ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

sábado, 27 de setembro de 2014

FILÓSOFA BRASILEIRA E TEÓLOGO BRASILEIRO DECLARAM VOTOS EM DILMA, 13 POR UM BRASIL MAIS JUSTO E EQUITATIVO PARA SEU POVO!

O FAMOSO TEÓLOGO, Leonardo BOFF, DIZ EM DISCURSO PARA INTELECTUAIS E ARTISTAS, PORQUE VOTA 13, DILMA . [PARA QUEM SE INTERESSAR, AQUI TEM UMA BIOGRAFIA RESUMIDA DO INTELECTUAL BOFF: http://www.leonardoboff.com/site/bio/biografia.htm]

Quando eu, ainda, era universitário em Curitiba, em fins da década de 80 e início da década de 90, tive a graça de assistir muitas conferências pregadas pelo Teólogo Boff, na época, um dos maiores expoentes da teoria e espiritualidade "Teologia da Libertação". 

Ele era frade franciscano da Igreja Católica, Boff era perseguido dia e noite pelos bispos conservadores e pelo Papa, tentando calá-lo em suas pregações a favor dos mais pobres e por uma Igreja que realmente pudesse pregar o amor gratuito, sem poderes dos homens - disputa hierarquica, mais de Deus, mais igualitária nas relações de gênero, menos excludente, mais amor e menos teologia da retribuição, uma igreja mais pobre de fato e que tivesse a coragem profética de lutar por mais vida ao lado dos pobres denunciando o egoísmo dos mais ricos e exigindo a redistribuição dos bens econômicos e morais/culturais. Essa Igreja dos sonhos de Jesus Cristo e de Boff e de tantos outros santos, nunca se concretizou. Mas muitos cristãos católicos ou não, ou nem mesmo cristãos, vivem isso por ideal em suas vidas concretas no dia a dia... Boff continua fiel...

A Igreja dos sonhos de Jesus Cristo, de Boff e de todos os verdadeiros cristãos, aqueles que vivem os ensinamentos do Cristo de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, exercendo a caridade e a profecia, ainda está distante do sonho, mas continua uma utopia viva vivenciada por muitos/as. A exceção não é a regra geral infelizmente. 

Ao contrário. A Igreja hoje, católica e outras representantes do cristianismo - outras denominações que se autodeclaram cristãs, continuam reverenciando, quando não adorando, o dinheiro, o poder; continuam alimentando uma indústria do milagre que mata a gratuidade do amor que tem que ter entre Deus e os Homens entre os Homens e os seus semelhantes; moralmente fundamentalistas entendem-se como a parcela de santos/perfeitos ao ponto de condenar os que não se encaixam em seus raciocínios reducionistas. Uma Igreja que nitidamente tem lado concreto, pois suas ações estão distantes de suas palavras, é do lado do ricos.

Para ficar próximo da mesa de Boff e ouvi-lo atentamente acompanhando seus gestos, me lembro que eu chegava até com 3 horas de antecedência ao local. Onde quer que Boff palestrasse ficava completamente tomado pela plateia, era até impossível movimentar-se pelos locais. 

Boff era apaixonante não apenas pelas sábias palavras que proferia, mas pelo jeito que ele expressava as mensagens de Jesus cristo e pelo testemunho de vida que o próprio Boff nos oferecia, ao defender a democracia, ao defender a dignidade e os direitos dos mais pobres, ao denunciar as causas da pobreza. Ao ser intransigente em defesa dos Direitos Humanos. Com Boff, não tínhamos palavras jogadas ao vento, ao contrário, tínhamos palavras que eram capazes de dobrar nossas mentes e corações ao amor do próximo tal qual ensinara e vivenciara Jesus. 

Hoje quando me deparei no Youtube com esse discurso de Leonardo Boff, me vieram essas boas lembranças que marcaram e muito meu senso social, meu amor pelo povo brasileiro. 

Nesse momento crucial de nossa história, no qual temos que decidir entre continuar a nossa "boa história" ou voltar à velha história escrita pelos mais ricos e, que, Marina e Aécio tão bem representam; fico muito feliz ao saber que Boff, ontem e hoje, continua o mesmo homem que admirei e continuo a admirar. Sua fidelidade a Jesus Cristo e ao amor ao próximo, expressado em seu voto na Dilma, é daqueles sinais da presença do REINO em nosso meio, que jamais nos deixam enganar pelas forças do maligno. 

E para quem tem dúvidas. Eu creio em Deus, eu Creio no Homem. Eu creio nos Direitos Humanos. Eu creio em meu próximo como merecedor de dignidade e direitos sociais, políticos, econômicos, culturais... NÃO CREIO EM IGREJA, sou sem religião, CREIO EM DEUS. DEUS NÃO É UMA IDEIA, EU VIVO DEUS E DEUS VIVE EM MIM E NÓS VIVEMOS NA HUMANIDADE. É ISSO QUE ME INSPIRA DIA A DIA A CONTINUAR ACREDITANDO EM UM FUTURO DE JUSTIÇA E EQUIDADE. E ISSO BASTA!!!

Texto escrito por: łuc¡σ łσpεร

São de arrepiar as palavras desse sábio senhor intelectual... "Queremos um Brasil diferente daquele que herdamos. OS BENS DO REINO QUE SIGNIFICAM: JUSTIÇA SOCIAL, RESPEITO À DIGNIDADE E DIREITOS DE TODAS AS PESSOAS; QUE SIGNIFICAM IGUALDADE PARA TODOS." xxx SEREMOS CONFRONTADOS UM DIA, NO "ENTARDECER DA VIDA" COM AQUELE QUE É MAIOR QUE NOSSA CONSCIÊNCIA, E ELE PERGUNTARÁ: DE QUE LADO VOCÊ ESTAVA? A quem você sempre defendeu? 

Você defendeu as vítimas de um processo econômico e social feroz que trata os trabalhadores como objetos descartáveis? Ou você ficou do lado daqueles que viviam sacrificando os trabalhadores? 

Nós seremos confrontados com uma outra pergunta: Quem você escolheu para caminhar com você na vida? Você escolheu esses condenados da terra, ou você escolheu os patrões que os fizeram condenados e escravos?

 


filoparanavai 2014

Nenhum comentário: