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FILOPARANAVAÍ

domingo, 8 de agosto de 2010

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MITO ‘GREGO’



O pensamento mítico precedeu a filosofia. A questão não oferece grandes dúvidas, o problema aparece quando  tentamos saber em que é que consiste o pensamento mítico e como o podemos caracterizar.

O Problema das Origens: O pensamento mítico formou-se com o Homem, corresponde antes de mais à primeira forma de pensar a realidade.Os mitos são narrações que têm como protagonistas seres sobrenaturais, que existiram num passado remoto (tempo primordial). Neles encontramos a explicação para a origem do Cosmos e muitos outros aspectos da realidade (origem do homem, doenças, fogo, etc). Ao narrar-se a sua origem, dá-se igualmente uma explicação para o seu sentido e a finalidade.

Os mitos, enquanto narrativas, foram os primeiros discursos elaborados sobre o mundo e as coisas. "O mito conta uma história sagrada; relata um acontecimento que teve lugar num tempo primordial - o tempo fabuloso das "origens". Dito por outras palavras, o mito conta como, graças às ações primordiais dos seres sobrenaturais surgiu um facto qualquer, seja a realidade total - o Cosmos- seja apenas um dos seus fragmentos, tais como: uma ilha, um comportamento humano ou uma instituição. 

O mito surge como uma narrativa duma "criação". Conta como qualquer coisa foi produzida, isto é, começou a ser.O mito não fala daquilo que é imaginário, fala apenas daquilo que se manifestou plenamente. As personagens dos mitos são seres sobrenaturais. Estes são conhecidos sobretudo por aquilo que fizeram nos tempos prodigiosos dos "começos". Mircea Elíade, Aspectos do Mito.

Explicação Total: O pensamento mítico, como a filosofia, é uma explicação total e coerente da realidade que permite encontrar uma respostas para as mais variadas situações e problemas que se colocam aos homens. No caso do mito, esta visão total resulta, segundo R. Mondolfo, de uma análise das relações humanas que foi transposta para natureza.  

Esta passou a ser encarada em termos antropomórficos. Tudo o que nela ocorre obedece ao mesmo modelo de relações que encontramos entre os seres humanos. Assim podemos ter explicações míticas da natureza, onde ocorrem, por exemplo, matrimónios e conflitos entre dois polos sexuais (o feminino e o masculino).

Foi deste modo que os homens foram ordenando a realidade, descobrindo-lhe certas regularidade, impondo-lhe uma ordem, causalidade e previsibilidade. A natureza deixa de ser Caos para passar a ser entendida como um Cosmos, isto é, um mundo ordenado com as suas leis.

Tradição: Os mitos estão profundamente ligados às tradições dos povos, constituem frequentemente as suas referências fundamentais (identitárias). Eram e ainda são transmitidos de geração em geração por via oral. Na antiguidade clássica os mais velhos eram os depositários privilegiados destes saberes.

Persistência dos Mitos: O nascimento da filosofia, não significou o fim do pensamento mítico.Os mitos persistiram até aos nossos dias. Podemos descobri-los, por detrás das primeiras filosofias, mas também em muitas das ideias atualmente desenvolvidas na ciência. Uma daquelas ideias onde factos anda frequentemente enredados em mitos é a teoria da evolução. Não é fácil, senão mesmo que impossível, determinar a história do nosso Universo, a origem das primeiras formas de vida e a sua evolução até às espécies no seu estado atual. 

A teoria da evolução acaba, muitas vezes, por ser tratada como um mito, isto é, como uma história que narra as origens do Cosmos, e o modo como surgiu o mundo vivo e o lugar que nele ocupa o homem. Estes mitos, como os antigos mitos cosmogônicos, não deixam de ter um enorme fascínio sobre os homens, dado que lhes permitem responder à suas eternas interrogações: De onde viemos? Para onde vamos ? Que nos é lícito fazer? Que é o Homem?  

Universo Sonoro: Uma das características do pensamento mítico estava na sua dependência da tradição oral mantida e veiculada pelos poetas. Era pela palavra falada que os "mitos" (narrativas) passavam de geração em geração. A importância dos narradores era por isso mesmo decisiva, já que podiam modificar a qualquer momento a história, acrescentando-lhe novos episódios ou adaptando-a simplesmente ao auditório (ouvintes).

"A palavra, neste universo sonoro, escreveu Georges Gusdorf, está ligada a um suporte vivo - palavra de alguém, referida por alguém. A única reserva da palavra, o único processo de conservação, é a memória pessoal, extremamente desenvolvida, tal como a memória social, a tradição e o costume. Civilização do diz-se, do rumor, onde a palavra pode tudo - civilização da forma, do segredo, da magia. A autoridade pertence aos antigos, aos velhos, nos quais sobrevive o tesouro da experiência ancestral, ciosamente guardada, mas frágil e ameaçado, porque se aquele que sabe desaparece, já ninguém saberá." conclui este filosofo: "À civilização oral corresponde uma cultura difusa, uma literatura anónima, em que as obras não assinadas pertencem a todos e a ninguém".

Grande parte dos mitos foram primitivamente veiculados sob a forma de poemas, sendo desta forma mais facilmente memorizados. Na Grécia, a poesia e os poetas desfrutavam por tudo isto um enorme prestígio: a poesia estava desde há muito ligada à religião, era o seu modo mais expressivo de falar dos deuses, mas também, constituía a base sobre a qual era realizada a educação desde a infância, daí a importância e a difusão que se revestia este imaginário criado pelos poetas.

"O poeta, escreve G. M. Bowra, nas sociedades primitivas era olhado como sendo instrumento dum poder que lhe era exterior, mas que o dominava e que falava através dele com a própria voz. Era considerado um profeta, um visionário, um homem que falava várias línguas, um agente de forças invisíveis e desconhecidas." 

Concluindo: "Não era sem razão que o Oráculo de Delfos proferia as suas mensagens misteriosas em verso, ou que Hesíodo fala de si próprio como sendo o homem que conhece tudo aquilo que existiu, aquilo que existe e o que está para existir. 

Os gregos aceitavam estes princípios, e aceitavam que a poesia era uma atividade inspirada. Platão tendia a considerar os poetas como possessos, e os próprios poetas pagavam o seu tributo à inspiração quando falavam da Musa, do poder divino que dominava a sua arte".

No período mais recuado da história grega avultam duas importantes narrativas míticas em verso - Ilíada e Odisseia - atribuídas a uma enigmática figura - Homero. Elas representavam para os gregos, não só o símbolo da sua unidade cultural enquanto povo, mas igualmente a expressão da sua religião, da sua visão do cosmos, as suas personagens eram verdadeiros modelos de comportamento que se seguia ou se evitava. A maioria dos autores situa estes poemas por volta do séc. IX, e teriam sido criados por gerações de aedos (contadores de histórias ambulantes) que percorriam as cidades gregas, contando as façanhas dos seus heróis comuns e as aventuras dos seus deuses.

Exprimindo um mundo mais próximo de nós, mas ainda mítico, destacam-se os poemas de Hesíodo (séc.VIII-VII a.C.) - Teogonia e Os Trabalhos e os Dias.

Na Teogonia apresenta-nos uma sistematização dos mitos sobre a origem dos deuses e do cosmo a eles associados. Neste poema destaca-se ainda a narração das várias fases da humanidade, desde um Idade de Ouro inicial até à presente fase de decadência. Este modelo será retomado na filosofia de Platão.


Seres do Cosmo
segundo a mitologia grega havia as seguintes classes de seres

■deuses (engloba os que nasceram imortais, titãs, monstros, ninfas...)
havia também alguns que seriam desta classe, mas que eram mortais como os gigantes e certas ninfas; alguns de vida longa eram chamados de macrobióis

■daímones (intermediários entre deuses e homens)
■heróis ou semideuses filhos de um deus e um mortal, considerados como semelhantes aos deuses, alguns após a morte eram divinizados
■homens

Cosmogônia
A origem e estabelecimento do cosmo

■Caos, o princípio de tudo, dele saiu:
■Erebus (princípio vital masculino)
■Tártaro (mundo Inferior, Infernos)
■Eros (Amor, princípio organizador do mundo)
■Gaia ou Géia (Terra)
■Nix (Noite) gerou sozinho:

Primeira Geração
Os filhos dos seres primordiais

■Gaia gerou sozinha:
■Urano (Céu)
■Pontos (Mar)
■Óreas (Montanhas)
■Gaia + Tártaro
■Tifão mais terrível monstro mitológico, tocava os céus com a cabeça, os braços estendidos tocavam o ocidente e o oriente, as espáduas possuiam serpentes, dedos tinham dragões, era alado e da cintura para baixo era coberto de víboras; foi gerado por Gaia para derrotar Zeus, o que por pouco não conseguiu.
■Gaia + Pontos
■Nereu o velho do mar, primitiva divindade do mar
■Taumas
■Fórcis
■Ceto
■Euríbia
■as ninfas Napéias elementares dos vales e selvas
■as ninfas Oréades elementares das montanhas e colinas
■as ninfas Dríades elementares dos carvalhos, sua vida dependia da vivencia da árvore
■as ninfas Hamadríades elementares dos carvalhos, faziam parte da árvore com ela nascendo

■Nix gerou com Erebus:
■Éter (Luz Celestial ou Ar)
■Hemera (Luz Terrena ou Dia)
■Moro (destino)
■Momo (sarcasmo) deusa que deu a Zeus a idéia de ensejar a Guerra de Tróia para controlar o excesso populacional na Terra
■Tânatos (Morte)
■Hipnos (Sono)
■Nêmesis (deusa da vingança, do castigo, da Ética)
■Éris (Discórdia)
■Geras (Velhice)
■deusas Hespérides (personificam a tarde)
■Egle
■Erítia
■Héspera
■Queres (Devastação, acompanhavam os vivos representando o tipo de morte que teriam)
■Híbride (Desmedida)
■Limos (A Fome)
■Poinê (A que castiga)
■Moîras (tecem, enrolam e cortam os fios do destino/da vida) [as vezes são indicadas como filhas de Zeus e Têmis]
■Cloto (tece / passado - nascimento)
■Láquesis (enrola / presente - vida)
■Átropos (corta / futuro - morte)

Segunda Geração
A era dos titãs


Urano depois de criado por Gaia passa a ser seu marido e protetor, sempre deitado sobre ela, gerando vida nela, copulando-a periodicamente com a chuva.Urano e Gaia geraram as criaturas: os Titãs e as Titânidas, os Ciclopes, e os Hecatonquiros. Após ser criado Urano passa a ser o primeiro senhor do Cosmo não demorando a se tornar também seu primeiro tirano.

 Titãs
■Oceanus
■Céos
■Créos
■Hipérion
■Jápeto
■Cronos, mais tarde com apoio de Gaia castrou Úrano tornando-se senhor do Universo

Titânides
■Téia (a luz da visão)
■Réia (a facundidade)
■Têmis (a justiça)
■Mnemósine (a memória)
■Febe ( a brilhante, deusa da Lua cheia, fundadora do Oráculo de Delfos)
■Tétis (deusa do mar)

Ciclopes
Monstruosos seres de um olho apenas, responsáveis por forjar os relâmpagos.

■Arges
■Estéropes
■Brontes

Hecatonquiros
Seres também monstruosos, que possuíam cem braços e cinquenta cabeças, auxiliaram Zeus a destronar Cronos.

■Coto
■Briareu
■Giges

Filhos do Sêmen de Úrano
Quando Cronos castrou seu pai, na revolta dos Titãs, seu Sêmen caiu em Gaia a fecundando, que gerou em diferentes tempos:

■Gigantes (Alcioneu, Efiates, Porfírio, Encélado...), gerados por Gaia para derrotar Zeus, pois ganha se enfureceu quando este prendeu os titãs no tartaro, podiam ser mortos se atacados por um deus e um mortal simultaneamente
■As Ninfas Melíades
parte do sêmen de Urano caiu no "céu" fecundando Nix

■Erínias: Aleto, Tisífone, Megera (que eram as vingadoras, em especial do sangue parental)

o sêmen que caiu no mar se desenvolvendo em Tálassa deusa primordial do mar:

■Afrodite (a deusa do Amor). Foi para o Olímpo, com a vitória de Zeus, onde era a divindade mais antiga, casou-se com Hefesto
[mitos mais modernos fizeram de Afrodite filha de Zeus e Dione e mãe de Eros. Dione seria filha de Tálassa e Urano.

com Hermes gerou:
■Hermafrodito que se fundiu com a ninfa Salmácis
com Ares gerou
■Harmonia deusa da concórdia que casou com Cadmo, rei de Tebas
com Apolo gerou
■Himeneu deus das Núpcias e do casamento
Afrodite com o mortal Anquises gerou
■Enéias (ancestral de Rômulo e Remo)

Fórcis + Ceto
■Gréias (três velhas que compartilha um só olho e um só dente)
■Ênio também era uma divindade da guerra
■Pênedo
■Dino
■"Górgonas" seres alados com serpentes na cabeça, tranformavam com seu olhar os seres vivos em pedra
■Ésteno
■Euríale
■Medusa(a única que era realmente uma górgona sendo mortal, as outras eram por associação)
■Equídina (a mãe de todos os monstros)

Taumas + Electra (oceânide)
■Harpias (seres com cabeça de mulher e corpo de águia semelhantes aos gargulas)
■Aelo
■Ocípite
■Celeno
■Íris, mensageira de Zeus e Hera

Crisaor + Calírroe (Oceânide)
■Gerião (gigante de três troncos a patir da cintura)

Nereu e Dóris
■ninfas Nereidas, eram ao todo cinqüenta, as principais eram:>
■Anfitrite; Tétis; Galatéia; Dinâme; Psâmate; Eunice;

Reinado dos Titãs
Em uma revolta organizada por Gaia contra a tirania de ,Urano, que devolvia seus filhos a Terra tirando-os do Céu, pois tinha medo de ser destronado, Cronos castrou seu pai Úrano que perdeu seu poder, assim Crono passou a reinar no mundo, com seus irmãos os Titãs. Nesse momento, os Ciclopes e Hecatonquiros já haviam sido presos no Tartaro por Úrano.


Terceira Geração
Domínio dos filhos do titãs

Cronos, sabendo que seria destronado por um de seus filhos, devorava a todos logo que nasciam. Réia, sua esposa, o enganou e escondeu o caçula Zeus, que foi criado escondido pela ninfa Almatéia e pelos Curetes. Quando cresceu libertou seus irmãos do corpo de Cronos através de uma erva dada por Métis, libertou os Ciclopes e os hecatonquiros - que imortalizou - e, unido a todos estes, realizou a titianonmaquia, a luta contra os titãs, que vencidos foram jogados no Tártaro. Após isto teve que vencer duas ameaças envidas por Gaia: os gigantes, contra os quais realizou a gigantomaquia com a ajuda de Hércules e o terrível Tifão contra a qual travou a mais difícil e derradeira batalha. Depois de tudo Zeus assim se torna o novo senhor do cosmo.

Filhos de Céos e Febe
■Leto (Anoitecer)
■Astéria (Estrela)

Filhos de Oceanus e Tétis (Titanide)
■Rios: eram ao todo três mil, os principais eram:
■Nilo, Erídano, Alfeu, Estrímon, Istro, Fásis, Aqueloo, Simois, Escamandro...
os Rios com variados elementos geraram:
■as ninfas Náiades (riachos)
■as ninfas crenéies (fontes)
■as ninfas Pegéies (nascentes)
■as ninfas Potâmides (rios)
■as ninfas Limneidas (lagos, lagoas)
■Ninfas Oceânidas, eram quarenta e uma no total, as principais eram:
■Electra, Dóris, Clímene, Calírroe, Pluto, Europa, Métis, Calipso, Estige (rio do inferno)...

Filhos de Hipérion e Téia
■Helios (Sol, condutor da carruagem do Sol, o que tudo vê)
■Selene (Lua)
■Eos (Aurora)

Astreu e Eos
■Zéfiro (Vento Oeste, Brisa Primaveril)
■Bóreas (Vento Norte, frio e úmido)
■Notus (Vento Sul, quente e seco)
■Eurus (Vento Leste)

Filhos de Créos e Euríbia (não-titã)
■Astreu
■Palante
■Perises

Filhos de Jápeto e Ásia (Oceânide)
Também eram considerados titãs

■Atlas (Zeus, triunfante, na titanomaquia -luta contra os gigantes- castigou seus inimigos lançando-os no Tártaro, a região mais profunda do Hades, para que de lá nunca fugissem. porém Atlas foi condenado a sustentar para sempre o céu sobre a Terra, porém é representado segurando o globo terrestre. Segundo algumas versões foi posteriormente libertado de seu fardo e tornou-se guardião dos Pilares de Hércules -o Estreito de Gibraltar. Outra versão conta que Perseu o petrificou mostrando lhe a cabeça que havia arrancado da Medusa, transformando-o nos Montes Atlas.
■Menecio
■Epimeteu
■Prometeu (trouxe o fogo de Zeus à Terra, tornando os homens seres inteligentes que puderam evoluir e distinguir-se dos outros animais,
por isso foi condenado por Zeus a ficar acorrentado nos montes Caucaso, onde uma águia comia seu figado todos so dias. Por ser Prometeu imortal o seu fígado se regenerava-se pela noite, para ser comido no dia seguinte. Herácles o libertou mais tarde. É atribuido a Prometeu a criação dos homens a partir do humus da terra)
■Idades do Homem, a raça humana após criada teria passado pelas seguintes idades
■Idade de Ouro - Após a morte se tranformavavam em Daímones Epictonicos, imermediários entre os deuses e os Homens que agiam sobre a terra
■Idade de Prata - Após a morte se tranformavavam em Daímones Hipoctonicos, imermediários entre os deuses e os Homens que agiam sob a terra
■Idade de Bronze - Após a morte iam para o Hades e lá permaciam (em Tártaro, Campos Elísios ou Campo das Lágrimas)
■Idade dos Heróis -Após a morte os heróis Justos iam para a Ilha dos Bem-Aventurados onde viviam como deuses governados por Cronos sem contato com os vivos, alguns se tornaram deuses ao irem para o Olimpo; os heróis injustos iam para o Hades, junto com os humanos normais
■Idade de Ferro - até hoje - Após a morte iam para o Hades e lá permacendo no seu estrato médio o Érebos - onde purgavam a vida terrena como sombras - , os considerados justos iam para os Campos Elíseos - paraíso onde ficavam 1000 anos até se apagar o que de terreno havia neles - , depois disto esqueciam toda a sua existência e segundo alguns reencarnavam e segundo outros realizavam metempsicose - encarnar em outros seres vivos) os Injustos iam para as sombras do Tártaro para toda a eternidade)

filhos da Equídina e Tifão
■Ortro (cão monstruoso de Gerião)
■Cérbero (cão gigantesco de três cabeças, guardião do mundo inferior)
■Hidra de Lerna (serpente que se tivesse uma cabeça cortada cresciam duas no lugar)
■Quimera (com cabeça de leão, torso de cabra e parte posterior de dragão ou serpente, morta pelo herói Belerofonte)
■Fix ou Esfinge grega
■Leão da Neméia (leão do tamanho de um elefante)
■Ládon (dragão das Hespérides que guardava os Pomos-de-Ouro)
■Ethon (pássaro que devorava o fígado de Prometeu)

Filhos de Cronos e Réia
■Héstia (deusa virgem da lareira e do lar, responsável pelo Fogo e pelo bom funcionamento da casa, representada pela lareira).
■Posídon (deus dos Mares, das águas subterrâneas, dos terremotos e dos cavalos, e o terceiro filho dos titãs Cronos e Réia e irmão de Zeus e Hades, seu símbolo é o tridente).
■Deméter (deusa da Agricultura e da colheita, da vegetação, responsável pelas estações do ano.
■Hades chamado geralmente de Plutão( deus do Mundo Inferior - o Mundo dos Mortos - era também deus das riquezas)
■Hera (rainha dos deuses, deusa dos amores verdadeiros, protetora das mulheres e do casamento e do nascimento. É irmã e esposa de Zeus, e mãe dos deuses Hefesto e Ares)
■Zeus (rei dos deuses e rei do Olimpo, senhor do Universo, representa a ordem e a vitória da humanidade sobre as forças selvagens da natureza - representadas pelos Titãs, distribui o bem e o mal, governa toda a humanidade e os imortais, o seu símbolo é o trovão e a águia)

Casamentos de Zeus
Zeus teve diversos amores e filhos (muitas vezes, Zeus se relaciona com Mortais).

- com Métis (Sabedoria) sua primeira esposa
■Atena ( deusa da sabedoria, da justiça, das batalhas, da vitoria; nascida das temporas de Zeus, depois que este engoliu Métis gravida, com medo de que a filha fosse mais poderosa que o pai, mesmo assim depois de algum tempo Atena nasceu)
- com Têmis (Eqüidade, das leis)
■Horas
■Eunomia (Boa Norma)
■Diké (Ensino, normas)
■Irene (Paz)
- com Eurínome (Beleza e Alegria de Viver)
■Cárites
■Agaia
■Eufrosina
■Talia
- com Mnemósine (Domínio das Artes)
■As Nove Musas:
■Calíope (poesia épica)
■Clio (história)
■Érato (lírica coral)
■Euterpe (música)
■Melpômene (tragédia)
■Polímnia (retórica)
■Tália (comédia)
■Terpsícore (dança)
■Urânia (astronomia)
- com Leto (Dia e Noite) os gêmeos:
■Apolo (deus do Sol, da luz e dos oráculos e mânticos, também da música, da poesia e da profecia além de protetor das musas. deus muito belo, personificava o ideal grego de beleza masculina)
■Esculápio, filho da mortal Corônis com Apolo, grande médico morto por Zeus pois estava ressucitando os mortos, após sua morte foi divinizado se tornamdo o deus da cura e medicina
■Himeneu, deus das Núpcias e do casamento, filho de Apolo com Afrodite
■Artemis (deusa da Lua e da caça, da castidade, dos animais selvagens)
- com Deméter (deusa da da fecundidade da terra)
■Corá ou Perséfone (deusa relacionada a fecundidade da terra, esposa de Plutão, passava quatro meses com do ano com o marido causando o outono/inverno, pois sua mãe Demeter entrava em luto e a terra não produzia, o restante do ano ela voltava ao Olimpo ficando com sua causando o primavera/verão.
- com Hera (Hierogamia - o Grande Casamento)
■Ilícia (Parto)
■Hebe (Juventude, imortalidade)
■Ares (Deus da Guerra, dos Deus das batalhas, Seu símbolo era o cão ou o abutre. Pai de Rômulo e Remo, que fundaram Roma)
■Hefestos (deus dos ferreiros, dos metais, da metalurgia, do fogo, criador das Tecnologias, Suas forjas depois de derrubado do Olimpo por Zeus foram colocadas no monte Etna, onde era auxiliado pelos Ciclopes)
■Zera  - com Maia (Conhecimento do Visível e do Invisível)
■Hermes (mensageiro dos deuses, deus do comércio se simbolo era o caduceu - hoje simbolo da medicina), também era o protector dos ladrões, viajantes e mercadores
- com a mortal Alcmena (Força e Destemor)
■Heracles ou Hércules (O Grande Herói), depois da sua morte foi divinizado indo para o Olimpo onde se casou com a deusa Hebe
- com a semideusa Semele (vinho e Alegria)
■Dionísio(Deus do Vinho e das festas, era servido por mulheres, as Mênades, e pelos Sátiros seus irmãos adotivos)

Outros deuses
■Sabázio, filho de Zeus e Persefone culto e atribuições semelhantes a Dionísio, era essencialmente oriental, não fazendo parte, propriamente, do panteão grego

■Adônis era um jovem de grande beleza que nasceu das relações incestuosas que o rei Cíniras, de Chipre, manteve com a sua filha Mirra. A deusa grega Afrodite, apaixonou-se por ele, o deus Ares, amante de Afrodite, ao saber envia um javali para que o matar. Após sua morte foi divinizado tornado-se deus da vegetação que morre no Inverno (descendo aos infernos e juntando-se a Perséfone) e regressa à Terra na Primavera (para juntar-se a Afrodite)


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