ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

domingo, 18 de março de 2018

SOCIEDADE BRASILEIRA ESTÁ ADOECENDO POR CONSEQUÊNCIA DO GOLPE-2016

UMA SOCIEDADE DESIGUAL É UMA SOCIEDADE DOENTE...


A sociedade brasileira está adoecendo... Pobrezas econômica e cultural... Os analfas dizem q não gostam de política e alimentam a cultura do ódio, isto aliado à pobreza do povo, único programa do governo golpista, que obviamente joga as pessoas no fosso existencial. 

A depressão é só consequência, a criminalidade é só consequência... Cada batida de panela expressou a cumplicidade com esse caos... Suicídios, assassinatos e violência em geral continuarão a aumentar... Preparemos nosso psicológico... Pode acontecer conosco mesmo ou as vítimas podem ser pessoas próximas de nós... Quem viver verá! 

Ontem a noite cheguei em casa e assisti parte do programa português INFERNO do Canal Q , e com muita sátira e humor, ao falar desse caos no Brasil resumiu dizendo que o Golpe do Michel "continua a matar pessoas no país". E acreditando no anúncio do governo de que irá investigar a morte de Franco com munições da PF, resumiu dizendo que "agora vai... Agora vamos ficar sabendo quem foi..." ... 

O brasileiro ainda não caiu na real por falta de cultura política mesmo... Mas quando perde o emprego, quando é empregado precariamente pela nova CLT, quando vê tudo inacessível ele cai na real pelo "espanto" natural... Com o salário reduzido, quando fica doente de só pensar em consultar-se no SUS ou SAS.... Tudo a passos de tartaruga, já a doença avança por efeitos colaterais de uma saúde pública sucateada. 

A educação segue esse sucateamento e já não consegue ensinar a própria língua portuguesa, como queremos que ensine a pensar???... Como queremos que ensine ética? 

A religião virou mercadoria e os religiosos em geral usam a religião para reforçar dores na alma e no corpo provocadas por problemas existenciais, e assim com promessas de curas fantásticas pela FÉ - que faria Zeus e os deuses gregos morrerem de inveja - extorquem pessoas simples e ingênuas. Jesus é vítima de uma religião mercenária que o usa enquanto nome-marca e rejeita seus ensinamentos de partilha, de amor incondicional ao próximo, especialmente dedicado aos inimigos. Eu continuo acreditando na força do projeto "comunista" de Jesus e é uma pena que já não consiga visualizá-lo em nenhuma igreja que usa o nome do Cristo. 

Viveremos dias difíceis! Querem matar a ESPERANÇA LULA... Último golpe do golpe... Já falam em anular as eleições de Outubro e assim prolongarem esse CAOS que certamente nós os pobres seremos como sempre os primeiros a pagar o preço e um preço muito caro que já está sendo cobrado... Mas a ESPERANÇA não pode morrer... Não pode... Para mim que vivi no Brasil antes de Lula-Dilma presidentes, o que agora acontece de forma mais dramática com a acentuada ignorância política exposta nas redes sociais, me parece mais perigosa porque alimenta uma cultura do ódio que já contamina nossa sociedade como um todo. 

Nossa luta não poderá ser só contra o desmonte da economia, mas também e na mesma intensidade contra a ignorância política, contra a cultura do ódio que antes de matar o corpo mata a alma: mulheres, pobres, favelados, negros, idosos, indígenas, LGBTT's, são as vítimas mais comuns. O ódio é produzido na "fábrica" dos ricos brancos e reproduzido pela Classe Média que tem o papel de disseminá-lo... 

Interessante ver as pessoas preocupadas com a "epidemia" crescente do Suicídio... Ora, nos números totais de suicídios no Brasil esse fenômeno já atinge por décadas as populações indígenas. Mais de 50% dos casos totais são de indígenas... Nunca vi comoção no geral da população brasileira a não ser de ativistas que atuam com indígenas... A nossa seletividade e compreensão da realidade me deixa assustado... E me pergunto sempre: quem é esse ser que ousamos chamar de homem? Então compreendo porque o filósofo Sócrates entendeu desde cedo ser mais difícil conhecer o Homem do que conhecer a natureza (Cosmos).

Nenhum comentário: