sexta-feira, 25 de abril de 2014

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, tema de redação e debate

Contador de visitas

DICAS DE SITES
PARA DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS
CONTEÚDOS ORIENTADOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

ATENÇÃO, LEITURAS OBRIGATÓRIAS, 
BAIXE ESSES ARQUIVOS EM SEU COMPUTADOR:
[Quando tiver opções, escolha um dos formatos de sua preferência]


1. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988  [FORMATO PDF]

2. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988 [FORMATO DOC]

3. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988 [FORMATO HTML]

4. Declaração universal dos Direitos Humanos - 1948 [FORMATO PDF]

5. Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948 [FORMATO HTML]
 
VÍDEOS SOBRE DIREITOS HUMANOS


6. A REDAÇÃO NO ENEM - Guia do Participante [guia_participante_redacao_enem_2013.pdf]






PARA ACESSAR OUTROS TEMAS

PENA DE MORTE, TRÁFICO HUMANO, LEGALIZAÇÃO DA MACONHA, COMISSÃO DA VERDADE, DE CLIQUE AQUI

TEMA: Maus Tratos a Animais
De Clique Aqui

TEMA: Copa do Mundo 2014
De Clique Aqui

TEMA: Bullying
De Clique Aqui

TEMA: Redução da Maioridade Penal
De Clique Aqui

TEMA: Saúde
De Clique Aqui

TEMA: Racismo
De Clique Aqui
 



Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. [Nelson Mandela] 

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? 
[Mahatma Gandhi] 



O Estado Brasileiro é laico. Isso significa que ele não deve ter, e não tem religião. Tem, sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5o, inciso VI, da Constituição: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença,sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual somos signatários. 

A pluralidade, construída por várias raças, culturas, religiões, permite que todos sejam iguais, cada um com suas diferenças. É o que faz do Brasil, Brasil.Certamente, deveríamos, pela diversidade de nossa origem, pela convivência entre os diferentes, servir de exemplo para o mundo.No Brasil de hoje, a intolerância religiosa não produz guerras, nem matanças.Entretanto, muitas vezes, o preconceito existe e se manifesta pela humilhação imposta àquele que é “diferente”. Outras vezes o preconceito se manifesta pela violência. 

No momento em que alguém é humilhado,discriminado, agredido devido à sua cor ou à sua crença, ele tem seus direitos constitucionais, seus direitos humanos violados; este alguém é vítima de um crime – e o Código Penal Brasileiro prevê punição para os criminosos. Invadir terreiros de umbanda e candomblé, que, além de locais sagrados de culto, são também guardiães da memória de povos arrancados da África e escravizados no Brasil; desrespeitar a espiritualidade dos povos indígenas, ou tentar impor a eles a visão de que sua religião é falsa; agredir os ciganos devido à sua etnia ou crença, mesmo motivo que os levou ao qua se extermínio na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial: tudo isto é intolerância, é discriminação contra religiões. É o contrário do que pretende o Programa Nacional dos Direitos Humanos. 

O Programa Nacional dos Direitos Humanos pretende incentivar o diálogo entre os movimentos religiosos, para a construção de uma sociedade verdadeiramente pluralista, com base no reconhecimento e no respeito às diferenças. 

 BAIXE NO LINK SEGUINTE, NA ÍNTEGRA, A cartilha EM FORMATO PDF, Diversidade Religiosa e Direitos Humanos [http://www.dhnet.org.br/

Intolerância Religiosa

A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.

As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais e melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa.

O Brasil é um país de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões. Desta forma, há uma separação entre Estado e Igreja; o que, teoricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dogmas religiosos. Além de separar governo de religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada.

É importante salientar que a crítica religiosa não é igual à intolerância religiosa. Os direitos de criticar dogmas e encaminhamentos de uma religião são assegurados pelas liberdades de opinião e expressão. Todavia, isso deve ser feito de forma que não haja desrespeito e ódio ao grupo religioso a que é direcionada a crítica. Como há muita influência religiosa na vida político-social brasileira, as críticas às religiões são comuns. Essas críticas são essenciais ao exercício de debate democrático e devem ser respeitadas em seus devidos termos. 


Mapa da Intolerância Religiosa - Violação ao Direito de Culto no Brasil - PARA AUMENTAR IMAGEM E FACILITAR LEITURA DE CLIQUE NAS IMAGENS DO CADERNO VIRTUAL [PARA LER O MAPA DE CLIQUE AQUI: http://www.youblisher.com/

ESTADO LAICO E RELIGIÃO NA ESCOLA
 INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL
OS ATEUS MERECEM NO ESTADO LAICO O MESMO RESPEITO QUE OS CRENTES – 
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O ATEÍSMO




DISCRIMINAÇÃO DE CRENÇA: 
ATEUS PRATICAM O MAL, 
CRENTES PRATICAM O BEM
 
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE RELIGIÃO [CRISTINIANISMO NO BRASIL]
 COMO AS RELIGIÕES SE VEEM ENTRE SI?
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O CANDOMBLÉ
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O ISLAMISMO
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O JUDAÍSMO
 CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O BUDISMO
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O HINDUÍSMO

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SIKHISMO
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O ESPIRITISMO

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O RASTAFARI

filoparanavai 2014

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...