RECOMENDE O BLOG FILOPARANAVAI PARA SEUS AMIGOS NO FACEBOOK

    domingo, 25 de dezembro de 2011

    CORUJA DE MINERVA: O Símbolo da Filosofia

    Contador de visitas



    Utilizamos aqui a CORUJA de forma alegórica como símbolo que serve para uma reflexão e ao mesmo tempo uma analogia para entendermos tanto o papel da Filosofia no âmbito do conhecimento quanto do papel do Filósofo em sua atividade cotidiana.


    A coruja é o símbolo tanto da filosofia e da pedagogia, devido a sua inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente. Elementos que o filósofo deve desenvolver.

    A coruja tem visão 180% superior ao do homem. Ela enxerga tudo ao seu redor apesar de ser daltônica (não vê a cor vermelha) e pode mexer completamente a cabeça (gira-a para todos os lados pois tem os olhos completamente separados.É muito difícil enganá-la, ela percebe "segundas intenções".Caça somente para saciar a fome.Ela também é muito ligada a sua família,não abandona os filhos em hipótese alguma.

    A coruja da filosofia é a Coruja de Minerva.Minerva é uma diva romana. Seu equivalente heleno é Athena.A deusa Athena é filha predileta do deus dos deuses, Zeus.Uma das alegorias mais conhecidas para representar a filosofia é 
    a coruja de Minerva, que nos foi legada pelo filósofo Hegel.


    Ela só sai à noite, quando tudo já aconteceu. É quando todos dormem que ela tem a mais clara visão. Poder-se-ia pensar que, nestes termos, a filosofia é passiva, apenas observadora, só interpreta o já acontecido.

    Mas a coruja tem também um aspecto prospectivo: à noite, quando todos dormem, ela é caçadora. É essa a perspectiva que não desejamos perder: a filosofia como compreensão do nosso tempo, mas também, compreensão para o tempo futuro.


    Por exemplo, podemos tomar a filosofia de Nietzsche para uma maior compreensão disto, vemos como ele se refere ao tempo presente como resultado de atos do passado – isso tudo numa linguagem bem significativa, porquanto inovadora – e como ele fala de coisas para além de seu tempo.




    Professor Lucio © ²º12


    No meu ombro direito a marca da CORUJA:

    Na imagem o flagrante de uma bela coruja registrado pelas lentes de minha máquina:


    filoparanavaí 2012

    Nenhum comentário:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...