando “uma mente sã em corpo são”. É uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida conforme você pode conferir com mais detalhes no site da wikipedia.

Ter corpo são e o espírito também, ou seja, manter o biológico e o psicológico sadios nesses nossos tempos não está nada fácil. Conquistar a saúde desejável é uma verdadeira arte em meio ao bombardeio do mercado capitalista que impregna todas as dimensões da vida humana. Tudo no capitalismo vira mercadoria apta a produzir capital. A alienação é o movimento que encanta as pessoas que de forma irrefletida correspondem aos apelos dos donos dos capitais.

Como envelhecer com saúde e aproveitar a melhor idade que o aumento da expectativa de vida nos proporciona?

Eu penso que temos basicamente três processos de envelhecimentos. 

Os dois primeiros são biológicos. 

O primeiro é aquele que podemos observar em sua forma exógena. O envelhecimento exterior, como o que aquele que observamos mais facilmente em relação à nossa pele.

O segundo é o endógeno,  ou seja, aquele que ocorre em nosso interior. O tabaco, por exemplo, pode ser um aliado a promover, em maior velocidade, esse envelhecimento, antecipando e provocando verdadeiras destruições internas.

A outra forma de envelhecimento está ligada ao nosso 'espírito'. Espírito aqui entendido como alma na concepção socrática, alma como razão. Uma razão pouco oxigenada sufoca o espírito.

A saúde da 'alma' depende de nossa capacidade de adquirir e praticar a autonomia, especialmente quando em nossa cultura capitalista a alienação é uma força avassaladora. 

A autonomia, conceito caro ao kantianismo, pode ser didaticamente compreendida como capacidade que o sujeito tem de autodeterminar-se. É a capacidade que o sujeito tem de pensar por si mesmo, fazer suas próprias escolhas, sendo capaz de assumir suas consequências. 

A autonomia concede a liberdade em maior grau ao sujeito que busca superar a subjugação que  sendo estranha a si, vem de fora.

Ora, é a autonomia um remédio preventivo contra o envelhecimento precoce e contra os problemas de saúde, do corpo e da mente.

Aceitar que o corpo envelhece, é uma condição para que ao longo da vida realizemos projetos de reeducação visando práticas adaptadas às diversas realidades nas quais estamos e pelas quais passamos, pois somos seres em contante transformação.

Um garotão de 50 anos pode ser tratado como garotão em 'espírito juvenil', porém jamais podemos confundir que o garotão de 50 anos teria a mesma vitalidade biológica de uma garotão de 18 anos.

Após os 20 anos o indivíduo começa a ser introduzido na realidade biológica das limitações.  Por exemplo, o corpo de um indivíduo de 30 anos já não é capaz de produzir o colágeno necessário.  A visão já começa a perder poder, assim com a audição. Esportes de baixo impacto são preferíveis aos de alto impacto. O processo não acontece na mesma proporção para todos, porém é uma realidade para todos. 

Um garotão de 50 anos tem um tempo diferente do garotão de 18 anos. Precisa de cuidados maiores com a alimentação. É um momento que as doenças ligadas à hereditariedade ou má alimentação, ou ainda ao sedentarismo, tabagismo, dentre outros fatores, começam a aparecerem.

É das possíveis intervenções que podemos fazer para ampliar nossa expectativa de vida esbanjando saúde que quero tratar aqui. Ou seja, sobre o quesito prevenção. Algo tão estranho a essa nossa cultura contaminada pelos 'valores do capitalismo' e que nos esvazia tanto do Ser para endeusar o Ter. Invertemos as coisas valorizando mais os efeitos do que nossa capacidade de intervir sobre eles pelo controle das causas.

Mas e o 'espírito', ele envelhece? Sim. Também! Mas o processo aqui voluntariamente pode sofrer intervenções também. E inclusive podemos até constatar inversões impressionantes, pois é possível encontrarmos jovens de 18 anos com um espírito de um velho mal amado de 60 anos. Ao passo que podemos encontrar alguém de 60 anos com uma vitalidade espiritual de 18 anos. Enquanto o de 60 anos deseja viver mais e de forma intensa, o de 20 desiste de fazer projetos de vida e cai diante dos primeiros problemas que a vida adulta lhe impõe.

A autonomia pode ser uma grande aliada nossa para que possamos gerir nossas vidas ao longo do tempo, aquela inerente ao filósofo (a) e que de acordo com Antônio Gramsci, é preciso considerar que todos os homens e todas as mulheres são filósofos em alguma medida, mesmo que inconsciente (Autonomia como liberdade utilizada para Pensar por si mesmo, fazer suas próprias escolhas e assumir as consequências das mesmas).

ALGUNS DE MEUS SEGREDOS 
Compartilhando
O primeiro segredo é NÃO FIXAR NEURA ALGUMA COM RELAÇÃO À IDADE QUE VOCÊ TEM. Considere que cada dia consciente de que é um novo  dia, é o maior milagre que pode lhe acontecer. Observe que o tempo é uma invenção humana e prova disso é que existem dezenas de calendários, sendo que o Calendário Cristão é hoje o calendário quase universal, pelo menos como paradigma nas relações internacionais. Portanto, é importante saber que o calendário é apenas um instrumento para nos organizarmos em  nosso cotidiano e nos localizarmos no tempo histórico. Não o valorize para além disso. 

Que idade eu tenho mesmo? Em qual dia, mês, faço aniversário? Para a primeira pergunta preciso pensar, fazer contas... Estou falando aqui de mim mesmo. É assim que lido com essa questão. Para a segunda pergunta, a resposta é simples: NUNCA COMEMORO ANIVERSÁRIO, porque eu já comemoro diariamente meu RAIO DE CONSCIÊNCIA, em cada segundo e não em aniversários anuais. Sou capaz de comemorar, sem problema algum, em solidariedade; o aniversário de algum amigo, parente ou conhecido, que observa essa tradição, mas o meu mesmo desconheço. Então, assim, eu tenho uma neura a menos!

Outros segredos a considerar. Ocupe sua mente com bons estudos e leituras nas horas de lazer. Aproveite também para relaxar ouvindo músicas de sua preferência. Eu passo boas horas dos meus dias ouvindo músicas. Curto mais MPB, Dance internacional, Pop Love Internacional. Uso o site  francês grátis de sintonização de rádios http://www.radio-en-ligne.fr/. Muitas dessas rádios executam músicas com zero propagandas e repito, é grátis. Confira o site, explore o seu estilo preferido. Minhas preferidas são as rádios RFM, .077, Vibration Love, 100% Love, Nexus Dance, ABC Dance Reggaeton (músicas latinas). 

Desligue os canais de TV tradicionais. Em casa não entra, Record, Globo, SBT, Bandeirantes, Rede Tv, e outros canais abertos, nem mesmo os fechados. Longe desses canais você estará livre de um lixo imenso de alienação. Escolha bons canais no Youtube, grátis. Nem tudo que é pago é bom e nem tudo que é grátis é bom, mas tem muitas coisas boas e grátis para escolhermos. De canais televisivos eu assisto os alternativos como a http://www.tvt.org.br/. Para ficar bem informado sobre o que acontece no mundo tenho duas alternativas muito boas: https://www.telesurtv.net/ e https://actualidad.rt.com/

Quer ficar informado, livre-se de Estadão, Folha, UOL, G1, R7,, e de todos os lixos alienantes da mídia digital tradicional. Há ótimos canais de informações alternativos. Alguns dos meus preferidos são: https://www.brasil247.com/https://www.conversaafiada.com.br/https://revistaforum.com.br/https://www.cartacapital.com.br/https://www.brasildefato.com.br/https://www.redebrasilatual.com.br/https://operamundi.uol.com.br/.

Ame, e se puder faça sexo pelo menos uma vez por mês. Ajuda muito na preservação da saúde. Não faça sexo para cumprir rituais, mas faça sexo com rituais que lhe permitam explorar muito prazer. Mais vale um dia de sexo bem feito do que todos os dias de um mês fazendo sexo sem explorar o prazer que daí advém com todos os seus benefícios. Libere suas fantasias, inove. Namore, namorar faz bem para a pele e para o espírito.

Viaje. Procure conhecer lugares diferentes. Curta as diferentes culturas. Interaja com as pessoas desses lugares. Abra sua mente para os modos diferentes de encarar a vida. Abandone seus preconceitos. Dê-se ao direito de conhecer coisas novas. Experimentar. 

Faça, de 30 minutos a uma hora de caminhada. Isso todo mundo pode fazer e é grátis. Eu faço fielmente uma hora no mínimo todo dia. Há anos! E posso dizer que os benefícios são imensos, tanto para a mente, quanto para o corpo e para o 'espírito'. Há dois anos, além da caminhada, eu ainda tenho optado por ir ao trabalho de bicicleta.

Encontre seu melhor horário. Apenas seja fiel. Faça Sol, faça Lua, faça Chuva, faça Frio, vá! De preferência só! Coloque a caminhada, exercício de baixo impacto, como uma de suas atividades diárias, assim como é alimentar-se, dormir... Caso goste de outros exercícios como bicicleta, e os oferecidos pelas academias, aí a escolha é sua, mas considere as mudanças em seu corpo com o passar do tempo. Se é um quarentão não queira fazer exercícios físicos como um adolescente. Respeite seu corpo!

Em conexão aos exercícios diários é necessário uma reeducação alimentar. Fique longe dos industrializados e cuide nas doses (quantidades). Fuja do álcool. Quanto menos consumir, melhor!

Lembre-se: NEM TUDO QUE É GOSTOSO É BOM E NEM TUDO O QUE É BOM É RUIM.

A reeducação exige aplicação! Quando troquei o arroz branco pelo integral, eu achava muito difícil. Com o passar do tempo, hoje, só quero o integral e já dispenso com facilidade o branco.

Quando abandonei o açúcar foi com amargura, e depois que me acostumei a tomar alimentos sem açúcar, agora tenho asco em relação ao mesmo.

Abandone os sucos e consuma frutas apenas in natura pois sucos de frutas são venenos para nosso organismo.

Refrigerantes nem de graça. Passe longe de qualquer um!

Nosso corpo perde vitalidade ao longo do tempo e um aliado para retardar isto ou para repor a vitalidade perdida, é o alimento. A Natureza é generosa e nos oferece muitas alternativas. Cada qual pode fazer a sua escolha.

Meu cardápio semanal é o que segue abaixo, organizado por mim mesmo, sem ajuda de nutricionista: de Segunda a Segunda (domingo abro exceção e ocasionalmente posso acrescentar um alimento diferente)  - Café da manhã com adição de duas colheres de gordura de coco. Para acompanhamento panqueca de tapioca (ingredientes: ovos, cebola, farinha para tapioca, e algum grão in natura triturado. Eu opto sempre entre linhaça, chia ou gergelim). Pode, ainda, acrescentar uma fruta de preferência. Tomo ainda como suplemento: uma cápsula de Ômega 3,uma de Laranja Amarga e uma de Magnésio.

Almoços
Segunda-Feira: Creme de Abóbora contendo carne moída (ou frango desfiado, ou carne de porco) e muito tempero a gosto (Uso alho, cebola, pimenta malagueta, Curry, cheiros-verdes). Acrescente um acompanhamento: pode ser uma Beringela assada, ou outro. 

Terça-Feira: Creme de Inhâme contendo carne moída (ou frango desfiado, ou carne de porco) e muito tempero a gosto (Uso alho, cebola, pimenta malagueta, curry, cheiros-verdes). Acrescente um acompanhamento: pode ser uma Beringela assada, ou outro. 

Quarta-Feira: Creme de Batata Doce contendo carne moída (ou frango desfiado, ou carne de porco) e muito tempero a gosto (Uso alho, cebola, pimenta malagueta, curry, cheiros-verdes). Acrescente um acompanhamento: pode ser uma Beringela assada, ou outro. 

Quinta-Feira: Creme de Cará contendo carne moída (ou frango desfiado, ou carne de porco) e muito tempero a gosto (Uso alho, cebola, pimenta malagueta, curry, cheiros-verdes). Acrescente um acompanhamento: pode ser uma Beringela assada, ou outro. 

Sexta-Feira: Creme de Mocotó (Pé de Boi) ou creme de pé de galinha, com muito tempero a gosto (Uso alho, cebola, pimenta malagueta, curry, cheiros-verdes). Acrescente um acompanhamento: pode ser arroz integral, farinha de mandioca granulada branca, ou outro de preferência.

No Sábado, encaro uma panelada de rabada (rabo de boi), ou uma língua de vaca, ou qualquer outro prato. Sábado e domingo, sou menos exigente, mas observo na 'dose'.

Nunca acompanhe as refeições com líquidos. Se comer não beba, se beber não coma. 

Para quem deseja perder peso, uma dieta intermitente duas ou três vezes por semana ajuda. Fique sem comer depois do almoço até o café do dia seguinte. Consuma só água!

Durante as noite eu preparo um copo de detox (o mais utilizado por mim é uma mistura de água, linhaça, gergelim, abacaxi, couve).

A cada dia, ainda faço o uso em intervalos considerados, de uma dose de duas colheres de Vinagre orgânico de Maça, e de um limão espremido em água.  Não juntos! Tomar em horários distintos. Tem muitos benefícios!

Nos finais de tarde e início da noite faço a ingesta de frutas da época podendo ser uma laranja, ou fatia de abacaxi, ou um abacate, uma pera, ou pedaços de melão, etc. 

A gordura de coco acrescentada no café da manhã lhe dará energias para o dia todo e vai aplacar sua fome. Pode crer! Isto é real.

Abandone óleos vegetais industrializados. Para cozinhar utilize gordura de coco e para frituras utilize banha preparada por você mesmo a partir da fritura de gordura de porco. Compre a parte de porco no açougue e prepare sua banha.


Filoparanavaí 2020

Nenhum comentário: