quinta-feira, 2 de abril de 2020

CRÍTICA POLÍTICA EM IMAGENS - Um presidente para não ser chamado de seu

Não vemos as coisas como elas são, 
mas como nós somos. 
Anaïs Nin, livre interpretação do Talmude.

Qual é a tarefa mais difícil do mundo? Pensar. 
Ralph Waldo Emerson


OBSERVE AS MANCHETES e interprete as imagens - além do Novo Coronavírus o Brasil enfrenta um 'Bolsonavírus' mais letal do que qualquer outro vírus existente. Um vírus forjado nas urnas, em Outubro de 2018, pelo voto no 17  do PSL (Partido de aluguel com o qual Bolsonaro inquilino, que já passou por 9 partidos, rompeu contrato e está sem partido, no momento, a espera da formação de seu sinistro partido que tem raízes nos representantes da extrema-direita brasileira. O ato de rompimento foi, na verdade, uma fuga devido às denúncias que expunham atos de corrupções de sua campanha em 2018) pelos dedos de 57.796.972 de pessoas/votos –55,13% do total de válidos, selou-se o destino catastrófico por quatro anos de uma nação que até então, sob a liderança do Partido dos Trabalhadores, destacava-se no mundo como uma das mais invejáveis. 

Essa parcela do povo brasileiro votou em seu pior inimigo, orientada por uma fábrica de mentiras instalada no submundo das redes sociais e pela disseminação de um ódio centralizado no PT, o inimigo número 1 do neofascismo brasileiro! Desde que assumiu o governo em Janeiro de 2019, Bolsonaro tem produzido quase que diariamente um 'caos político'. 

É planejado se considerarmos o contexto dos objetivos de seu governo. Bolsonaro, faz o papel de 'bozo' para distrair a mídia em relação aos crimes da família envolvida com milicianos criminosos do Rio de Janeiro, desvios de verbas públicas, acúmulo injustificado de bens imóveis. 

Outro objetivo das 'palhaçadas' visa distrair a população, especialmente os trabalhadores, para a retirada de seus direitos. Direito à aposentadoria digna, direito a salário justo, contrato de trabalho digno e segurança no trabalho, são alguns dos muitos que Bolsonaro apoiou como deputado federal e que tem retirado como presidente.

Ele continua administrando com dinheiro público uma fábrica de factoides contra inimigos imaginários com grandes prejuízos à unidade da nação e à economia do país, em geral. Há quem já tenha interpretado seu comportamento como patológico, outros, como criminoso. 

Enquanto Bolsonaro cria factoides para divertir seus seguidores, Paulo Guedes e a mídia corporativa avançam com a rápida implementação de uma agenda neoliberal contra os trabalhadores típica de um governo plutocrata (voltado para os ricos) e por uma cleptocracia protegida por 'camaradas do neofascismo' (é um termo de origem grega, que significa, literalmente, “governo de ladrões”, cujo objetivo é o de roubar o capital financeiro de um país e do seu bem comum). 

Com a crise provocada pela pandemia do Novo Coronavírus, o governo neofascista de Bolsonaro ficou nu. 

Está explícito para todos aqueles que ainda preservam o mínimo de racionalidade que os estragos implementados por Temer, desde o golpe em 2016 e por Bolsonaro, em mais de um ano, são amplos e serão de difícil conserto a curto prazo, custando milhões de vidas. 

O governo neofascista gerenciado por Paulo Guedes, vez que Jair Bolsonaro não entende nada de economia mas comunga de uma economia sem a participação dos pobres, sucateou os serviços públicos, dentre os quais um dos mais estratégicos em uma sociedade desigual como a nossa ( País figura entre os dez piores do mundo. Problema tem raízes históricas que remontam à escravidão), o da saúde pública.  

Para complementar a falta de investimentos no setor público, esvaziando o Estado de suas responsabilidades para cultivar o capital financeiro, rentista, Bolsonaro dá shows de horrores todos os dias em pseudo defesa da economia, mesmo que ao custo de milhares de vidas, em um discurso tosco e vazio de Ciência, contra o isolamento social, recurso esse orientado pela OMS para barrar a rápida disseminação do vírus que destrói vidas e economias, aqui e lá fora. 

Isso nos faz lembrar a frase clássica de Simón Bolívar:  "Um povo ignorante é um instrumento cego da sua própria destruição...".




Mídia estrangeira aponta isolamento de Bolsonaro - Na contramão de líderes mundiais e do próprio ministro da Saúde, Bolsonaro chama atenção da imprensa internacional. “Ele é um perigo para o povo brasileiro”, diz o inglês The Guardian. “A resposta de Bolsonaro à pandemia fez dele uma aberração”, destaca o NYTimes. Financial Times o chama de “crise ambulante”

Engolimos de uma vez a mentira 
que nos adula e bebemos gota a gota 
a verdade que nos amarga. 
Denis Diderot

Políticos e fraldas devem ser trocados 
de tempos em tempos 
pelo mesmo motivo. 
Eça de Queiróz

A mentira é o único privilégio 
do homem sobre todos os outros animais. 
Fiódor Dostoiévski

Em tempos de embustes universais, 
dizer a verdade 
torna um ato revolucionário. 
George Orwell 

Não há mentira pior do que 
uma verdade mal compreendida 
por aqueles que a ouvem. 
Henry James 

Quando uma pessoa sofre um delírio, 
se chama loucura. 
Quando muitas pessoas sofrem um delírio, 
isso se chama religião. 
Robert M. Pirsig
A política talvez seja a única profissão 
para a qual não se julga necessária 
uma preparação. 
Robert Louis Stevenson
Não há nenhum pensamento importante 
que a burrice não saiba usar, 
ela é móvel para todos os lados e 
pode vestir todos os trajes da verdade. 
Robert Musil 
Nada inspira mais coragem ao medroso 
do que o medo alheio. 
Umberto Eco 
A vida é uma história 
contada por um idiota, 
cheia de som e de fúria, 
sem sentido algum. 
William Shakespeare 
Como é que podem acreditar em alguém 
que nunca teve apreço pela vida alheia?
Por que ele teria nesse momento da pandemia do N. Coronavírus? 
Bolsonaro continua contumaz e coerente 
com suas apologias à violência e à morte, 
pregadas ao longo de seus 30 anos 
de vida política. 
Lucio Lopes 
Bolsonaro é percebido como 
um ser asqueroso, repugnante, 
no Brasil e lá fora. 
Quem possuí o mínimo de racionalidade e humanismo jamais identifica-se 
com esse monstro produzido 
pela história política brasileira. 
Um ser que defende a tortura 
só merece o lixo da história como destino. 
 Lucio Lopes 
Precisamos vencer a fome, 
a miséria e a exclusão social. 
Nossa guerra não é para matar ninguém 
- é para salvar vidas. 
 Luiz Inácio Lula da Silva 
Mais do que nunca, 
sou um homem de uma causa só. 
E esta causa se chama Brasil. 
 Luiz Inácio Lula da Silva




Duas coisas são infinitas: 
o universo e a estupidez humana. 
Mas, em relação ao universo, 
ainda não tenho certeza absoluta.
Albert Einstein 


Jair bolsonaro, não esconde sua subserviência ao império Norte-Americano. Tudo indica que os EUA estão por trás da eleição do neofascista daqui. A prisão de Lula, a facada que ninguém viu e uma fábrica de notícias falsas, que continua em operação ainda hoje; foram fatores decisivos para a eleição de um presidente que governa para os EUA e despreza o povo brasileiro, relegando-o à própria sorte. 






Filoparanavai 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas críticas acompanhadas de sugestões, para melhorarmos nosso blog. Obrigado!