segunda-feira, 31 de março de 2014

Série TEMAS para Debates e Redações: 50 anos para descomemorar_Comissão da Verdade (Ditadura Militar 64)

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PRIMEIRO DE ABRIL DE 1964 
PRIMEIRO DE ABRIL DE 2014 
Esse dia é um dia de LUTO e memória! 
Ditadura NUNCA MAIS!!! 
VIVA A NOSSA DEMOCRACIA!!! 
UM GRANDE "VIVA" E "MUITO OBRIGADO" 
A TODOS OS NOSSOS HERÓIS E NOSSAS HEROÍNAS, CONHECIDOS OU ANÔNIMOS, QUE COM CORAGEM E MUITO AMOR CÍVICO COMBATERAM ESSE REGIME SATÂNICO DE MORTE E DOR!


UM PERÍODO DE NOSSA HISTÓRIA
PARA NÃO SER ESQUECIDO 
E PARA NÃO SER COMEMORADO 

O Regime Militar é instaurado pelo golpe de 1º de abril de 1964. O plano político é marcado pelo autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política, prisão e tortura dos opositores, e pela imposição da censura prévia aos meios de comunicação. Na economia há uma rápida diversificação e modernização da indústria e serviços, sustentada por mecanismos de concentração de renda, endividamento externo e abertura ao capital estrangeiro.
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Alunos invadem sala de aula após 
professor defender a ditadura no Brasil 

Ao tentar defender a ditadura civil-militar (1964-1985) no Brasil, o professor de direito administrativo, Eduardo Lobo Gualazzi, da Faculdade de Direito, foi surpreendido por uma intervenção dos alunos da Universidade de São Paulo (USP). O grupo de estudantes invadiu a aula para protestar contra a postura do docente, que saiu da sala logo em seguida. 

Do lado de fora, os alunos simularam uma cena de tortura. Em seguida, todos entraram encapuzados na classe, bem na hora em que o professor criticava a esquerda, dizendo que “o socialismo comunismo esquerdista-totalitário almejava apoderar-se totalmente do Brasil”. 

O protesto, que ocorreu nesta segunda-feira (31), foi registrado em vídeo por um dos estudantes. Nas imagens, Gualazzi aparece lendo um texto que distribuiu para alunos do 3º ano. 

De acordo com um dos alunos que realizou a intervenção, Gualazzi continuou agressivo do lado de fora da classe e foi seguido por seus monitores. [Conteúdo extraído do site:http://www.brasildefato.com.br/]

 
 


 
CartaCapital 
Especial 50 anos do golpe: Dal Marcondes reflete sobre como a ditadura levou à fuga da política por gerações de jovens e de pessoas que poderiam ter ajudado o Brasil a ter quadros políticos melhores, mas que jamais conseguiram porque o militares fecharam as portas. "Algumas das melhores cabeças da geração nascida nos anos 1950 jamais se aproximaram da política, e os motivos foram os mais diversos, mas sempre relacionados ao cerceamento e ao perigo que a política oferecia. Claro que há pessoas que seguiram a militância, muitas com riscos para a própria vida e de seus familiares, e algumas de fato morreram. Apenas uma minoria encarou os riscos e seguiu em frente." Confira o relato aqui:[http://www.cartacapital.com.br/]
 
Para ler outros textos da série especial, além de matérias sobre a ditadura, acesse: [http://www.cartacapital.com.br/
 
O que é a Comissão Nacional da Verdade [http://www.cnv.gov.br/
 
A tortura e os mortos na ditadura militar [http://jornalggn.com.br/
 
Notícias sobre a Comissão da Verdade [http://ultimosegundo.ig.com.br/
 
VÍDEOS SOBRE O TEMA


 
O que foi a Ditadura Militar no Brasil? [http://www.historiadobrasil.net/
 
Ditadura Militar no Brasil - 1964 - 1985 [http://www.sohistoria.com.br/
 
Significado de Ditadura militar [http://www.significados.com.br/
 
Fim à Pena de Morte no Brasil [http://novo.fpabramo.org.br/
ENTREVISTA: "Fico impressionado com o profundo desconhecimento que essa nova geração possui sobre a ditadura militar. O desconhecimento muitas vezes leva ao descompromisso com a história." [http://www.brasil247.com/]

ÚLTIMA PESQUISA DE OPINIÃO POPULAR SOBRE O TEMA:Pesquisa Datafolha mostra que 46% defendem a anulação; no dia em que o golpe militar completa 50 anos, 46% também defendem castigo aos torturadores e contra 41%; em estudo semelhante realizado em 2010, o resultado foi inverso: 45% eram contra, 40% a favor; em 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 7 votos a 2, pela improcedência da ação apresentada pela OAB que questionava a aplicação do texto sobre os agentes do Estado que praticaram torturas durante o regime militar (1964-1985)[http://www.brasil247.com/]
ASSISTA O VÍDEO EM QUE PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF DETONA SENADOR DA DIREITA BRASILEIRA [https://www.facebook.com/]

Veja também, revisão da lei da Anistia é alvo de debate no Senado. A lei é de 1969 e foi editada pela própria ditadura militar.


filoparanavai 2014

segunda-feira, 17 de março de 2014

DELIBERAÇÕES COLETIVAS DE TEMAS PARA DEBATES E PRODUÇÕES DE TEXTOS [sugestões de leituras]: segundas e terceiras séries do Ensino Médio

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ELENCO DE ASSUNTOS/TEMAS
FORTES PARA DEBATES E REDAÇÕES

Meio Ambiente, Ecossistema, Desmatamento; Água e sustentabilidade; Energia; Manifestações populares; Relações trabalhistas no Brasil; Supervalorização do corpo; Diversão e responsabilidade na juventude; Identidade do povo brasileiro; Participação social e trabalho voluntário; Julgamento do Mensalão; Mais Médicos;Energia Nuclear; Violação da privacidade; Direitos humanos no Brasil; Petróleo... Muitos foram os assuntos/temas levantados pelos alunos, que por meio do voto elegeram, cada turma, dois temas a serem trabalhados no primeiro trimestre letivo.

ESCLARECIMENTO

A fim de exercitarmos nossas diferentes opiniões pelas relações "intersubjetivas" em sala de aula, nas aulas de Filosofia, temos como proposta de trabalho desenvolvermos no mês de abril, nossos primeiros debates de temas envolvendo problemas da contemporaneidade em conexão com os conteúdos estruturantes da disciplina de Filosofia [Segundas Séries: Ética e Terceiras Séries: Filosofia da Ciência]. O objetivo nuclear é capacitar o aluno no exercício da produção de ARGUMENTAÇÕES, caracterizadas por conhecimentos marcados pela objetividade epistemológica, que sustentem suas opiniões diante dos problemas em questão. É por meio das argumentações construídas metodicamente que podemos desenvolver nosso poder de criticidade.

Os temas foram deliberados coletivamente.Essa escolha coletiva já é, pedagogicamente, parte do processo didático. Tanto o debate como a produção de texto dissertativo/argumentativo fazem parte dos instrumentos de avaliações da disciplina de Filosofia no corrente ano letivo. Sendo que, o debate visa proporcionar aos alunos os hábitos da pesquisa; da expressão oral de suas opiniões; da capacidade de conviver com as diferentes opiniões; do exercício da argumentação, e por fim: da criticidade diante dos "conhecimentos" prontos, acabados e reproduzidos ideologicamente na sociedade. Visa, portanto, a superação do senso comum disseminado pelas mídias oficiais reprodutoras da ideologia das classes dominantes. Visa levar o aluno a pensar por si mesmo.

O debate, receberá uma metodologia-didática totalmente nova. Será testada pela primeira vez e aprimorada no corrente ano letivo pelas próprias experiências do alunado envolvido.

Já, a produção de texto, visa qualificar, capacitar, nossos alunos para a produção de texto exigida no ENEM e nos vestibulares das principais universidades. 

BOM TRABALHO A TODOS...

prof. Lucio LOPES - Março de 2014


DICAS DE SITES
PARA DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA
CONTEÚDOS ORIENTADOS PARA AS SEGUNDAS  E TERCEIRAS SÉRIES

ATENÇÃO, LEITURAS OBRIGATÓRIAS, 
BAIXE ESSES ARQUIVOS EM SEU COMPUTADOR:
[Quando tiver opções, escolha um dos formatos de sua preferência]


1. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988  [FORMATO PDF]

2. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988 [FORMATO DOC]

3. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988 [FORMATO HTML]


4. Declaração universal dos Direitos Humanos - 1948 [FORMATO PDF]

5. Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948 [FORMATO HTML]

6. A REDAÇÃO NO ENEM - Guia do Participante [guia_participante_redacao_enem_2013.pdf

7. RELATÓRIO 2013 SOBRE DIREITOS HUMANOS DA ANISTIA INTERNACIONAL [http://files.amnesty.org/]






PARA ACESSAR OS TEMAS

http://filoparanavai.blogspot.com.br/

TEMA: Maus Tratos a Animais
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TEMA: Copa do Mundo 2014
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TEMA: Bullying
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TEMA: Redução da Maioridade Penal
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TEMA: Saúde
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TEMA: Racismo
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