ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

sexta-feira, 5 de junho de 2020

MICHEL FOUCAULT: O poder que tem como objetivo domesticar o comportamento humano.



O filósofo francês Michel Foucault, falecido em 1984, é nosso contemporâneo e um dos mais estudados em nossos dias pela importância que tem sua Filosofia. Toda a filosofia foucaultiana é uma investigação sobre a relação entre PODER e CONHECIMENTO. Foucault não apenas pensava essa relação mas teve uma vida toda de militância por causas sociais contra o Racismo, Homofobia e pela reforma do sistema penitenciário. Ele incomodou demais os poderosos, pois sua crítica sempre foi muito contundente na defesa da verdade construída pelo conhecimento X verdade construída pelo poder. O conhecimento para Foucault também é poder, porém, um poder que não é apenas daqueles que têm poder material-econômico, mas um poder ao alcance de todos os homens e mulheres pelo fato de todos nós termos a posse do instrumento necessário para obtê-lo, ou seja, a RAZÃO.

Quanto à questão sobre a relação entre Subjetividade e Contingência, o que Foucault nos permite compreender é que a nossa compreensão de mundo é determinada por contingências construídas por quem detém o PODER. Logo, nada ocorre no mundo que não seja uma construção histórica dependente do poder que tem como objetivo domesticar o comportamento humano.

Veja que ele está falando da relação entre subjetividade e contingência, ou seja, para compreender o mundo e poder intervir nele, é preciso primeiro compreender como é que se deram sua estruturação e isso só é possível compreendendo a história do PODER. Contingência aqui precisa ser compreendida como Natureza do que acontece de modo eventual, incidental ou desnecessário, podendo ter ocorrido de outra forma ou não se ter efetivado. Em outras palavras, é dizer que nada no mundo é Natural, ou seja, é construção humana fundada no poder.

O PODER é exercido para domesticar as pessoas, domesticá-las da forma como a sociedade quer. Assim funcionaria a religião, a escola, a mídia, enfim, todos os meios na sociedade existem como um aparato para moldar a sociedade a ser do jeitinho que os poderosos desejam, em palavras do nosso português popular, transformar as pessoas em 'meros gados'.

Deixo o link de um pequeno artigo, que poderá lhe ajudar a compreender um pouco mais da Filosofia de Foucault: https://www.scielo.br/




FILOPARANAVAÍ © ²º20 

Nenhum comentário: