ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

sábado, 10 de maio de 2014

SIGNIFICADOS DA BANDEIRA ARCO-ÍRIS OU RAINBOW FLAG



Símbolo mundial do Movimento LGBT



A bandeira lgbt é o símbolo do orgulho, do reconhecimento e da cultura lgbt a nível mundial. Desenhada pelo artista plástico Gilbert Baker, em 1977, a bandeira lgbt é composta por listas horizontais de seis cores diferentes (roxo azul, verde, amarelo, laranja e vermelho), semelhantes à do arco-íris. Estas cores representam a diversidade humana. 

A bandeira do arco-íris tornou-se o símbolo mais usado e reconhecidos do movimento do orgulho gay. Os arco-íris tem sido usado desde épocas passadas em todas as culturas: grega, africana, americana e celtas, para nomear somente algumas. 

A bandeira do arco-íris foi desenvolvida em San Francisco , pelo artista Gilbert Baker, em 1978. Havia uma necessidade de existir um símbolo gay que pudesse ser usado todos os anos na “Parada do Orgulho Gay e Lésbico de San Francisco” . Baker inspirou-se em muitas fontes, do movimento dos hippies ao movimento, e criou inicialmente uma bandeira com oito faixas. 

Cor sempre foi algo importante na história do movimento gay. Na Inglaterra Vitoriana , por exemplo, a homossexualidade era simbolizada com a cor verde , o roxo tornou-se popular nos 1960, o rosa do “triângulo rosa” tornou-se popular. Com as cores da bandeira gay não foi diferente. Baker explicou que cada cor aborda aspecto diferente da vida gay e lésbica.

Baker e outros trinta voluntários confeccionaram grandes bandeiras para a parada de 1978. Entretanto, quando Baker fez o design da bandeira para “San Francisco Flag Co.” para as bandeiras que seriam usadas em 1979 parada, teve que remover o rosa pois essa cor não estava comercialmente disponível para produção em massa e a bandeira foi produzida com apenas sete listras. 

Naquele mesmo ano, quando o primeiro supervisor abertamente homossexual da cidade, Harvey Milk foi assassinado, o comitê da parada do orgulho 1979 encontrou na bandeira de Baker o símbolo perfeito para que a toda a comunidade gay pudesse protestar contra aquela tragédia. O comitê eliminou o índigo para poder dividir as cores ao longo da rota da parada: vermelho, laranja, e amarelo em um lado da rua; verde, azul, e roxo no outro. (esta versão está em conformidade com a tradicional teoria das cores: três cores primárias e três cores secundárias). Assim, nasceu a bandeira de seis cores que foi carregada e mostrad durante a parada do orgulho 1979, e que está sendo usada até hoje. 
 
São Paulo - Brasil

A bandeira espalhou-se como fogo através do país. Foi reconhecida oficialmente pelo International Congress of Flag Makers. Em 1989 a bandeira foi reconhecida internacionalmente quando um morador de West Hollywood, John Stout processou os síndicos depois que eles tentaram proibi-lo de pendurar a bandeira na sacada de seu apartamento. Na parada de Nova Iorque em 1994, uma gigantesca bandeira longa do arco- foi carregada por quase 10.000 voluntários.

Inicialmente a bandeira lgbt tinha oito cores, as seis que atualmente formam a bandeira lgbt e mais duas, o rosa e o turquesa. A cada cor é atribuído um significado especifico e com o objetivo de definir a cultura, os interesses e todo o movimento LGBT:  


ROXO – Significa o espírito, o desejo de vontade e a força. 
AZUL – Significa as artes e o amor pelo artístico. 
VERDE – Simboliza a natureza e o amor pela mesma. 
AMARELO – Simboliza o sol, a luz e a claridade da vida. 
LARANJA – Simboliza a cura e o poder. 
VERMELHO – Significa o fogo, a vivacidade.


Cores antigas: 
ROSA – Simboliza o sexo e o prazer carnal. 
TURQUESA – Simboliza a harmonia e a pacificação. 

A bandeira já é um ícone de toda a cultura lgbt e está presente nos mais variados eventos, festas e organizações de temática lésbica, gay, bissexual e transgênera. Para além da representação da cultura lgbt e dos seus direitos esta bandeira representa também a paz, sendo usava na segunda guerra mundial como símbolo da esperança numa nova era. 

Fonte: http://www.lgbt.pt/
 
 
 
CARTILHA NOTA 10,0 PRODUZIDA PELO GOVERNO DO MARANHÃO SOBRE O TEMA
ACESSE DANDO CLIQUE NO ENDEREÇO SEGUINTE:


filoparanavai 2014

Nenhum comentário: