ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

sábado, 18 de janeiro de 2014

ARQUIVOS DE FILOSOFIA POLÍTICA....




CONFIRA NOVOS TEXTOS DE FILOSOFIA POLÍTICA

O ensino e a construção da cidadania: concepções e métodos na perspectiva gramsciana.


 Texto 1 
 Noção de cidadania na antiguidade clássica: Gregos.


 Comumente o conceito cidadania remonta ao mundo grego e é para lá que faremos nossa primeira parada. Antes das formas mais organizadas de sociedade havia entre os gregos a organização familiar numerosa onde cada uma tinha suas divindades e deuses domésticos. Esse tipo de religião doméstica mantinha isolado as demais famílias que aos poucos, em razão dos casamentos, elas se uniam em torno de um deus comum e superior ao doméstico.



Texto 2 
                     O que seria uma "práxis cidadã" em Aristóteles?

 A tríade aristotélica - Cidadania, Virtude e Felicidade -, e de acordo com o mesmo filósofo, reside no sentido prático onde o dever e a ação configura ao que podemos denominar de verdadeira cidadania. Assim, ser cidadão em geral, significa ser um indivíduo ativo e participante da coisa pública, inclusive nos com cargos públicos, ou seja, de algum modo ou medida, participar do poder público, portanto, uma cidadania mais real e menos formal. (A POLÍTICA, p.58)



Texto 3 
                    O que é práxis cidadã em Antonio Gramsci? 

 Gramsci utilizou constantemente os conceitos de intelectual tradicional e intelectual orgânico para diferenciar seus papeis na permanência e constituição das hegemonias. O intelectual é para Gramsci aquele que desenvolve funções culturais de ligação entre as administrações políticas com o conjunto da população. Assim toda aglutinação em torno de um processo econômico necessita de intelecutais para fixar seus projetos específicos para a sociedade.




Filoparanavaí 2014

Nenhum comentário: