ESTÉTICA DO ENGAJAMENTO
Hannah Wilke, artista americana (Nova York 1940-1993), pioneira nos anos setenta da abordagem feminista da arte e da luta para acabar com a inexistência de mulheres no campo artístico.
UM POUCO DE HANNAH WILKE a partir da exposição EXCHANGE VALUES, em 2006
A exposição (https://www.artium.eus/en/) abrigou 60 obras, em uma jornada que começou com seus primeiros desenhos e esculturas e investigou as diferentes técnicas e questões que elea abordou ao longo de sua carreira artística.
Wilke começou na arte como escultora, uma técnica que praticava com materiais tradicionais (cerâmica) e outros inteiramente novos (chiclete, borracha, látex); mas ela também abordou intensamente performance, fotografia, vídeo, pintura e desenho.
Criticada e incompreendida por setores do feminismo mais radical da época, seu corpo se tornou o centro de sua arte, sua biografia pessoal foi sua inspiração artística e sua luta política dentro do feminismo foi a engrenagem na qual seu trabalho foi articulado.
"Exchange Values" (o título, emprestado de Marx e usado pela artista em uma de suas performances, tem uma dupla interpretação: "change values" ou o imperativo "change values") foi a primeira exposição de Hannah Wilke na Espanha e uma das poucas oportunidades de ver uma grande variedade de seu trabalho na Europa.
A exposição foi uma produção da ARTIUM acompanhada por uma série de palestras e uma série de filmes independentes que enquadram o contexto artístico de Hannah Wilke.
Hannah Wilke pertencia à primeira geração de artistas feministas americanas que conscientemente dedicaram boa parte de suas energias a trazer à luz sua situação de desigualdade ou melhor, ausência na esfera social e artística, dominada por um discurso patriarcal profundamente enraizado.
Na década de 1970, Wilke e muitos outros reivindicaram através de sua arte o reconhecimento da especificidade de seu gênero e da posição de uma mulher sujeita em comparação com a de uma mulher objeto que ela tradicionalmente ocupava na história da arte.
Nesse sentido, a imagem da vagina se tornou um elemento-chave na expressão artística dessas mulheres, um ícone que lhes permitia distanciar-se de seus colegas homens e, paralelamente, resgatar o sexo feminino de sua consideração como algo pecaminoso ou mero símbolo de fertilidade.
Este é o contexto em que o trabalho de Hannah Wilke foi desenvolvido. Seu próprio corpo, e, por extensão, sua própria vida, tornou-se o elemento chave que permitiu a Wilke abordar questões de natureza universal (algumas das quais são de importância atual hoje) ao longo de sua carreira: a defesa da diversidade cultural, religiosa ou étnica, a denúncia da opressão das mulheres e do fanatismo feminista, a dignidade da vida humana, dor, doença ou morte.
"Hannah Wilke. Exchange Values" foi organizada em quatro eixos temáticos principais que também mantêm um certo senso cronológico. A exposição começou com seus trabalhos iniciais, desenhos e, especialmente, esculturas em cerâmica, látex e chiclete.
Wilke foi a primeira artista a incorporar a iconografia vaginal em suas obras no final dos anos 1960: vaginas criadas com vários materiais, de diferentes tamanhos, em série ou isoladas, coladas no chão, na parede, em cartões postais ou fotografias, todas diferente e único.
Uma segunda estação da exposição acolhe o testemunho de suas performances, vídeos e fotografias, obras nas quais Hannah Wilke transforma seu corpo no eixo de sua arte e sua principal ferramenta de trabalho. Esses trabalhos, uma conseqüência da exploração de novas formas de expressão em oposição ao mito do gênio artístico masculino, correspondem ao mesmo tempo ao momento de seu compromisso com o atual sistema patriarcal.
Nelas, Wilke questiona, da ironia e de seu corpo nu, o papel social das mulheres e os estereótipos de beleza e feminilidade ("S.O.S. Starification Object Series"), fanatismo feminista radical (" Marxismo e arte"), depreciação do trabalho artístico feminino versus masculino (" So Help Me Hannah ") e o papel das mulheres na representação artística como objeto passivo ( "Objeto").
Vontade de viver
Em 1978, Hannah Wilke soube que sua mãe tinha câncer e deixou temporariamente o emprego para cuidar dela. Sua morte o levou a apresentar em 1984 uma exposição na qual, além de prestar homenagem à mãe, Wilke refletia sobre a fragilidade e vulnerabilidade do ser humano, sobre a transitoriedade da vida, sobre o ciclo interminável da existência.
Este foi o quarto marco da exposição, onde fotografias, desenhos e esculturas puderam ser vistas. Ali, as esculturas vaginais parecem ter sido reproduzidas, como células saudáveis para criar uma nova vida ou, paradoxalmente, como agentes cancerígenos para acabar com ela.
O autobiographical corre ao longo da exposição, e é especialmente evidente no quarto capítulo de "Exchange Values". Alguns anos após a morte de sua mãe, Hannah Wilke também é diagnosticada com câncer. Durante os seis anos que antecederam sua morte, Wilke intensificou sua atividade artística, em parte como uma terapia para lidar com o sofrimento, da qual surge a série "Intra Venus". Enquanto lutava contra a doença, ele fazia desenhos diários de seu rosto e mãos que o ajudavam a entender a transformação que estava passando, criou esculturas com objetos médicos e fez mais de 3.000 fotos e 30 horas de gravações em vídeo. "Intra Venus" é, de alguma maneira, o testemunho vivo e artístico de Hannah Wilke.
Como a biografia pessoal de Wilke teve um enorme impacto no desenvolvimento de seus trabalhos, a ARTIUM preparou uma seção de documentários dedicada à sua vida no final da exposição. Fotografias de sua vida pessoal e artística, vídeos, entrevistas e até a gravação de uma canção feminista de Hannah Wilke. A área documental é completada com um extenso dossiê do artista norte-americano.
A ARTIUM também organizou uma série de filmes e uma série de conferências para contextualizar a exposição e os trabalhos de Hannah Wilke.
As artistas Carolee Schneeman e Martha Rosler, feministas que desenvolveram suas carreiras na década tensa dos anos 70, a historiadora de arte Maite Garbayo e a professora de História do Cinema Garbiñe Ortega, colocaram o ambiente, social e criativo, no qual desenvolveu o trabalho de Wilke.
Já a palestra de Garbiñe Ortega também serviu como prólogo do ciclo de filmes independentes dos anos 70, intitulado "A Ruptura do Sonho Americano", com uma seleção de filmes que mostraram a crise social, política e moral da sociedade americana de uma época em que Hannah Wilke abordou os mesmos temas de sua militância feminista.
Filoparanavaí 2020
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