ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

sábado, 15 de junho de 2013

AS VADIAS REIVINDICAM a liberdade feminina e o direito das mulheres se vestirem da forma como quiserem sem ser vítimas de violência ou moralismo



MAIO FOI O MÊS DAS VADIAS ESSA É A MAIOR VERDADE E NÃO AQUELA DAS PÁGINAS DA BÍBLIA: "Não vim da sua costela; você que veio do meu útero". 

Nos dias 26 e 27 de maio várias cidades do Brasil foram palco da segunda edição das manifestações conhecidas como Marcha das Vadias. 


Reivindicando a liberdade feminina e o direito das mulheres se vestirem da forma como quiserem sem ser vítimas de violência ou moralismo, milhares de mulheres, mas também homens héteros, gays, travestis e mesmo membros de grupos como bikers, skatistas, skinheads, punks e anarquistas tomaram as ruas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza e Belém – além de outras cidades – para protestar contra a homofobia e em defesa do feminismo, ou seja, em defesa da igualdade. 

A Marcha das Vadias tem origem no Canadá, quando em 3 de abril de 2011, em Toronto, milhares de mulheres protestaram contra as declarações do policial Michael Sanguinetti logo após uma série de casos de abuso sexual na cidade, afirmando que as mulheres não deveriam se vestir como vadias para não serem vítimas de estupro. 

Desde então, protestos semelhantes se espalharam pelo mundo, com mulheres vestindo roupas curtas, ou mesmo seminuas e afirmando que não é por isso que gostariam ou deram permissão para serem estupradas ou abusadas. 

Filoparanavai 2013

Nenhum comentário: