segunda-feira, 17 de março de 2014

DELIBERAÇÕES COLETIVAS DE TEMAS PARA DEBATES E PRODUÇÕES DE TEXTOS [sugestões de leituras]: segundas e terceiras séries do Ensino Médio

Contador de visitas 




                        

ELENCO DE ASSUNTOS/TEMAS
FORTES PARA DEBATES E REDAÇÕES

Meio Ambiente, Ecossistema, Desmatamento; Água e sustentabilidade; Energia; Manifestações populares; Relações trabalhistas no Brasil; Supervalorização do corpo; Diversão e responsabilidade na juventude; Identidade do povo brasileiro; Participação social e trabalho voluntário; Julgamento do Mensalão; Mais Médicos;Energia Nuclear; Violação da privacidade; Direitos humanos no Brasil; Petróleo... Muitos foram os assuntos/temas levantados pelos alunos, que por meio do voto elegeram, cada turma, dois temas a serem trabalhados no primeiro trimestre letivo.

ESCLARECIMENTO

A fim de exercitarmos nossas diferentes opiniões pelas relações "intersubjetivas" em sala de aula, nas aulas de Filosofia, temos como proposta de trabalho desenvolvermos no mês de abril, nossos primeiros debates de temas envolvendo problemas da contemporaneidade em conexão com os conteúdos estruturantes da disciplina de Filosofia [Segundas Séries: Ética e Terceiras Séries: Filosofia da Ciência]. O objetivo nuclear é capacitar o aluno no exercício da produção de ARGUMENTAÇÕES, caracterizadas por conhecimentos marcados pela objetividade epistemológica, que sustentem suas opiniões diante dos problemas em questão. É por meio das argumentações construídas metodicamente que podemos desenvolver nosso poder de criticidade.

Os temas foram deliberados coletivamente.Essa escolha coletiva já é, pedagogicamente, parte do processo didático. Tanto o debate como a produção de texto dissertativo/argumentativo fazem parte dos instrumentos de avaliações da disciplina de Filosofia no corrente ano letivo. Sendo que, o debate visa proporcionar aos alunos os hábitos da pesquisa; da expressão oral de suas opiniões; da capacidade de conviver com as diferentes opiniões; do exercício da argumentação, e por fim: da criticidade diante dos "conhecimentos" prontos, acabados e reproduzidos ideologicamente na sociedade. Visa, portanto, a superação do senso comum disseminado pelas mídias oficiais reprodutoras da ideologia das classes dominantes. Visa levar o aluno a pensar por si mesmo.

O debate, receberá uma metodologia-didática totalmente nova. Será testada pela primeira vez e aprimorada no corrente ano letivo pelas próprias experiências do alunado envolvido.

Já, a produção de texto, visa qualificar, capacitar, nossos alunos para a produção de texto exigida no ENEM e nos vestibulares das principais universidades. 

BOM TRABALHO A TODOS...

prof. Lucio LOPES - Março de 2014


DICAS DE SITES
PARA DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA
CONTEÚDOS ORIENTADOS PARA AS SEGUNDAS  E TERCEIRAS SÉRIES

ATENÇÃO, LEITURAS OBRIGATÓRIAS, 
BAIXE ESSES ARQUIVOS EM SEU COMPUTADOR:
[Quando tiver opções, escolha um dos formatos de sua preferência]


1. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988  [FORMATO PDF]

2. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988 [FORMATO DOC]

3. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988 [FORMATO HTML]


4. Declaração universal dos Direitos Humanos - 1948 [FORMATO PDF]

5. Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948 [FORMATO HTML]

6. A REDAÇÃO NO ENEM - Guia do Participante [guia_participante_redacao_enem_2013.pdf

7. RELATÓRIO 2013 SOBRE DIREITOS HUMANOS DA ANISTIA INTERNACIONAL [http://files.amnesty.org/]






PARA ACESSAR OS TEMAS

http://filoparanavai.blogspot.com.br/

TEMA: Maus Tratos a Animais
De Clique Aqui

TEMA: Copa do Mundo 2014
De Clique Aqui

TEMA: Bullying
De Clique Aqui

TEMA: Redução da Maioridade Penal
De Clique Aqui

TEMA: Saúde
De Clique Aqui

TEMA: Racismo
De Clique Aqui


Filoparanavai 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas críticas acompanhadas de sugestões, para melhorarmos nosso blog. Obrigado!