http://filoparanavai.blogspot.com.br/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PRÊMIO DEFENSORES DA DEMOCRACIA 2011: CONFLITO, POLITIZAÇÃO, DIREITOS, DEVERES, LIBERDADE, AUTONOMIA, RESPEITO, DIFERENÇA, IGUALDADE, CIDADANIA...

CUT homenageia defensores da democracia e da liberdade
publicado em FILOPARANAVAÍ 08/12/2011 10h03

A CUT anunciou no início deste mês os nomes de Maria da Penha, Rosalina Santa Cruz, Frei Beto, D. Pedro Casaldáliga e o MST como os vencedores do 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre . O ex-presidente luiz Inácio Lula da Silva vai ser homenageado como “Personalidade de Destaque na Luta por Democracia e Liberdade”. O prêmio foi instituído para homenagear personalidades e entidades que lutaram pela redemocratização do Brasil durante a ditadura militar de 1964-85 e também as que lutam para aperfeiçoar o regime democrático brasileiro, defendendo o exercício da liberdade.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 13 de dezembro, às 19h30, no TUCA (Teatro da Universidade Católica), em São Paulo. Os premiados receberão o troféu símbolo do prêmio, criado pelo artista plástico Elifas Andreato.

Os homenageados do 1º Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre:





Rosalina de Santa Cruz - Personalidade de destaque na luta pela Redemocratização do Brasil. Assistente Social e professora doutora da Faculdade de Serviço Social da PUC/SP. Feminista, atuou desde a década de 1970 no Movimento de Mulheres. Foi uma das editoras do Jornal Brasil Mulher. Foi presa política no período da ditadura militar e seu irmão, Fernando, é um dos desaparecidos políticos daquela época. Ela integrou a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Depois, engajou-se na luta pela Anistia, sendo uma das ativistas do Comitê Brasileiro pela Anistia. Participou das lutas em defesa da LOAS (Lei da Assistência Social) e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Frei Betto - Personalidade de destaque na luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos. Frei dominicano e autor de 54 livros editados no Brasil e no exterior, Frei Betto é militante de movimentos sociais pelos direitos humanos na América Latina. Foi preso político da ditadura militar. Foi assessor especial do presidente Lula e coordenador da Mobilização Social do Programa Fome Zero. Foi coordenador da Anampos (Articulação Nacional dos Movimentos Populares e Sindicais) e participou da fundação da CUT e da Central de Movimentos Populares. Assessorou o MST, Comunidades Eclesiais de Base e Pastoral Operária do ABC, entre outras organizações. É membro do conselho consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo.Nos últimos anos, recebeu 15 prêmios no Brasil e no exterior por sua luta incansável em prol dos Direitos Humanos.

Maria da Penha - Personalidade de destaque na luta por Democracia e Direitos dos Trabalhadores. A cearense Maria da Penha é Farmacêutica e símbolo do combate à violência doméstica no Brasil. Em 1983, foi vítima de violência doméstica por parte de seu marido, que lhe desferiu um tiro nas costas enquanto dormia, deixando-a paraplégica. Lutou por justiça por quase 20 anos e, não obtendo resposta, denunciou o Brasil na Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Isso resultou na condenação internacional do nosso país. Como decorrência de sua luta, foi criada a lei 11.340/06 - Lei Maria da Penha - de punição à violência contra a mulher, em vigor desde 2006.

Dom Pedro Casaldáliga - Personalidade de destaque na luta por Democracia e Justiça no Campo. Espanhol radicado no Brasil desde 1968, Dom Pedro Casaldáliga é bispo emérito de São Félix do Araguaia (Mato Grosso). Por sua postura em defesa dos direitos humanos, foi alvo de perseguição pela ditadura militar e recebeu inúmeras ameaças de morte, por apoiar trabalhadores rurais e a luta pela reforma agrária. O bispo também é um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

MST – Instituição de destaque na luta por Democracia e Liberdade. O Movimento dos Sem Terra foi criado em 1984, com o objetivo de intensificar a luta pela reforma agrária no Brasil e buscar a justiça no campo. O Movimento pretende que o país adote medidas contra a concentração fundiária, garantindo a inclusão social dos trabalhadores no campo.

Luiz Inácio Lula da Silva – Personalidade de destaque na luta por Democracia e Liberdade. Referência para os movimentos sindical e social, Lula é uma das mais importantes referências para a história recente do Brasil. Líder metalúrgico, na década de 1970 esteve à frente das greves que desafiaram o regime militar no ABC paulista e que mudaram o sindicalismo no país. Fundou o Partido dos Trabalhadores e foi um dos principais articuladores para a fundação da Central Única dos Trabalhadores. Foi eleito deputado Constituinte em 1986. Elegeu-se presidente da República em 2002, cargo para o qual foi reeleito em 2006. Em seus oito anos de mandato, promoveu profundas mudanças no Brasil, conciliando o desenvolvimento econômico com o social, que tirou milhões de cidadãos da condição da miséria. Hoje Lula é referência mundial em programas sociais, como o de combate à fome e à miséria, e carrega a marca de ter sido o presidente com maior aprovação da história do país.


LEIA MAIS E CONHEÇA O SITE DA
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO,recomendo: ótimos artigos em várias áreas do conhecimento.
[http://www.fpabramo.org.br/noticias/cut-homenageia-defensores-da-democracia-e-da-liberdade]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...