ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Por que querem acabar com a Filosofia na escola?



Fim da obrigatoriedade de filosofia e sociologia gera ensino mutilado

Na semana passada, o relator da medida provisória sobre as modificações do ensino médio, editada por aquilo que alguns chamam de "governo", fez algumas considerações a respeito de suas preferências. Dentre elas, ele sugere que as disciplinas de filosofia e sociologia deixem de ser disciplinas de fato e se transformem em "conteúdos transversais" lecionados em aulas de história. Ou seja, mesmo que seus filhos escolham seguir uma concentração em ciências humanas, tais conteúdos não seriam mais oferecidos como disciplinas autônomas, o que vai contra todo o discurso a respeito de oferecer mais condições para os alunos aprofundarem seus interesses efetivos.

Essa consideração do senhor relator nos leva, no entanto, a colocar questões a respeito da importância do ensino de filosofia e sociologia para adolescentes. Afinal, devem nossos adolescentes aprender filosofia e sociologia? Pois é claro que a proposta de reduzi-las a "conteúdos transversais" é apenas uma maneira um pouco mais cínica de retirá-las. Um professor de história, embora possa e deva conhecer questões de filosofia e sociologia que são pertinentes a seu objeto de estudo, não teria condições de tratar de tais conteúdos com a profundidade devida à docência.

Na verdade, o que procura se colocar é que filosofia e sociologia não são tão relevantes assim e poderiam muito bem ser eliminadas como disciplinas. Seus filhos poderiam muito bem viver sem elas. Mas coloquemos a questão implícita neste debate na sua forma correta, a saber: por que há setores da sociedade brasileira que se incomodam tanto com seus filhos aprendendo filosofia e sociologia?

Poderíamos contra-argumentar dizendo não se tratar de incômodo, mas de uma simples análise de prioridades. A prioridade na formação seria garantir a empregabilidade e a qualificação técnica. Nesse sentido, há de se cortar o que é supérfluo. Por outro lado, os estudantes brasileiros são sempre mal avaliados em disciplinas básicas, como línguas e matemática. Melhor então focar o essencial.

No entanto, tais argumentos não se sustentam. Limitar nossos alunos ao básico não é o melhor caminho para levá-los a lidar com realidades complexas e em mutação, como são nossas sociedades contemporâneas. Eles não conseguirão tomar melhores decisões com uma formação mais limitada. Por outro lado, se seus conhecimentos de línguas e matemática são deficitários, não é por alguma forma de "excesso" de disciplinas, mas pela péssima qualidade de nossas escolas, pela precarização de nossos professores (só o Estado de São Paulo perdeu 44.500 professores apenas nos últimos dois anos) e pela ausência de cultura literária de muitas famílias.

Nesse sentido, há de se lembrar o que significa aprender filosofia e sociologia. O ensino da filosofia, por exemplo, pressupõe o desenvolvimento de algumas habilidades fundamentais. Lembremos de ao menos três: a capacidade de constituir problemas a partir da crítica a pressupostos aparentemente naturalizados, a capacidade de articular problemas em campos aparentemente dispersos, desenvolvendo assim um forte pensamento de relações e quebrando a tendência atual em isolar o pensamento em especialidades incomunicáveis. Isto significa ser capaz, por exemplo, de compreender como questões éticas têm relações com questões de teoria do conhecimento, de estética, de política e de lógica, entre outras.

Por fim, e esta é sua característica mais impressionante, o aprendizado da filosofia pressupõe a capacidade de pensar como um outro. Lembro-me de um professor que, ao ver muita pressa em "refutar" Descartes, olhou para mim com sua sabedoria costumeira e disse: "Veja, não é possível ler um filósofo com luvas de boxe". Ou seja, é necessário saber, por um momento, pensar como um outro, até para poder se contrapor com mais propriedade.

Bem, é isto que alguns querem que seus filhos não aprendam. Eles sabem muito bem por que querem isso. Temo que o verdadeiro objetivo não tenha relação alguma com o futuro profissional de seus filhos. Temo que, no fundo, queira-se calar, de uma vez por todas, o projeto de alguns de nossos maiores filósofos, como Condorcet, quem dizia: "A função da educação pública é tornar o povo indócil e difícil de governar".
 
Artigo do Filósofo Vladimir Safatle*

Fonte: CONVERSA AFIADA 



Se na sua discussão política a preocupação pelos pobres não está presente,não importa seus argumentos,não compartilho a sua posição. [Jung Mo Sung]

domingo, 23 de outubro de 2016

FILOSOFIA DA RELIGIÃO: para pensar !!!

É por isso que não me impressiona mais as atitudes daqueles que se dizem cristãos ... Quanto mais eu observo os cristãos mais eu admiro os ateus ...

REFLEXÕES DE DOMINGO, para pensar!
TEMA DE HOJE: 
QUEM SÃO OS CRISTÃOS ATUALMENTE ???

Se você se escandaliza com essa charge achando que ela ofende a fé cristã e não é capaz de compreender a violência cultural que se faz contra as mulheres cotidianamente no Brasil, com espancamentos, assassinatos, estupros, e assédios morais... Me desculpe, seu conceito de cristianismo foge de tudo o que o Cristo ensinava ... CONFIRA O MAPA DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES [2015] DANDO CLIQUE AQUI



"[...] Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-Lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.” Lucas 17 (11-19).

"Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Pois tive fome, e me destes de comer, tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; preso e fostes ver-me. Então perguntarão os justos: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quanto te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou preso e fomos ver-te? Ao que lhes responderá o Rei: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeram." Mateus 25 (34-46).

Havia dois grupos de pessoas que seguiam JESUS, o Cristo....

PRIMEIRO, era o grupo das multidões que corriam atrás de Jesus não para ouvir ou entenderem o que JESUS pregava em suas falas, estavam interessados em MILAGRES, apenas isso, tocar a túnica dele, ou a sombra, enfim, receber um milagre .... Bom lembrar que foi essa gente que entregou, que pediu a morte de Jesus. Não suportavam os ensinamentos revolucionários de vida que Jesus pregava. Amar ao próximo era uma mensagem muito dura tanto quanto aceitar que Ele era o verdadeiro Filho de Deus.

SEGUNDO, era um pequeno grupo que com os discípulos não estavam atrás de receberem milagres, mas queriam entender O PORQUÊ DOS MILAGRES feitos por Jesus. Queriam entender suas mensagens e segui-lo até às últimas consequências.

O PRIMEIRO GRUPO, É COMPOSTO DA MAIORIA QUE LOTA AS IGREJAS HOJE, correm atrás de pastores e padres, ou ainda de médiuns, curandeiros, que prometem milagres e mais milagres, curas e mais curas. É o mesmo grupo para quem de Jesus só querem MILAGRES, no máximo fazer louvação, sentir-se bem consigo mesmos. O que menos importa são as dores do próximo, pelas quais Jesus estava disposto a dar as próprias dores.Nesse grupo estão aqueles que estão mais preocupados com seus pecadinhos, com suas vidinhas, que em relação ao próximo no máximo são capazes de darem "esmolas" e nada mais. E isso, se contar um pontinho para eles entrarem no céu. Sim, porque para esses o céu é uma conquista meritória.

O SEGUNDO GRUPO encontramos com mais dificuldades. São anônimos praticamente. Vivem nas lutas do cotidiano dando suas vidas por amor ao próximo, dando continuidade a missão de Jesus. São capazes de terem COMPAIXÃO do próximo. Condenam os OPRESSORES  e lutam por meio de organizações sociais contra a ideologia dos opressores que aliena e mata na miséria, na pobreza, milhões de irmãos todos os dias no mundo. Para eles não interessa se não tem milagres, o que interessa é viver como Jesus viveu e se preciso for, dar a própria vida pelo próximo. Não aceitam viver à sombra do OPRESSOR e lutam pela libertação dos OPRIMIDOS, numa clara opção preferencial pelos pobres, igualzinha àquela feita por Jesus, o Cristo, o Mestre !!!

Observação: As reflexões são minhas. Ninguém está obrigado nem a acreditar e muito menos a concordar com elas.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

100% CONTRA A PEC 241 DOS GOLPISTAS E DO FMI ...



EU SOU 100% CONTRA A PEC 241 PORQUE ELA É INCONSTITUCIONAL DE ACORDO COM MP E PGR. PORQUE ELA É NOCIVA PARA O POVO. PORQUE ELA DETONA A SAÚDE E EDUCAÇÃO PÚBLICAS. PORQUE ELA, A PEC, SÓ NÃO CONGELA NESSES 20 ANOS A CORRUPÇÃO DELES MESMOS...

PENSAR NÃO FAZ MAL A NINGUÉM ...



SÓ PARA PENSAR ...
QUEM JÁ NÃO OUVIU UM COXINHA POR AÍ, ELES TÊM ALGO EM COMUM, OS "ARGUMENTOS" SÃO DO TAMANHO DO CÉREBRO DELES, TAMANHO DE CÉREBRO DE GALINHA: Dilma é guerrilheira, Dilma é ladra, Lula é o chefão dos bandidos, Lula na cadeia, PT roubou tanto que deixou o país na miséria, Moro é nosso herói, volta ditadura, esses alunos que ocupam escolas não querem deixar a gente estudar ... estas e outras besteiras. Faça uma contra-argumentação e você verá que os coxinhas não sabem elaborar nenhum outro argumento que não seja aqueles nos quais foram doutrinados pela mídia golpista. Isto é fato! 

A CRISE ECONÔMICA TENDE A APROFUNDAR-SE ... QUEM ESTÁ NO GOVERNO HOJE NÃO SABE GOVERNAR, SÓ SABEM DESTRUIR O QUE LULA E DILMA FIZERAM, SÓ SABEM ENTREGAR NOSSAS RIQUEZAS PARA OS GRINGOS, SÓ VÃO PODER ROUBAR MAIS AINDA DO QUE ROUBAVAM NO GOVERNO DE COALIZÃO DE ANTES DO TEMER GOLPISTA - governo de coalizão é muito para a cabeça de coxinhas, eles não sabem o que é isto, ah tá então tá né kkkkk' só rindo mesmo para encarar esta triste realidade ,,, ENTÃO VEJAMOS O SEGUINTE ENCADEAMENTO LÓGICO DA ECONOMIA DELES, dos golpistas ...

1. Salários dos aposentados tendem a serem achatados,
2. Salários dos trabalhadores em geral tendem a perder ganho real de compra,
3. Salários do funcionalismo público tendem também a ter forte perda de poder aquisitivo ...

Resultado: aqueles que compram no mercado local, no de Paranavaí cidade na qual moro - por exemplo, tendem a comprar menos, então o comércio despede empregados e aí comprarão menos ainda, aí as lojas começam a fechar suas portas porque a maioria não consegue pagar nem mesmo o aluguel... a pobreza cresce, a miséria cresce, e começa a faltar comida no prato de muitas pessoas ...

NÃO COMPRANDO NO COMÉRCIO, as indústrias quebram e demitem e aprofundam o caos ...

O COMÉRCIO DE PARANAVAÍ APOIOU O GOLPE CHEGANDO A FECHAR SUAS PORTAS UM DIA E COLOCANDO SEUS EMPREGADOS PARA IREM ÀS RUAS COM OS COXINHAS ... OS COMERCIANTES DE PARANAVAÍ SÃO COXINHAS COMO A MAIORIA DOS COMERCIANTES DO BRASIL. 

Só no Estado do Rio de Janeiro de junho a Setembro foram fechadas 6000 lojas.

JÁ OS COXINHAS - POBRES DE DIREITA de Paranavaí - PARA PARECEREM RICOS VÃO FAZER COMPRAS EM MARINGÁ, até quando ainda tiverem salários para irem à Maringá ....

Tudo triste né ... Mas também patético ....

Simone de Beauvoir dizia que os opressores só fazem as desgraças que fazem contra o povo porque encontram em meio aos oprimidos - ao povo - cúmplices ...

O TRISTE MESMO É VER ALGUNS ADOLESCENTES AGORA FAZENDO O PAPEL DE CHOCADEIRAS, estão chocando o ovo da serpente: EU SÓ OBSERVO NO FACE UMA QUANTIDADE CONSIDERÁVEL DE JOVENS QUE REPRODUZEM OS BOLSONAROS FACISTAS ... Quem apoia bolsonaro é pobre de direita e com um pé no facismo. Reproduzir o que bolsonaro fala é o pior nível a que pode um ser humano chegar. Isto também é fato!

domingo, 9 de outubro de 2016

O BRASIL REGREDIU E O ÓDIO TOMA CONTA DOS CORAÇÕES E MENTES ...


A mídia, controlada pelos mais ricos e a serviço do governo golpista que se instalou no Brasil,  conseguiu impregnar os corações e mentes de uma grande parte dos brasileiros com o sentimento de um ódio que cega para a realidade. O vídeo conta essa parte triste de nossa história...
 

UM COISA É CERTA: OS GOLPISTA ESTÃO ACORDANDO OS JOVENS ...

A Democracia permite o despertar da consciência política de nossa juventude que começa a se levantar contra esse estado de coisas deploráveis que os golpistas vem implementando em nosso país, como a entrega de nosso petróleo do pré-sal para os gringos: Governo, mídia branca e rica representada pela Globo, especialmente; mas também os/as chamados/as coxinhas da classe média manipulados pela elite dominante. A deplorável e corrupta  bancada evangélica que representa o demônio está imersa nesse estado de coisas, que agora também a juventude começa a rechaçar. Em Curitiba nesse domingo, 09/10, foi às ruas gritar #ForaTemer e contra a MP do Ensino Médio que acaba com o direito das juventudes trabalhadoras receberem formação igual  a dos filhos dos ricos. que retira Filosofia e Sociologia para impedir o povo a pensar. Vejam os vídeos e entenda todo esse impasse pelo qual passa nosso país:

#OcupaTudo no Paraná, estudantes ocupam escolas em Curitiba, Londrina e Maringá, contra a MP do Ensino Médio proposta pelo governo golpista de Temer.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

MINHA OPINIÃO

Sobre a vitória da direita em Paranavaí e no Brasil só tenho um sentimento ... imensa decepção !!!

Um povo que odeia seus direitos sociais conquistados sem qualquer reação, um povo que idolatra ricos, um povo que idolatra Dorias, Bolsonaros, Fardas, Pastores, Corruptos, Frotas... um povo que abre mão de seu petróleo e água, um povo que abre mão da educação e saúde públicas, pior, um povo que abre mão de sua inteligência e se deixa guiar por um canal de televisão... ESTAMOS NOS TEMPOS DO "NON SENSE", DA BARBÁRIE POLÍTICA ???

O povo realmente segue ao matadouro como os bois sem saber para que serve um matadouro...

O pior de tudo é que faz isso com alegria, comemorações, fogos, buzinaços ...

SE SATANÁS EXISTE ELE ESTÁ REINANDO !!!

SE DEUS EXISTE ELE ESTÁ DORMINDO!!!

domingo, 2 de outubro de 2016

EU APENAS OBSERVO ...



ÀS VEZES EU PENSO QUE A MAIORIA DE NOSSO POVO BRASILEIRO NÃO É APENAS DESPOLITIZADO, MAS É IDIOTA MESMO. Como pode em São Paulo o megaempresário Doria estar em primeiro nas pesquisas? Como é que um povo como o da cidade de SP pode esperar que esse sujeito faça alguma coisa pela periferia que mais precisa do estado? Esse sujeito, se eleito, vai simplesmente vender São Paulo a preço de bananas. Acreditar em Doria é o mesmo que acreditar que as raposas comem maçãs ...


VIVA AO POVO BRASILEIRO 
Um povo de mente brilhante ...
Conseguiu acabar com a corrupção. 
Tirou a Dilma da presidência, vai prender o Lula mesmo sem provas, vai destruir o PT - o partido comunista.Tá certo! Foi a Dilma, o Lula e o PT que criaram a corrupção... Nunca antes na história houve corrupção no Brasil !!!

VIVA AO POVO BRASILEIRO
Conseguiu o fim do Ensino Médio para filhos de trabalhadores que estudam em escolas públicas. Por que será que nas escolas particulares o ensino médio continuará igualzinho ao que está hoje?
Só mesmo um burro para achar que a proposta do golpista será coisa boa ...


VIVA AO POVO BRASILEIRO
Conseguiu o fim do PROUNI, FIES, Ciências sem Fronteiras, PROUNI

VIVA AO POVO BRASILEIRO
Conseguiu que o FMI determine que nosso salário está alto demais e então vamos ter menos aumento do que a inflação no próximo ano.

VIVA AO POVO BRASILEIRO
Conseguiu 12 milhões de desempregados em Setembro.


VIVA AO POVO BRASILEIRO
Conseguiu que nos aposentemos aos 70 anos de idade ou aos 50 anos de contribuição.

VIVA AO POVO BRASILEIRO
Conseguiu devolver o Brasil ao FMI
Fundo Monetário Internacional

APENAS UM POVO SEM MEMÓRIA DIGITA 45, 11, 15 ...  NAS URNAS !!!